Connect with us

MATO GROSSO

Programa Verde Novo realiza plantio de mudas de árvores em parceria com empresa Pactus Transportes

Publicado

em

Cem mudas de árvores foram plantadas no Parque da Família, em Cuiabá, e outras cem mudas foram distribuídas pelo Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a empresa Pactus Transportes, na manhã do último sábado (19 de outubro), durante a ação alusiva ao “Dia da Natureza” e ao mês das crianças, onde funcionários da empresa, seus familiares e população em geral puderam se beneficiar da iniciativa sustentável, que contou ainda com brincadeiras, exercícios físicos e um café da manhã saudável. É o segundo ano consecutivo de parceria entre Judiciário e a empresa do ramo de transportes.
 
“Estamos começando o período de chuva, então estamos começando também a atividade de plantio de mudas, mais uma vez, aqui no Parque da Família, com a empresa Pactus Transportes, que está nos auxiliando com esse plantio. Plantamos 100 mudas de árvores, como jatobá, ingá, ipês, angico, jacarandás e outras espécies pra deixar o parque bem arborizado, com sombra, um espaço bem agradável pra gente poder contemplar esse espaço que é pra toda comunidade”, disse a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
 
O diretor administrativo da Pactus Transportes, Jurandir Silva, destaca que a sustentabilidade está no planejamento estratégico da empresa, que busca realizar uma ação solidária ao mês e, uma vez por ano, comemora o Dia da Natureza em parceria com o Verde Novo, com o objetivo de despertar a conscientização ambiental entre seus colaboradores.
 
“Isso vai ao encontro dos valores da companhia, que dentro da sua visão, missão e valores tem a ação solidária. Vai ao encontro também de toda característica e perfil que a empresa espera dos seus colaboradores. Daí a importância de que a gente faça uma ação solidária no mínimo uma vez por mês. A gente preza muito por isso. É importante para o mundo e principalmente para Cuiabá, para o meio ambiente, para o ar que respiramos”, afirma Jurandir, que informa que a empresa adota outras ações sustentáveis, como recapeamento de pneus, recuperação de embalagens e aboliu o uso de copos descartáveis.
 
A coordenadora de Recursos Humanos da Pactus Transportes, Talissa Rodrigues, informa que uma das preocupações da empresa é engajar os filhos dos funcionários para que cresçam com a consciência ambiental. “Estamos muito felizes em estar aqui novamente promovendo essa ação tão importante, em conjunto não só com os nossos colaboradores, mas com os familiares. Então, a gente vem incentivando desde a infância a importância de cuidar do meio ambiente, em promover essa ação com a saúde, com o nosso lar e principalmente com a nossa cidade, que é tão quente. A gente vem sofrendo há alguns meses com esse calor e precisamos, sim, ter esse compromisso com a arborização da cidade. É um compromisso nosso com a sustentabilidade. É um momento em família e vamos enraizar neles a importância de terem compromisso desde a infância com a sustentabilidade”.
 
A analista de Recursos Humanos da Pactus Transportes, Thaís Vieira, levou o marido e a filha para juntos plantarem árvores no Parque da Família e aprovou a atividade. “Desde o ano passado participamos junto com o projeto. É muito bom incentivar! Este ano nós vamos plantar e isso fica registrado na memória da criança. É um incentivo. Precisamos tanto e por que não começar desde pequeno?”, comenta.
 
Voluntário do Programa Verde Novo há 3 anos, o aposentado Edilson Rosa, opina que cada ação, por mais local que seja, tem impactos em todo o planeta. “Cuiabá necessita de áreas verdes. Eu cresci tendo na cabeça que Cuiabá era a Cidade Verde, então a gente percebe que os prédios, as obras estão acabando com nossos espaços verdes. Devido a essa preocupação minha com a natureza, com a preservação do verde na nossa cidade, eu resolvi participar desse programa. Sempre penso na seguinte frase: ‘agir localmente, pensar globalmente’. Eu acho que o pouco que a gente faz na nossa cidade já está beneficiando a natureza de modo geral, tanto para flora quanto para fauna, e o homem incluído nesse processo”.
 
 #ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto em plano aberto que mostra o Parque da Família com dezenas de pessoas plantando mudas de árvores pelo gramado, que ainda está seco, devido à falta de chuvas. Ao fundo, é possível ver prédios e o céu azul ensolarado. Foto 2: Foto que mostra a funcionária da empresa Pactus, Thaís Vieira, a filha (que está no colo) e o marido dela, concedendo entrevista à TV.Jus. Ao fundo, é possível ver o ambiente do parque. Foto 3: Foto que mostra  van do Programa Verde Novo estacionada no parque, com a porta aberta, mostrando diversas mudas de árvores no interior do veículo. A van é toda envelopada com adesivo verde, com a logo do programa e a frase “Retire aqui sua muda grátis”.
 
Celly Silva/ Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT   
comunicacao.interna@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

ACP requer medidas urgentes para garantir sobrevivência de animais

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá, ingressou com ação civil pública ambiental contra o Estado de Mato Grosso requerendo, em pedido liminar, a adoção de providências imediatas para assegurar a sobrevivência da fauna no Pantanal, em razão da extrema escassez de recursos hídricos na região. Foi requerido ao Poder Judiciário que determine ao Estado o prazo de cinco dias para realização de ações de dessedentação (local onde os animais matam a sede), na Estrada Parque Transpantaneira.

Na ação, a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini ressalta que a dessedentação deve ser realizada com a utilização da melhor técnica / estratégia avaliada pela equipe Centro de Apoio Técnico à Execução Ambiental (Caex) do MPMT. Os pontos deverão ser selecionados e abastecidos para que se tenha disponibilidade de água em distâncias máximas de acordo com o deslocamento das espécies da fauna silvestres.

O MPMT pleiteia ainda que o Estado seja obrigado a implementar, em caráter de urgência, medidas de redução de velocidade e/ou sinalização ou, ainda, alternativa de travessia de animais silvestres na Estrada Parque Transpantaneira, dada a recorrência de atropelamentos.

Ao final do processo, caso a ação seja julgada procedente, o MPMT requer ao Judiciário que determine ao Estado a obrigação de realizar a coleta de dados de monitoramento de fauna e de disponibilidade hídrica na região de maneira contínua a fim de possibilitar o planejamento e a tomada de decisões pelo Poder Público durante todo o ano, evitando-se os riscos e danos à fauna silvestre. Solicita ainda a realização de estudos de impactos cumulativos das intervenções antrópicas na Bacia do Alto Paraguai, a fim de se identificar os fatores de redução da superfície de água no Pantanal, que estão agravando os impactos da seca na região.

O Estado poderá também ser condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, cujo valor será definido ao longo da ação. O montante da indenização deverá ser revertido em projetos de natureza ambiental.

Recomendação – Antes de ingressar com a ação judicial, o MPMT notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para que fossem adotadas ações preventivas para mitigar os danos, dentre as quais o abastecimento de pontes de dessedentação para a fauna silvestre ao menos na Estrada Transpantaneira.

Segundo o MPMT, em vistoria realizada pela equipe técnica da instituição foi constatado que nenhum dos pontos indicados estava ativo, com lona e água, embora a Sema tenha afirmado que acataria a recomendação e informado que a dessedentação no Pantanal estaria ocorrendo nas estradas Porto Conceição, com 11 pontos, e Cambarazinho, com três pontos.

Crédito da Imagem – ACP-MPMT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora