Connect with us

Cuiabá

Prefeitura realiza programação especial com foco na proteção de direitos e prevenção de violência contra os idosos

Publicado

em

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, promoveu uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, nas quatro unidades Centros de Convivência para Idosos (CCI). Dentre as atividades realizadas, destacam-se palestras focadas na proteção e defesa dos direitos dos idosos atendidos.

O delegado Marcos Veloso, da Delegacia Especializada da Pessoa Idosa, conduziu uma roda de conversa interativa no CCI João Guerreiro. No salão principal do Centro de Convivência, localizado na região do Coxipó, ele orientou os idosos sobre como prevenir golpes e reconhecer propostas abusivas, além de ressaltar a importância de denunciar qualquer forma de violência, que pode ser feita de forma anônima pelos números 100 ou 197.

Dona Iracilda Medeiros, de 76 anos, expressou sua gratidão pela presença do delegado, afirmando que, a partir de agora, tomará mais cuidado ao receber mensagens ou ligações com propostas tentadoras. “Muitas vezes deixamos passar despercebido e, quando percebemos, já caímos no golpe. Estou muito agradecida. A palestra foi bastante informativa”, disse ela.

O delegado Marcos Veloso alertou que, frequentemente, a violência contra idosos ocorre dentro do próprio lar, perpetrada por familiares, especialmente pelos filhos. “Os crimes contra a pessoa idosa, previstos tanto no Estatuto do Idoso quanto no Código Penal, muitas vezes não são visíveis, pois ocorrem no âmbito familiar, longe dos olhos do Estado. É uma questão social que requer atenção urgente”, destacou.

“Nossos idosos não são inservíveis, mas sim detentores de grande sabedoria e experiências. É nossa responsabilidade zelar por sua segurança e bem-estar. Os idosos carregam histórias, lutas e conquistas que não podem ser ignoradas”, acrescentou.
A gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Jenail Almeida, responsável pelas ações nos centros de convivência, enfatizou a relevância de iniciativas como essa para promover a inclusão social e o bem-estar da população idosa. Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos de forma clara e simples. Sabemos que muitos idosos enfrentam dificuldades para obter essas informações, por isso estamos aqui para orientá-los.”

O município de Cuiabá oferece quatro unidades dedicadas ao atendimento de pessoas idosas: os Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s) Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira. Nesses centros, os idosos têm acesso a uma ampla programação que promove uma melhor qualidade de vida. Além disso, os CCI’s servem como pontos de referência para assistência relacionada aos benefícios disponíveis. Atualmente, a rede, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, conta com 1.217 idosos cadastrados.

As atividades oferecidas nas unidades de atendimento incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais, entre outras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora