Connect with us

MATO GROSSO

Mais de 2,5 mil pessoas visitam os três dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado

em

Mais de 2,5 mil pessoas passaram pelos três dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento científico se encerrou nesta quinta-feira (25.10) com premiações de trabalhos científicos, competições de foguetes com garrafas recicláveis e lançamento da revista Educação C&T – Ciência e Tecnologia. A entrada foi gratuita.

O secretário Allan Kardec afirmou que, pelo sucesso da SNCT, o setor é cada vez mais reconhecido em Mato Grosso devido aos investimentos públicos.

“Nossa meta é ampliar cada vez mais esse evento, realizar pelo menos cinco etapas regionais classificatórias para a Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), premiar a educação básica por categorias, premiar a educação profissional tecnológica, consolidar a MTFog e a revista Educação Ciência e Tecnologia ainda mais”, apontou.

A Semana Nacional foi realizada ao mesmo tempo em que o Gran Prix de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), apresentações culturais, exposição da carreta do MT Ciência, reciclagem de material eletrônico pela Recytec, Palco da Ciência, distribuição de mudas e entre outras ações que visam aproximar a população do conhecimento científico.

Também houve premiação para pesquisas da educação básica e da educação superior através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

O secretário ajunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin, também ressaltou a importância da realização da SNCT e das diversas atividades que ocorreram ao longo de três dias. “Nós temos essa missão de ampliar as ações e as expectativas são as melhores para as próximas edições. O desafio está lançado”, comentou.

Já o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, ressaltou a importância do lançamento da revista Educação C&T. “Temos um veículo de divulgação de trabalho científico de excelente qualidade no Estado e nossa meta é se tornar em pouco temo uma revista qualis, o que indica a posição que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) atribui à edição”, disse.

Para os próximas eventos, a Fapemat espera premiar, na MECTI, trabalhadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e também as mulheres que desenvolvem pesquisas no Estado.

Representantes da Seduc, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Academia Mato-grossense de Letras (AML) compareceram à solenidade que foi acompanhada de forma online e presencial por centenas de estudantes de diversos municípios.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pedro Sakamoto é condecorado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita

Publicado

em

Por

O desembargador Pedro Sakamoto foi condecorado, nessa quinta-feira (25 de outubro), com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita. A honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso ocorreu durante a última sessão do Pleno com a participação do desembargador, que irá se aposentar no próximo dia 1º de novembro.
 
“Tenho a honra de conceder esta honraria que é um símbolo de nossa profunda gratidão e reconhecimento do legado que Vossa Excelência que deixa ao Judiciário e à sociedade mato-grossense”, anunciou a presidente do TJMT, Clarice Claudino da Silva.
 
Para receber a medalha, o desembargador Pedro Sakamoto foi conduzido ao centro do Plenário, pelo decano Orlando Perri e o mais novo integrante da corte, Wesley Sanchez Lacerda.
 
Emocionado, o homenageado recordou de sua trajetória pessoal até ser nomeado desembargador pelo critério de merecimento, em 2011. Segundo o magistrado, sua carreira em Mato Grosso foi predeterminadas por Deus.
 
“Não existe nada que tenha acontecido por acaso. Já havia uma predefinição, um pré-caminho traçado pelo nosso Criador. É com muita gratidão que agradeço a todos que fizeram parte dessa jornada. A todos os meus colegas, um agradecimento especial por todos os ensinamentos e momentos compartilhados. Sinto uma profunda gratidão por ter a oportunidade de servir ao Poder Judiciário de Mato Grosso”.
 
O promotor de Justiça Deosdete Cruz Junior ressaltou a brilhante carreira do magistrado e lamentou que a idade máxima para o exercício da função na magistratura seja de 75 anos.
 
“Desde 2019, tenho a felicidade de atuar perante esta corte e pude conhecer com maior proximidade o seu trabalho, a sua dedicação. Quero também dizer que essa norma dos 75 anos, ela não é uma norma de mato-grossense, pois presenciamos aqui, com bastante frequência, desembargadores que alcançam seus 75 anos no auge da sua lucidez intelectual, com uma experiência acumulada e condições de continuar contribuindo em muito. Mas é assim que dispõe a nossa Constituição Federa”.
 
Colegas de magistratura, o desembargador José Zuquim Nogueira falou do agradável convívio que teve com o desembargador Pedro Sakamoto.
“Seus anos de serviços foram marcados por decisões sábias e justas, que refletiram não apenas seu conhecimento jurídico, mas também sua sensibilidade humana. Você não fez apenas história no tribunal, mas também deixou uma marca indelével nas vidas de tantas pessoas que tiveram a oportunidade de cruzar seu caminho. Desejo a você uma aposentadoria repleta de novas experiências, saúde e felicidade”, declarou o desembargador Zuquim.
 
Histórico – Nascido em Santa Cruz, São Paulo, e formado em Direito pela Universidade Braz Cubas, o desembargador Pedro Sakamoto construiu sua história em nossa terra, levando sempre consigo um compromisso inabalável com a justiça. Desde o dia 16 de dezembro de 1985, quando ingressou no Poder Judiciário de Mato Grosso como juiz substituto da Comarca de São Félix do Araguaia, o desembargador Sakamoto dedicou quase 40 anos à magistratura mato-grossense.
 
Sua atuação nas comarcas de Diamantino, Juína, Água Boa, Peixoto de Azevedo, Vila Rica, Várzea Grande e Cuiabá, e sua passagem pelo Tribunal Regional Eleitoral, são provas de sua dedicação incansável e do respeito conquistado ao longo de sua trajetória. Em 31 de agosto de 2011, ao ser promovido a desembargador, trouxe consigo um legado de decisões firmes, compassadas e justas, sempre priorizando a equidade e a verdade à frente da Segunda Câmara Criminal e, mais recentemente, como presidente da Quarta Câmara Criminal.
 
Além disso, sua contribuição como juiz membro da Corte Eleitoral e na Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno do TJMT é um testemunho de seu espírito colaborativo e de sua busca constante por um Judiciário melhor.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Foto1: A imagem mostra quatro indivíduos em pé. Todos eles estão vestindo vestes escuras com detalhes em vermelho e azul. Ao fundo, há uma bandeira do Brasil e um emblema dourado em uma parede de madeira. Foto 2: A imagem mostra os magistrados Wesley, Pedro e Perri que estão em pé em uma sala com um tapete estampado vermelho e branco. Todos eles estão vestindo vestes pretas com detalhes em vermelho. A pessoa à esquerda está gesticulando com as duas mãos em direção aos outros dois indivíduos. A pessoa no meio está segurando um objeto com as duas mãos, enquanto a pessoa à direita está juntando as mãos.
 
Priscilla Silva/ Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora