Connect with us

MATO GROSSO

Programa SER Família Habitação está com 1.344 unidades disponíveis para aquisição

Publicado

em

O Programa SER Família Habitação está com 1.344 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, disponíveis para aquisição, por meio da modalidade Entrada Facilitada, no Sistema de Habitação de Mato Grosso (SihabMT).

Na última semana, dois novos empreendimentos foram incluídos na lista, que se somam a oferta das unidades disponíveis no Estado. Trata-se do Residencial Alvorada (módulo C), com 39 casas, em Alta Floresta; e o Residencial Viena, com 50 casas, em Várzea Grande. Confira aqui a relação completa de empreendimentos disponíveis.

Nos dois empreendimentos, as casas são divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Além disso, estão em bairros com toda a infraestrutura urbana, como rede de esgoto, água e asfalto.

A modalidade Entrada Facilitada é operacionalizada pela MT Participação e Projetos (MT Par), que, por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), oferece subsídio de até R$ 20 mil para o cidadão.

Desde que o programa começou a operar na modalidade Entrada Facilitada, em fevereiro de 2024, foram disponibilizas 5.360 unidades habitacionais em todo Mato Grosso.

“O programa tem se mostrado eficiente e resolutivo porque sana uma das dores das famílias, que é conseguir juntar o dinheiro da entrada. Eu vejo sonhos sendo realizados quando as pessoas saem do aluguel. Sei o que representa para uma família ter a segurança de um lar”, afirma a primeira-dama, Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família Habitação.

Foram investidos R$ 65,89 milhões em subsídios desde fevereiro de 2024, o que resultou em uma média de 500 aquisições por mês, conforme os números compilados pelo Setor de Habitação da MT Par, responsável por conduzir o programa habitacional nessa modalidade.

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, os recursos são liberados para o cidadão aplicar na entrada do imóvel e podem se somar a outros programas habitacionais federais e municipais. Assim, em grande parte dos casos, a família consegue zerar a entrada e ainda ter o abatimento no valor das parcelas.

“Quando fazemos as entregas, é muito comum o beneficiário dizer que a parcela ficou menor que o aluguel que pagava. Isso mostra como o programa tornou a casa própria algo viável à população”, relata Wener Santos.

O programa

Na modalidade Entrada Facilitada, as unidades são adquiridas pelas famílias depois do acesso ao subsídio do Governo de Mato Grosso, que é complementado com os provenientes do Governo Federal.

Os interessados em adquirir uma casa pelo programa SER Família Habitação, que acontece em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), precisa entrar no site da MT Par. Em seguida, é necessário fazer a inscrição no Sistema de Habitação de Mato Grosso (Sihab-MT).

Após o cadastro, o cidadão deve pegar o número da inscrição e procurar a construtora responsável pelo empreendimento para dar início ao processo documental e posterior avaliação da Caixa Econômica Federal (CEF).

Informações sobre o programa podem ser acessadas no site da MT Par.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Vice-governador lidera agenda internacional e representa MT na COP-16

Publicado

em

Por

O vice-governador Otaviano Pivetta lidera a comitiva de Mato Grosso na 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-16), de 24 a 30 de outubro, em Cali, Colômbia. O objetivo é discutir a preservação da biodiversidade em um estado com três biomas (Amazônia, Pantanal e Cerrado) e que é um dos maiores produtores agrícolas do Brasil.

“Participar da COP-16 coloca Mato Grosso em destaque nas discussões sobre produção sustentável. Estamos prontos para liderar esse diálogo e mostrar que é possível respeitar o meio ambiente e as comunidades locais, preservando 60% do nosso território”, afirmou Otaviano Pivetta.

As principais pautas a serem abordadas serão a valorização da biodiversidade com foco na remuneração de quem preserva a floresta, e o papel dos governos locais na conservação do território. A participação das mulheres também será um tema central do debate, assim como a bioeconomia, que explora a geração de recursos a partir de produtos da floresta, como cosméticos e medicamentos.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que também será representante do Brasil como presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a expectativa é de que a comitiva de Mato Grosso não apenas participe das discussões, mas também compartilhe experiências bem-sucedidas e busque parcerias internacionais.

“Vamos apresentar uma visão integrada, onde a produção sustentável, a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades se entrelaçam, destacando a necessidade de um diálogo global em torno dessas questões fundamentais. É importante abordar a preservação de forma ampla, reconhecendo que ela deve garantir qualidade de vida e sustento para essas comunidades”, enfatizou.

Além do vice-governador e da secretária, fazem parte da comitiva do Estado a secretária adjunta de Jornalismo da Secom, Carol Sanford, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira, e representante da Assessoria Internacional do Governo. Também participarão da COP 16 representantes do Sebrae MT, Programa REM (REDD Early Movers), Instituto Produzir, Conservar e Incluir (Instituto PCI) e Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora