Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Nosso Judiciário: estudantes de Direito conhecem funcionamento do Tribunal de Justiça

Publicado

em

O Projeto Nosso Judiciário recebeu na última quarta-feira (23) uma turma de pouco mais de 30 alunos do Centro Universitário de Cuiabá (Unic) campus Primavera do Leste. Durante a visita, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 1° Câmara de Direito Público e Coletivo e conversaram com o desembargador Hélio Nishiama. 
 
A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, presidente da 1?ª Câmara de Direito Público, surpreendeu os estudantes com uma aula de quase 20 minutos sobre o funcionamento do julgamento da segunda instância, a fala detalhada foi desde conceitos complexos do direito até explicações sobre as vestimentas usadas, as togas: “Usamos para nos igualar, aqui não tem ninguém melhor que ninguém”. 
 
“Ela deu uma explicação com maestria, com o proveito de 10 aulas”, contou a aluna Elizangela Cassemiro dos Anjos. 
 
A magistrada finalizou a fala relembrando o lugar onde cresceu perto de Primavera: “conhecem Mata Verde? Cresci, me criei lá, hoje sou desembargadora”. 
 
O primeiro processo da sessão chamou a atenção dos alunos por seu teor polêmico e a fala enérgica do advogado durante a defesa de sua cliente. “Os alunos adoraram a sustentação oral que presenciaram e destacaram a paciência e resiliência da desembargadora Helena que respondeu com classe e elegância como representante do Poder Judiciária na situação, mostra para eles que no dia a dia é possível reagir às situações com paciência, calma e resiliência”, contou a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, que acompanhou os alunos. 
 
No Espaço Memória, os estudantes tiveram contato com um pouco da história do direito no Estado e conversaram com o desembargador Hélio Nishiama que fez sua estreia como palestrante no Nosso Judiciário. O magistrado destacou que, mais que um projeto cheio de prós para os acadêmicos, o Nosso Judiciário traz muitos benefícios ao Judiciário. 
 
“O Judiciário deve buscar se conectar com a sociedade, um projeto como esse é uma forma de apresentar o Judiciário para os futuros operadores do direito. Ter contato com os alunos é sempre uma alegria muito grande, eles são os profissionais de amanhã”, afirmou

#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.Foto 01: Elizangela Cassemiro dos Anjos posa para foto junto com a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, a coordenadora administrativa do TJMT Bruna Penachioni e desembargador Hélio Nishiama. Foto 2: alunos em pé assistem à palestra atentos. Foto 3: desembargador Hélio Nishiama fala aos alunos, ao lado dele a professora Laryssa Moraes Dos Santos Tannure, os servidores Neif Feguri,  Antonio Cegatti e Bruna Penachioni. 

Anna Giullia Magro (estagiária)/ Fotos: Anderson Lobão 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT  
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mulher é presa em flagrante pela PM suspeita de atirar contra casa de nora

Publicado

em

Por

Policiais militares do 14º Batalhão de Primavera do Leste prenderam, nesta quarta-feira (23.10), uma mulher suspeita de atirar contra a casa da nora, de 18 anos. As equipes apreenderam com ela uma espingarda calibre 36 com três munições.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a vítima relatou às equipes que sua sogra, por não aceitar o relacionamento amoroso do filho, faz constantes ameaças contra ela. Neste dia, a mulher teria efetuado um disparo de arma de fogo contra sua residência.

Os militares foram até a casa da suspeita e encontraram apenas a arma de fogo em cima de uma mesa , na área da residência. No entanto, após rondas pela região, os policiais localizaram a denunciada próximo a casa do seu filho.

A mulher confessou o disparo. Todos os suspeitos e os materiais apreendidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora