A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou, neste domingo (27.10) da 1ª Convenção Internacional de Mulheres da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (JJIF), em Heraklion, na Grécia. O evento contou com a presença de 46 países.
Também estiveram presentes os secretários de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), David Moura, e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, além da coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.
A primeira-dama Virginia Mendes e sua comitiva foram recebidos pelos membros da diretoria da JJIF, Christian Horvath, Joachim Thumfar, e pela chefe do Comitê Feminino e membro do Conselho da JJIF, Maria Charitopoulo, como representante oficial do Brasil e madrinha do Jiu-Jitsu Paradesportivo Nacional.
“Foi uma grande honra participar da 1ª Convenção de Mulheres da JJIF e compartilhar nossa dedicação ao esporte por meio do programa SER Família Inclusivo. Desde que iniciamos essa caminhada junto com a Associação Mato-Grossense e a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo, fortalecemos nossos objetivos em relação à inclusão e às oportunidades que temos neste universo que tem quebrado barreiras”, destacou Virginia Mendes.
A convenção também teve o objetivo de promover a igualdade e a inclusão de mulheres no esporte, com foco na defesa pessoal.
“Os palestrantes destacaram a importância do esporte em diferentes categorias para a saúde da mulher em diversas esferas, com resultados baseados em pesquisas que comprovam os benefícios da prática esportiva no tratamento da depressão e na redução de sintomas hormonais, além da habilidade de desenvolver a defesa pessoal”, explicou Virginia Mendes.
Joachim Thumfar apresentou a primeira-dama Virginia Mendes ao comitê internacional e parabenizou o trabalho voluntário que ela desenvolve na inclusão social e na luta em defesa das mulheres.
“É uma honra receber a primeira-dama Virginia Mendes e sua delegação. Agradecemos seu apoio e dedicação às causas sociais de inclusão e no combate à violência contra mulheres. Obrigado por ter dado apoio para que atletas e paratletas de Mato Grosso participassem de competições internacionais”, agradeceu.
Giorgios Zantiotis, treinador da Federação Helênica de Jiu-Jitsu, ressaltou o quanto o Jiu-Jitsu é capaz de transformar o cotidiano das famílias.
“É um esporte capaz de mudar significativamente a vida das pessoas. Aconselho as famílias a treinar o Jiu-Jitsu tradicional; esporte e educação são capazes de vencer o medo. Outro ponto importante é a segurança para as mulheres; precisamos ajudá-las a enfrentar os problemas com confiança e segurança”, pontuou.
Na oportunidade, Virginia Mendes presenteou membros do Comitê Internacional com exemplares do livro do Programa SER Família, que detalha todas as ações idealizadas por ela e gerenciadas pela Setasc com apoio do Governo do Estado.
Em Heraklion, a primeira-dama de MT e sua comitiva participaram do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, com competições que contaram com atletas e paratletas de Mato Grosso. A delegação conta com 15 integrantes e recebeu apoio do Governo do Estado por meio da Secel.
Essa é uma das etapas promovidas pela JJIF e outras entidades, com apoio dos Emirados Árabes Unidos, para a classificação da categoria de Jiu-Jitsu Paradesportivo nas Paralimpíadas.
A participação da primeira-dama Virginia Mendes faz parte de suas ações voluntárias e suas despesas são custeadas de forma particular.
Um jovem, investigado por estuprar a irmã em Cáceres (a 225 km de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município (DEDM), nesta quinta-feira (21.11).
A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para coibir violências contra crianças e adolescentes.
O investigado, de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.
Conforme a delegada da DEDM de Cáceres, Paula Gomes Araújo, as investigações apontam que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Diante da ordem judicial expedida, os policiais civis da DEDM realizaram diligências e localizaram o procurado, que foi conduzido para as providências cabíveis e encaminhado para a Cadeia Pública.