Connect with us

MATO GROSSO

Cavalaria da PM detém quadrilha por associação criminosa, tráfico de drogas e abandono de incapaz

Publicado

em

Quatro pessoas foram detidas nesta quarta-feira (23.10), por policiais militares da Cavalaria do 26º Batalhão de Nova Mutum, por associação criminosa, tráfico de drogas e direção perigosa no bairro Paraíso, no município (a 241 km de Cuiabá).

Ainda na ação, as equipes flagraram quatro crianças sozinhas, que ficaram aos cuidados do Conselho Tutelar.

Os militares realizavam patrulhamento de rotina na região quando identificaram a quadrilha, em um veículo Gol vermelho, em atitude suspeita. Ao perceber aproximação das equipes, a condutora saiu em alta velocidade, o que deu início a uma perseguição policial.

O veículo foi abordado na Rua dos Jacarandás. Entre os suspeitos, estão uma mulher de 22 anos, dois homens, de 21 e 22 anos, e um adolescente, de 17.

A mulher relatou que possuía três porções de maconha e que era responsável pela comercialização de drogas a mando de uma organização criminosa.

Questionada sobre a droga, a suspeita revelou que teria mais entorpecentes e quantias em dinheiro em sua residência. Após a denúncia, as equipes se deslocaram até o endereço informado e encontraram duas crianças, de 3 e 1 ano, que estavam sozinhas.

As meninas estavam vestidas apenas por fralda, que estava cheia de urina. Os policiais militares acionaram uma equipe do Conselho Tutelar para acompanhar o caso.

Durante busca domiciliar, os militares encontraram uma mochila com 93 pinos vazios para armazenamento de cocaína, uma balança de precisão, um simulacro de arma de fogo e sete porções de maconha no quarto da suspeita.

Além disso, foram apreendidos também R$ 356 em espécie, relógios, pulseiras e correntes. No momento da abordagem, chegou até a casa outras duas crianças (de idades não informadas), que retornavam sozinhas da escola.

As quatro crianças ficaram aos cuidados do Conselho Tutelar, e os suspeitos e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito ocorre nesta quinta e sexta-feira (24 e 25)

Publicado

em

Por

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), está promovendo, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran), em Cuiabá.

A programação conta com palestras de especialistas na área de trânsito que irão debater, ao longo dos dois dias, temas como o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), prevenção de sinistros de trânsito, papel do sistema de Justiça na segurança viária, educação para o trânsito, a importância da análise estatística nas ações de educação para o trânsito, uso da tecnologia a serviço da educação para o trânsito, entre outros assuntos.

Um dos palestrantes do evento é o gerente de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran-MT, Walber Desto, que irá abordar a importância da análise estatística nas ações de educação para o trânsito.

“É necessário que a estatística de trânsito caminhe lado a lado tanto com as ações educativas quanto com a fiscalização, para conseguirmos atuar de forma mais assertiva na melhoria da segurança no trânsito do nosso Estado”, disse Walber.

Para a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, o encontro é uma iniciativa fundamental para fortalecer o trabalho integrado entre os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito e demais forças de segurança, visando a redução de sinistros de trânsito e a preservação de vidas.

“Esse evento nos proporciona um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências com especialistas e profissionais da área, fortalecendo as políticas públicas de segurança viária para que possamos promover uma educação para o trânsito mais eficaz e garantir um trânsito mais seguro e responsável para todos os cidadãos mato-grossenses”, falou.

Presente no evento, a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza, destacou que a Senatran tem o papel de integrar e articular junto aos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito e reforçou a grandiosidade do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do qual Mato Grosso faz parte.

“É um programa que trabalha a visão sistêmica do trânsito, em todas as suas frentes, como a fiscalização, educação, engenharia, segurança veicular, infraestrutura e outras. Então, a ideia é trazer essa visão sistêmica, para atuarmos de forma integrada e avançar um pouco mais nos planejamentos, conhecendo e diagnosticando juntos, realizando em conjunto ações simultâneas, integradas, unindo esforços em prol de um trânsito melhor. O desafio é enorme, porque não é fácil mudar uma cultura de banalização da vida para uma cultura de humanização do trânsito. E essas mudanças passam pela educação”, observou.

O Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran) ocorre até esta sexta-feira (25.10), das 9h às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá.

Além da Seduc-MT, o encontro também conta com apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND), Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego, entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora