Policiais militares do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) recuperaram, na noite desta quinta-feira (31.10), uma caminhonete Toyota Hilux com registro de furto. Um homem, de 33 anos, foi preso por receptação e adulteração no bairro Pedregal, em Cuiabá.
Conforme o boletim de ocorrência, o veículo foi furtado no dia 25 de outubro, no bairro Santa Marta, próximo a Avenida Miguel Sutil.
A vítima relatou que estacionou o carro para participar de um culto e, quando retornou, o veículo havia desaparecido. Além do veículo, ela também teve pertences pessoais levados.
Já na noite desta quinta, os militares da Rotam, durante patrulhamento tático pela Avenida Miguel Sutil, receberam informações de outras unidades e do Setor de Inteligência de que o veículo furtado estaria com uma placa adulterada e percorrendo diversos pontos da Capital até ser visto, pela última vez, no bairro Pedregal.
Após monitoramento do veículo, os militares se deslocaram até o bairro, identificaram o veículo e algumas pessoas sentadas em uma praça, entre elas o suspeito. Durante a abordagem, os policiais flagraram-no com as chaves do carro.
À PM, o homem alegou que havia adquirido o veículo há dois dias, por um terceiro, pelo valor de R$ 125 mil. Durante busca veicular, foram identificados sinais de adulteração das placas, chassi e no número de identificação dos vidros. O suspeito e o veículo recuperado foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
A Delegacia de Apiacás deflagrou, nesta sexta-feira (01.11), a Operação Top Gun – Maverick para cumprir sete mandados de prisões preventivas contra mandantes e executores de dois homicídios ocorridos neste ano, no município.
Os homicídios foram registrados nos meses de julho e setembro. Parte dos mandados da operação foi cumprida em unidades prisionais do Estado, onde os alvos já estavam detidos por outros crimes. Outros foram presos nas cidades de Tabaporã e Apiacás.
O principal alvo, que dá nome à operação, foi preso na cidade de Tabaporã. Na mesma cidade, também foram cumpridas outras duas prisões, todas relacionadas à execução de Joele Pereira dos Santos, de 34 anos, ocorrida em setembro.
Outro investigado pela morte de Joele dos Santos foi preso na cidade de Apiacás. Com ele, foram apreendidas porções de entorpecentes. Por isso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Foram apreendidas porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão.
Já os mandantes do homicídio de Cristian de Paula da Silva, de 18 anos, assassinado em julho, tiveram as prisões cumpridas em Cuiabá. Eles já estão detidos por crimes anteriores. Um mandado foi cumprido na Penitenciária Central do Estado, e outro na Penitenciária Ana Maria do Couto May. Outro envolvido no homicídio do jovem teve o mandado cumprido na cadeia pública de Alta Floresta.
A Operação Top Gun contou com a participação e apoio da Delegacia de Tabaporã, e da Gerência de Polinter e Capturas no cumprimento dos mandados de prisão.
Vítimas
Cristian de Paula da Silva, de 18 anos, foi morto em julho deste ano. O corpo foi encontrado às margens da estrada Santa Rosa, após diligências realizadas no dia 5 de julho para localizar a vítima.
As diligências iniciaram depois do registro de desaparecimento. A Polícia Civil descobriu que ele estava sendo mantido em um sítio da cidade, onde foi vítima de salve de membros da facção criminosa. Um casal foi detido na ocasião, flagrados com as roupas sujas de sangue. Ambos confessaram que haviam acabado de matar Cristian e revelaram onde esconderam o corpo.
No sítio, foram apreendidos a faca utilizada para matar a vítima e dois tabletes de maconha.
O corpo de Joele Pereira dos Santos foi encontrado, no dia 12 de setembro deste ano, em uma estrada na zona rural de Apiacás. Ela estava desaparecida desde o dia 9 do mesmo mês, após sair de casa e seus familiares não conseguirem mais contato. A Delegacia de Apiacás foi acionada depois de um morador encontrar o corpo da vítima quando passava pela estrada.