Connect with us

Sorriso

Grupo “Legendários” se coloca à disposição do Município

Publicado

em

Equipe de voluntários pode reforçar ações da Defesa Civil e Assistência Social

“Viemos nos colocar à disposição para ajudar, para servir sem esperar nada em troca”. A afirmação, em nome de um grupo de 20 homens que integram o movimento “Legendários”, foi feita na manhã desta sexta-feira (25 de outubro), pelo pastor Abiel Carvalho, o Legendário 60.888.

Durante reunião com o prefeito Ari Lafin, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura; o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos; e o secretário de Governo, Hilton Polesello, o grupo demonstrou interesse em contribuir diretamente com o Município, de forma voluntária, em situações que demandem auxílio direto à população.

O movimento “Legendários”, presente em 70 cidades de 13 países, busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os participantes a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial. O site da organização estampa que “devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários, é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”.

Quando ingressam no movimento, os homens deixam de ser conhecidos pelos próprios nomes e são reconhecidos pela numeração, uma única numeração para o mundo todo. “A sociedade precisa de homens melhores, pais melhores e filhos melhores; e precisamos entregar mais à sociedade”, complementou o pastor Thomas Felipe Alves, o Legendário 45.956.

A oferta foi recebida com muita gratidão pelos representantes do Executivo Municipal. “Estamos recebendo um verdadeiro presente de fim de ano”, destacou o prefeito Ari Lafin, solicitando que, a partir desta disposição em servir, o coordenador de Proteção e Defesa Civil articule, junto ao Corpo de Bombeiros, uma formação específica para os hoje 20 Legendários sorrisenses.

“Precisamos qualificar essa ajuda para garantir a segurança de cada um destes voluntários bem como das pessoas que eles vão ajudar”, reforçou o prefeito.

“Hoje somos 20, mas até o fim do ano, teremos mais 50, e nosso lema é ´unidade, amor e humildade´”, listou o pastor Abiel.

Além de garantir a formação técnica necessária ao novo grupo de voluntários da Defesa Civil, o prefeito também adiantou que os homens podem ajudar, e muito, a Administração Municipal, via Secretaria de Assistência Social (Semas), a ampliar com a abordagem à população em situação de rua.

“É com amor que olhamos para cada pessoa que está nesta situação, e, pelo Município, disponibilizamos a abordagem, o encaminhamento para tratamento de vícios (se for essa a causa da situação de rua), o fortalecimento de vínculos familiares e, com a pessoa reabilitada, também direcionamos para uma vaga de trabalho, permitindo assim que ela seja, novamente, protagonista da própria vida”, contextualizou Ari, complementando que o trabalho dos Legendários pode ser de grande importância para sensibilizar as pessoas que estão na rua a aceitarem ajuda.

“Só temos a agradecer e dar nossos parabéns a este grupo de homens que se dispõe a contribuir de forma tão honrosa com nossa comunidade”, finalizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Alunos da Escola São Domingos brilham no Prêmio MPT na Escola

Publicado

em

Por

Premiou produções artístico-culturais apresentadas em contos, desenhos, músicas e poesias.

A educação de Sorriso segue alcançando méritos e reconhecimentos em 2024. Quem também celebra essas conquistas são os alunos e professores da Escola São Domingos, que se destacaram no recente Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com escolas municipais e estaduais. O prêmio visa conscientizar a sociedade sobre temas relacionados a garantia do Direito da Criança e do Adolescente.

O certame selecionou produções artístico-culturais de alunos dos 4º e 5º anos, avaliados nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia, que discorreram sobre os temas Trabalho infantil”; Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional“; e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho. A aluna Lara Izadora Lima dos Santos foi uma das vencedoras na categoria Poesia com o título “Crianças não trabalham”. O projeto apresentado pela sorrisense não apenas sensibilizou a comunidade escolar, mas também despertou a reflexão da problemática. Após essa etapa regional, Lara Izadora passará pela etapa nacional, marcada para acontecer em novembro.

“Eu me senti muito feliz quando eu ganhei esse prêmio. Se eu conseguir, eu sei que todo mundo aqui também tem uma chance de conseguir. Eu acho que a criança não deve trabalhar e sim buscar um futuro melhor através dos estudos”, disse a estudante.

A premiação selecionou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais. Além da Lara, outros alunos da E. M. São Domingos, também se destacaram em suas respectivas categorias. Taylos Alexandre Gomes Mourão, do 6º ano, e Mikelli O. Gonçalves, do 5º ano, foram premiados na categoria Poesia, demonstrando criatividade e sensibilidade ao tema. Já Pablo Kauan da Silva, também do 5º ano, recebeu prêmio na categoria Desenho, evidenciando suas habilidades artísticas.

O concurso cultural é a culminância dos projetos Resgate à Infância/Eixo Educação, da Coordinfância, e Segurança e Saúde nas Escolas, da Codemat, que ressalta a importância da arte e da literatura na formação dos estudantes, além de incentivar a participação e a expressão de ideias entre os jovens, destacando o papel fundamental da educação. Em Mato Grosso, a Comissão Julgadora Estadual foi formada por representantes da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Procuradoria do Trabalho, Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPA/Conanda), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

“É com grande alegria que recebemos a notícia de que nossa aluna Lara da ficou em primeiro lugar do Prêmio MPT na Escola. O objetivo da parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal é conscientizar nossos alunos sobre o que é trabalho infantil. Esse é mais um resultado que traz orgulho e satisfação para a nossa rede municipal. Os parabéns se estendem também a sua professora Viviane Caranhato e todos da unidade escolar São Domingos, que com muito carinho e dedicação elevam o nome de Sorriso durante os eventos estaduais e nacionais”, declarou a secretária de educação, Lúcia Drechsler.

Segundo a secretária, com essa iniciativa, a escola se torna um espaço de transformação social e de promoção da dignidade e direitos da infância, bem como trabalha a transformação dos profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre a temática, incentivando a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização e prevenção.

Confira o projeto da aluna Lara Izadora:

WhatsApp Image 2024-10-25 at 12.31.35.jpeg

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora