Connect with us

Lucas do Rio Verde

Comunidade de Groslândia recebe Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada

Publicado

em

Os avanços na saúde continuam a chegar, e desta vez, a Gestão realizou a entrega da nova sede da Unidade Básica de Saúde de Groslândia, que foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (25). O investimento é de mais R$ 1,1 milhão.

Um sonho que saiu do papel e se torna referência para toda as famílias residentes no Distrito de Groslândia. Os pacientes contarão com o funcionamento da unidade de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 11h e das 12h às 15h30, com equipe fixa composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e administrativo.

Já o atendimento médico e odontológico será nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h e das 12h às 14h30, em dias alternados com a UBS Itambiquara.

A nova UBS é referência para as famílias residentes no Distrito de Groslândia. Ela foi ampliada, passando de 196m² para 349 m². Tal reforma e ampliação foi necessária a fim de melhorar o atendimento oferecido à população e necessidade de adequação as normas da ANVISA (RDC 50 e RDC 189) e ABNTs pertinentes, recebendo um espaço funcional e moderno.

“Desde que assumimos essa gestão, essa já era uma demanda que estava em nossos planos, hoje está sendo entregue de forma merecida, com toda as normas previstas e adequadas conforme as exigências da Vigilância. Uma unidade bem equipada, ainda maior e moderna, para bem atender toda a comunidade e a região”, discorre prefeito Miguel Vaz.

A referida unidade de saúde será composta por uma equipe de Atenção Primária (eAP), que é uma modalidade de equipe de Atenção à Saúde, observando as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e os atributos essenciais da Atenção Primária em Saúde (APS), como acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação e integralidade.

A Unidade Básica de Saúde tem abrigo, sanitários adaptados aos portadores de deficiência ambulatorial, recepção, sala de espera, sala de reuniões, sala de vacina, sala de triagem, sala de acolhimento, consultórios odontológico, médico/multiprofissional e de enfermagem, ambulatório, sala de procedimentos, nebulização e curativos, sala de esterilização, copa e banheiros para funcionários, além de uma área externa para atividades coletivas.

“Nós identificamos as melhorias necessárias para cada unidade que está na comunidade, aqui em Groslândia nós fizemos um projeto amplo, e após a aprovação que o Ministério da Saúde exige, e hoje concluímos depois de muito empenho. O prefeito foi muito incisivo para que pudéssemos entregar uma unidade de qualidade contando com uma equipe completa e qualificada, e estamos felizes de entregar um espaço pronto e que a comunidade será bem assistida”, finaliza a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

Atendimento de Telemedicina

A unidade também será a primeira a contar com a estrutura física para suporte ao atendimento via telemedicina, que será implementado nos próximos meses, e que objetiva, além aumentar o acesso aos serviços de saúde, diminuir a necessidade de deslocamento do cidadão para consultas especializadas. A iniciativa vem de encontro ao processo de modernização digital proposto pela gestão do prefeito Miguel Vaz.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Participação popular marcou realização de audiência pública sobre Plano Diretor de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

A audiência pública que tratou sobre alterações no Plano Diretor de Lucas do Rio Verde aconteceu na quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores, com a participação da sociedade luverdense, autoridades e servidores públicos.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, a audiência tratou sobre alterações necessárias em algumas áreas como: a Lei nº 55/2007, que trata sobre Sistema Viário Básico Municipal, a Lei nº 56/2007 sobre Parcelamento de Solo Urbano, Lei nº 57/2007 sobre o Zoneamento do uso e Ocupação do Solo Urbano e ainda a Lei nº 103/2011 que trata sobre o Código de Obras e Edificações.

“Nessa audiência pública trouxemos as propostas da sociedade que foram alguns ajustes e alterações de condicionantes, principalmente do sistema viário, de vias importantes que consideramos pela expansão que o município vem alcançando e também algumas partes de zoneamento e regulamentações, que entendemos serem necessárias para a sociedade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

O secretário ressaltou que a participação da sociedade nas discussões sobre melhorias para o município tem sido cada vez maior. E esse resultado positivo vem de um trabalho da gestão, que sempre busca ouvir o cidadão. A audiência pública sobre o Plano Diretor reuniu mais de 100 luverdenses.

Após as adequações, o Plano Diretor será encaminhado para apreciação nas comissões internas e votação na Câmara de Vereadores.

“Tivemos assuntos importantes abordados, como a discussão do novo loteamento popular. Acredito que foi um bom momento e colhemos bastante informação durante essa audiência participativa”, finalizou Welligton Souto.

Além disso a Secretaria municipal de Infraestrutura e Obras apresentou alterações na aprovação dos projetos que passarão a dispensar a apresentação de projetos complementares na aprovação, além de apresentar o novo sistema de aprovação digital 1Doc garantindo agilidade e eficiência na aprovação.

Confira abaixo a apresentação da audiência pública:

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora