Connect with us

MATO GROSSO

Reunião da FPA discute combate a incêndios florestais, auditorias fiscais e projetos de tramitação na ALMT

Publicado

em

Por: Juninho Poyer – Assessoria de Comunicação de Gabinete

Na manhã da terça-feira (22), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se reuniu no auditório da Famato para discutir pautas fundamentais ao desenvolvimento do estado. Entre os temas envolvidos, destacam-se os trabalhos do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais em 2024, as auditorias do Tribunal de Contas sobre os incentivos fiscais e a análise dos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Gledson, apresentou um panorama completo das ações de combate aos incêndios florestais que devastaram diversas áreas do estado neste ano. Ele ressaltou o esforço conjunto entre as forças estaduais e federais, destacando o uso de novas tecnologias, como drones e monitoramento via satélite, que possibilitaram uma resposta mais rápida. “Embora tenhamos enfrentado os desafios, conseguimos reduzir as áreas queimadas em relação ao ano passado, só este ano, de 2024, o Mato Grosso foi o estado com mais focos de queimadas no Brasil”, afirmou o coronel, apontando, ainda, que Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, presidente da FPA, destacou a importância de manter um diálogo com o os órgãos competentes e saber como está sendo feito a prevenção e combate aos incêndios no estado.  “Precisamos ajustar o que for necessário, mas sem prejudicar o setor que movimenta nossa economia, o governo do estado, em parceria com a ALMT e a Comissão de Meio Ambiente, está trabalhando muito, visitando alguns lugares, a exemplo do nosso Pantanal, que contou com a visita do deputado Carlos Avalone e Wilson Santos. Não diferente de outras regiões, estamos percebendo que, alguns desses incêndios são criminosos, as autoridades já perceberam isso e o estado está investindo muito mais em tecnologia, aproximando muito mais de estar identificando as pessoas autoras dessas queimadas”, afirmou Dal Bosco.

Por fim, a reunião discutiu os principais projetos em tramitação na Assembleia Legislativa que impactam o setor agropecuário. Dal Bosco reforçou a necessidade de equilíbrio nas decisões: “O diálogo é essencial. Precisamos conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, finalizou.

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Nota A+ no Tesouro Nacional confirma gestão fiscal com responsabilidade e transparência”, afirma secretário de Fazenda

Publicado

em

Por

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, apontou que a nota “A+” nas contas públicas do Estado, dada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reflete a qualidade e fidelidade do registro contábil à realidade.

O Estado recebeu a nota “A+” na classificação Capacidade de Pagamento (Capag), que mede a saúde fiscal de Estados e municípios do país para pagamento de crédito, pelo quarto ano consecutivo, com o diferencial do “+” em 2024.

“O ‘A’ é porque temos capacidade de investimento, gastamos menos do que arrecadamos, e o ‘+’ quer dizer que tudo o que está escrito em nossos balanços está numa linguagem adequada. Isso faz com que tenhamos uma gestão fiscal completa, com responsabilidade e transparência”, disse durante o Podcast MT Conectado.

Gallo também destacou que poucos Estados possuem essa nota e defendeu que essa competitividade deveria se espalhar pelo Brasil.

“Essa competitividade traria sanidade às contas públicas e entregas efetivas para a população, como infraestrutura – estradas, pontes, hospitais – e também na área social, que é uma parte comandada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes”, disse.

A nota “A+” comprova que o Governo do Estado tem plenas condições de dar continuidade aos investimentos em benefício da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social.

Com isso, Mato Grosso se mantém em destaque nacional, liderando os rankings de crescimento econômico e geração de investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora