Policiais militares da 12ª Companhia Independente de Barra do Bugres prenderam em flagrante, na noite desta quarta-feira (30.10), seis pessoas por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo no bairro Maracanã. Na ação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e nove munições.
As equipes realizavam patrulhamento de rotina pela região quando se depararam com um homem, que correu com aproximação dos militares até os fundos de uma residência no bairro. Ele havia recém saído de uma unidade prisional.
Na fuga, o homem dispensou uma arma de fogo que estava na sua cintura. Após ser abordado e detido, os policiais militares identificaram outras cinco pessoas no interior do imóvel e uma criança de apenas 4 anos.
Durante buscas no imóvel, os policiais ainda localizaram um segundo revólver que estava escondido dentro de um balde. Um dos suspeitos alegou que portava a arma para se defender de possível ataque de uma organização criminosa rival.
A criança ficou aos cuidados de uma testemunha, enquanto os suspeitos e o todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
O Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma série de atividades que exploram a ciência e sustentabilidade para toda a família na programação especial, que acontece aos finais de semana de novembro.
Com o tema “Cores e Ritmos”, a agenda no espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) convida o público a explorar formas e cores usando elementos naturais.
Confira a programação:
Sábado (02.11), das 9h às 11h: Oficina Cianotipia
A atividade explora processos fotográficos naturais com o uso de sais de ferro e luz solar para criar imagens em tons de azul.
Durante a oficina, os participantes farão suas próprias impressões usando folhas, flores e pequenos objetos naturais.
A classificação etária é a partir de 14 anos.
Sábado (09.11), das 9h às 11h: Cabelo maluco de dinossauro
Nesta atividade, os participantes irão criar chapéus com materiais coloridos, cartolina e outros adereços que imitam cristas, espinhos e escamas dos dinossauros.
Além de divertida, a prática traz também aprendizados sobre o contexto pré-histórico e paleontológico, conectando a criatividade à educação.
A classificação é livre.
Sábado (16.11), das 8h às 9h: Yoga no jardim do Museu
Em meio à natureza, os participantes terão a oportunidade de se conectar, relaxar e revitalizar mente e corpo em uma sessão de Hatha Yoga.
A prática se concentra em aprimorar o condicionamento físico, fortalecer o corpo e ampliar a flexibilidade.
A atividade tem classificação livre.
Sábado (16.11), das 9h às 11h: Reciclagem criativa
Com a utilização de materiais recicláveis, a oficina propõe o reuso criativo de materiais que iriam parar no lixo.
A atividade inclui também uma conversa sobre o impacto do lixo no meio ambiente e o papel da reciclagem na transformação de resíduos em novos produtos. A classificação é livre.
Domingo (17.11), das 9h às 11h: Quadro criativo com folhas e flores
Nessa atividade, os participantes irão criar um quadro com colagem de materiais recicláveis, folhas e flores.
Com classificação livre, o objetivo da oficina também é promover a conscientização ecológica de forma divertida e educativa.
Sábado (23.11), das 9h às 11: Dança afro
A oficina irá explorar as raízes africanas nas danças latino-americanas, como a salsa, a rumba e o samba.
Envolvendo aprendizagem de passos básicos, a atividade ainda contextualiza historicamente as influências africanas nas culturas latinas, especialmente no Brasil.
A classificação é livre.
Sábado (30.11), das 9h às 11h: Pintando com a natureza
A oficina de pintura utiliza tintas naturais, promovendo a conexão entre a arte e o ambiente.
Na atividade, os participantes entendem ainda a importância de escolher materiais sustentáveis para combinar criatividade com responsabilidade ecológica.
Podem participar pessoas a partir de 10 anos de idade.
Como se inscrever
As inscrições abrem sempre às quartas-feiras anteriores às atividades programadas, a partir das 17h. As vagas são limitadas.
O link de inscrição está disponível na bio do Museu no Instagram (@museuhistorianaturalmt). Clique aqui para acessar.
O Museu
O Museu de História Natural de Mato Grosso conta com acervo de artefatos arqueológicos, paleontológicos e etnográficos, incluindo réplicas em tamanho real de dinossauros que habitaram a região há mais de 70 milhões de anos.
Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).
O Museu é um dos equipamentos culturais da Secel e está sob gestão compartilhada pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Para mais informações, os contatos são o telefone (65) 99686-7701 e o www.instagram.com/museuhistorianaturalmt/