Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, realizam a entrega do ‘Prêmio de Modernização no Serviço Público e Servidor Eficiente’

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou na manhã desta quinta-feira (31) a cerimônia de entrega do Prêmio de Modernização no Serviço Público e Servidor Eficiente. O evento aconteceu na Praça Alencastro. A primeira-dama do município, Márcia Pinheiro, também participou da solenidade de premiação, que reconheceu duas categorias: o ‘Servidor Eficiente’, que incluiu servidores indicados por seus gestores, e o ‘Prêmio de Modernização’, em que todos os servidores puderam se inscrever e apresentar seus projetos. A organização foi realizada pela Secretaria Municipal de Gestão.

Conforme o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o objetivo do prêmio é valorizar o servidor público. “É uma emoção muito grande encerrar meu segundo mandato com um evento tão grandioso que celebra a valorização dos servidores. Minha vida tem sido dedicada a Cuiabá, construindo uma parceria e uma relação de respeito com todos os servidores públicos, do mais humilde ao mais graduado. Para mim, não há diferença entre eles; cada um merece reconhecimento, apoio e incentivo. São guerreiros e guerreiras fundamentais para os avanços que nossa cidade tem experimentado. Cuiabá mudou e está mudando, tornando-se uma cidade cada vez melhor, cheia de oportunidades. Estamos entregando uma cidade muito melhor do que aquela que recebemos há quase oito anos. Isso se deve à confiança da população cuiabana, a Deus, à minha família e, especialmente, aos meus parceiros, os servidores públicos, que me ajudaram a transformar nossa cidade”, afirmou o prefeito.

E como principal servidor da sociedade, Pinheiro aproveitou para falar sobre os projetos que foram alcançados com sucesso durante sua gestão. “Conseguimos realizar projetos além do que imaginávamos, como o Contorno Leste, os dois viadutos, dezenas de bairros asfaltados, a universalização do saneamento básico, o fim do lixão e a criação do novo aterro sanitário. A garantia da educação gratuita para todas as crianças da rede municipal e o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que é o maior hospital público do estado, são conquistas concretas que celebramos hoje”, disse o prefeito.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, destacou a importância do envolvimento dos servidores nesse processo. “É muito importante para nossa gestão essa premiação de reconhecimento, um evento marcante para todos nós, especialmente para os servidores que dedicam seu trabalho à nossa cidade. Se pudéssemos, daríamos um carro e um iPhone a cada servidor, pois todos merecem essa valorização. É um momento de celebração, um reconhecimento do comprometimento que os servidores têm em melhorar nossa cidade”, disse Márcia Pinheiro.

Sobre sua atuação, a primeira-dama afirmou ter a sensação de dever cumprido. “Posso afirmar que o dever foi cumprido, mas o compromisso com as mulheres não acaba aqui. Continuaremos lutando por elas, defendendo seus direitos, combatendo a violência doméstica e o feminicídio, além de promover a qualificação e a independência financeira. A gestão pode estar se encerrando, mas o trabalho de empoderar as mulheres de Cuiabá continua firme. A política vai além do mandato; é um compromisso contínuo. Vamos seguir trabalhando por um futuro melhor para todas as mulheres e para a nossa capital”, garantiu.

Para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, “a administração pública é como uma grande engrenagem, e todos são essenciais para que o trabalho funcione de maneira eficaz. Não basta que o prefeito ofereça as melhores diretrizes; é preciso que trabalhemos em equipe para alcançar resultados. Tenho certeza de que muitos secretários gostariam de ter indicado mais servidores de suas pastas, mas enfrentamos algumas limitações, especialmente em relação ao prêmio de modernização. Essa ideia surgiu quando percebi que, assim como eu, os servidores também têm ideias valiosas que podem contribuir para a melhoria da administração pública e aprimorando os serviços”.

Às vezes, mesmo com a acessibilidade dos secretários, os servidores podem não saber como se aproximar e apresentar suas sugestões. Portanto, é fundamental criar um espaço onde eles se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e contribuir para a nossa gestão.

História do Prêmio

Nesta edição, 23 servidores foram indicados para o reconhecimento como Servidor Eficiente. Eles receberam uma homenagem de honra ao mérito, um elogio na ficha funcional e até R$ 3 mil para capacitação. Além disso, participaram de um sorteio, durante a cerimônia, de uma Smart TV de 50 polegadas.

O prêmio foi inicialmente implementado em 2003, mas ficou em desuso por um longo período até ser reativado em 2022. Sua reformulação foi baseada em um estudo detalhado que buscou torná-lo mais relevante e eficiente, não apenas como uma homenagem simbólica, mas como um incentivo à inovação e à melhoria dos serviços prestados à população. O sucesso dessa reativação resultou em um aumento significativo no engajamento, com 64 projetos submetidos para a segunda edição em 2024, quase triplicando o número de inscrições em relação ao ano anterior.

Nesta edição, a premiação foi aprimorada, com a entrega dos seguintes prêmios: um carro zero quilômetro para o primeiro lugar, um iPhone 15 para o segundo e uma viagem de até R$ 5 mil para o terceiro. Além disso, todos os finalistas de cada secretaria, incluindo os três vencedores, receberam um salário adicional correspondente ao seu vencimento.

A vencedora do primeiro prêmio foi a servidora Renata da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apresentou o projeto ‘Práticas Sustentáveis em Unidades de Saúde’. Como estava em viagem, foi representada por sua tia, que recebeu o prêmio com emoção. “Eu vim e falei para ela que traria o carro. Eu creio em Deus. Ela precisava muito desse carro. Renata trabalha no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e é sanitarista, formada em Saúde Coletiva”, comentou a tia de Renata.

O ganhador do segundo prêmio, um iPhone 15 Pro Max, foi Júlio Carlos da Silva, da Secretaria Municipal de Fazenda. “Estou muito feliz e grato pela oportunidade, principalmente pela iniciativa de valorizar o servidor como um dos ativos principais da administração pública. O servidor tem o papel de ser uma alavanca no desenvolvimento da cidade. Esse prêmio vem para coroar, reconhecendo não apenas os servidores que ganharam, mas todos aqueles que apresentaram seus projetos. Espero que essa iniciativa se perpetue nessa valorização do servidor público”, disse Júlio.

O terceiro lugar foi conquistado por Andrielli Rodrigues dos Santos, da Secretaria Municipal de Educação, que apresentou o projeto EcoCuiabá, uma iniciativa inovadora e sustentável.

Vale ressaltar que todos os mais de 13.500 servidores da Prefeitura de Cuiabá tiveram a oportunidade de se inscrever, com um projeto por secretaria sendo selecionado para a fase final. Comissões foram formadas para assegurar que cada órgão fosse representado por um projeto destacado. A cerimônia promete ser um marco na valorização do serviço público em Cuiabá, reafirmando o compromisso da gestão municipal em reconhecer e incentivar a eficiência e a inovação entre os servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora