Connect with us

Sorriso

Executivo e Judiciário inauguram Câmara de Conciliação

Publicado

em

Instituição deve promover a solução de conflitos reduzindo a judicialização

Dialogar, ponderar, analisar, buscar soluções sem a necessidade de judicializar. Foi inaugurada na manhã de hoje (quarta-feira – 30 de outubro) a Câmara de Conciliação, Mediação e Acordos no âmbito do Município de Sorriso. Antes disso, uma cerimônia no Fórum precedeu a inauguração.

A unidade, com foco no “é conversando que a gente se entende”, funcionará no mesmo prédio do 1.º Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal em Mato Grosso, na Rua Alta Floresta, n.º 53, Centro, bem pertinho da Prefeitura de Sorriso.

“Estamos trabalhando há um certo tempo para tornar realidade esta Câmara de Mediação, que nasceu a partir de um desafio proposto em uma reunião na sede da OAB, com a presença do juiz Anderson Candiotto, do desembargador Mario Roberto Kono, e hoje, com muita alegria, entregamos esta Câmara de intermediação direta com o cidadão, por isso, quero agradecer todos os envolvidos, nosso Legislativo, nosso Judiciário e fica este legado de mais modernidade, diálogo e rapidez” , comentou o prefeito Ari Lafin.

Para o juiz Anderson Candiotto, que coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a rapidez está entre os maiores benefícios que serão proporcionados pela Conciliação Municipal. “Os conflitos que envolvem a Administração demoram muito e, com essa Câmara, isso muda: os acordos formalizados ali serão homologados em até três dias, e os pagamentos podem ocorrer em até 90 dias”, resumiu o magistrado, destacando que esta é a primeira unidade de Conciliação Municipal de todo o Estado de Mato Grosso.

A cerimônia foi prestigiada pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva; pela diretora do Foro da Comarca de Sorriso, a juíza,Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e pelo o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira.

Outros convidados de honra foram o presidente eleito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, biênio 2025/2026, desembargador José Zuquim Nogueira; o corregedor-geral da Justiça, eleito biênio 2025/2026, desembargador José Luiz Leite Lindote; o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juiz de direito, Anderson Candiotto; o juiz auxiliar da presidente do Tribunal de Justiça, Túlio Duailibi Alves Souza; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juíza de direito, Helicia Vitti Lourenço; a juíza da 5ª Vara Cível, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano; a juíza da 1ª Vara Cível, Paula Saide Biagi Messen Mussi; o juiz da 2ª Vara Cível, Glauber Lingiardi Strachicini; o juiz da 3ª Vara Cível, Valter Fabrício Simioni da Silva; o juiz da Vara Especializada dos Juizados Especiais, Lener Leopoldo da Silva; a promotora de Justiça, Maisa Fidélis Gonçalves Pyrâmides;o defensor titular da 6ª Defensoria Pública de Sorriso, Luiz Augusto Cavalcanti Brandão; a vice-presidente da 17ª Subseção da OAB de Sorriso, Karina Wu; o procurador-Geral do Município, Alex Sandro Monarim; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Luiz de Almeida; e o delegado da Polícia Judiciária Civil de Sorriso, Bruno França Ferreira

Fruto da soma de esforços entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário, a Câmara de Conciliação foi oficialmente instituída por meio da Lei n.º 3.555, de 2 de julho de 2024 e sua operacionalização deve resultar na solução de conflitos entre pessoas físicas, ou pessoas jurídicas, e a Prefeitura de Sorriso de forma mais rápida, prática e sem a necessidade de mobilizar toda a estrutura do Judiciário.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Exposições artísticas sobre celebração da identidade cultural iniciam em Sorriso

Publicado

em

Por

31 obras de arte estarão disponíveis para apreciação a partir do dia 12 de novembro no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC)

A partir do dia 12 de novembro, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC) será o palco de uma significativa celebração artística com as exposições “Cores de Sorriso” e “Cores do Mato Grosso: A Intersecção da Arte e Cultura na Pintura”. As mostras contam com a participação dos artistas plásticos Mariana Hochica Moura, conhecida como Mary Hoshika, e Alexandre Martinez, prometendo enriquecer a identidade cultural da região e do estado de Mato Grosso.

O trabalho “Cores de Sorriso”, de Mary Hoshika, será composto por 11 telas e 10 esculturas, utilizando técnicas que vão do óleo ao acrílico, além de esculturas em cimento, madeira e metal. Hoshika busca enaltecer a fauna, flora e cultura de Sorriso, destacando a riqueza cultural da cidade e seu potencial turístico. “É uma oportunidade de mostrar que Sorriso também é rico em cultura e que temos muito a oferecer além da agricultura,” afirma a artista.

Além das exposições, a artista promoverá uma série de atividades interativas no CHC, incluindo sessões de “tira-dúvidas” e discursos na abertura. Parte das obras expostas estará à venda, permitindo que os visitantes levem para casa um pedaço da arte local. O evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a economia solidária e criativa.

Por sua vez, Alexandre Martinez utiliza cores vibrantes e formas geométricas em suas 10 telas, que retratam as vivências das comunidades locais. “Minha intenção é fazer com que o público se reconheça nas obras”, explica Martinez, que opta por não incluir detalhes faciais nas figuras, permitindo que as pessoas projetem suas próprias experiências nas composições, predominantemente feitas em tinta acrílica sobre tela.

As obras de Martinez não apenas celebram a cultura local, mas também abordam temas contemporâneos como urbanização e relações de trabalho. “As formas geométricas e as linhas sugerem um movimento, um dinamismo presente no dia a dia das cidades brasileiras”, complementa o artista ao dizer que todas suas obras serão doadas para a Secretaria de Educação da cidade por se tratar de um material pedagógico.

A curadora Maria Amélia Rossi enfatiza a relevância das exposições, afirmando que “o CHC reafirma seu compromisso com a cultura e a valorização das artes brasileiras. A exposição é um convite para que cada visitante se reconheça nas obras e reflita sobre o papel da arte na sociedade”.

O secretário-adjunto da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, Francisco Guimarães, também destacou a importância do projeto: “As exposições ‘Cores de Sorriso’ e ‘Cores do Mato Grosso’ convidam moradores e visitantes a mergulharem nas cores e histórias que compõem a identidade da cidade, contribuindo para um turismo que valoriza e reforça o caráter artístico local”, conclui.

Serviço

Exposição: “Cores de Sorriso” e “Cores do Mato Grosso: A Intersecção da Arte e Cultura na Pintura”

Local: Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC)

Endereço: Praça da Juventude – Centro Norte, Sorriso – MT, 78890-000

Data de Abertura: 12 de novembro

Telefone: (66) 3545-8151

Entrada: Gratuita

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora