Connect with us

MATO GROSSO

Programa Verde Novo realiza plantio de mudas de árvores em parceria com empresa Pactus Transportes

Publicado

em

Cem mudas de árvores foram plantadas no Parque da Família, em Cuiabá, e outras cem mudas foram distribuídas pelo Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a empresa Pactus Transportes, na manhã do último sábado (19 de outubro), durante a ação alusiva ao “Dia da Natureza” e ao mês das crianças, onde funcionários da empresa, seus familiares e população em geral puderam se beneficiar da iniciativa sustentável, que contou ainda com brincadeiras, exercícios físicos e um café da manhã saudável. É o segundo ano consecutivo de parceria entre Judiciário e a empresa do ramo de transportes.
 
“Estamos começando o período de chuva, então estamos começando também a atividade de plantio de mudas, mais uma vez, aqui no Parque da Família, com a empresa Pactus Transportes, que está nos auxiliando com esse plantio. Plantamos 100 mudas de árvores, como jatobá, ingá, ipês, angico, jacarandás e outras espécies pra deixar o parque bem arborizado, com sombra, um espaço bem agradável pra gente poder contemplar esse espaço que é pra toda comunidade”, disse a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
 
O diretor administrativo da Pactus Transportes, Jurandir Silva, destaca que a sustentabilidade está no planejamento estratégico da empresa, que busca realizar uma ação solidária ao mês e, uma vez por ano, comemora o Dia da Natureza em parceria com o Verde Novo, com o objetivo de despertar a conscientização ambiental entre seus colaboradores.
 
“Isso vai ao encontro dos valores da companhia, que dentro da sua visão, missão e valores tem a ação solidária. Vai ao encontro também de toda característica e perfil que a empresa espera dos seus colaboradores. Daí a importância de que a gente faça uma ação solidária no mínimo uma vez por mês. A gente preza muito por isso. É importante para o mundo e principalmente para Cuiabá, para o meio ambiente, para o ar que respiramos”, afirma Jurandir, que informa que a empresa adota outras ações sustentáveis, como recapeamento de pneus, recuperação de embalagens e aboliu o uso de copos descartáveis.
 
A coordenadora de Recursos Humanos da Pactus Transportes, Talissa Rodrigues, informa que uma das preocupações da empresa é engajar os filhos dos funcionários para que cresçam com a consciência ambiental. “Estamos muito felizes em estar aqui novamente promovendo essa ação tão importante, em conjunto não só com os nossos colaboradores, mas com os familiares. Então, a gente vem incentivando desde a infância a importância de cuidar do meio ambiente, em promover essa ação com a saúde, com o nosso lar e principalmente com a nossa cidade, que é tão quente. A gente vem sofrendo há alguns meses com esse calor e precisamos, sim, ter esse compromisso com a arborização da cidade. É um compromisso nosso com a sustentabilidade. É um momento em família e vamos enraizar neles a importância de terem compromisso desde a infância com a sustentabilidade”.
 
A analista de Recursos Humanos da Pactus Transportes, Thaís Vieira, levou o marido e a filha para juntos plantarem árvores no Parque da Família e aprovou a atividade. “Desde o ano passado participamos junto com o projeto. É muito bom incentivar! Este ano nós vamos plantar e isso fica registrado na memória da criança. É um incentivo. Precisamos tanto e por que não começar desde pequeno?”, comenta.
 
Voluntário do Programa Verde Novo há 3 anos, o aposentado Edilson Rosa, opina que cada ação, por mais local que seja, tem impactos em todo o planeta. “Cuiabá necessita de áreas verdes. Eu cresci tendo na cabeça que Cuiabá era a Cidade Verde, então a gente percebe que os prédios, as obras estão acabando com nossos espaços verdes. Devido a essa preocupação minha com a natureza, com a preservação do verde na nossa cidade, eu resolvi participar desse programa. Sempre penso na seguinte frase: ‘agir localmente, pensar globalmente’. Eu acho que o pouco que a gente faz na nossa cidade já está beneficiando a natureza de modo geral, tanto para flora quanto para fauna, e o homem incluído nesse processo”.
 
 #ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto em plano aberto que mostra o Parque da Família com dezenas de pessoas plantando mudas de árvores pelo gramado, que ainda está seco, devido à falta de chuvas. Ao fundo, é possível ver prédios e o céu azul ensolarado. Foto 2: Foto que mostra a funcionária da empresa Pactus, Thaís Vieira, a filha (que está no colo) e o marido dela, concedendo entrevista à TV.Jus. Ao fundo, é possível ver o ambiente do parque. Foto 3: Foto que mostra  van do Programa Verde Novo estacionada no parque, com a porta aberta, mostrando diversas mudas de árvores no interior do veículo. A van é toda envelopada com adesivo verde, com a logo do programa e a frase “Retire aqui sua muda grátis”.
 
Celly Silva/ Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT   
comunicacao.interna@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Contratações intermitentes crescem 90% em Mato Grosso impulsionadas pelos setores de serviços e construção civil

Publicado

em

Por

Até setembro de 2024, Mato Grosso tinha 1.012 trabalhadores contratados de forma intermitente ativos, quase o dobro do que foi registrado em 2023, que encerrou o ano todo com 530 postos neste modelo. Em comparação com o ano passado, o volume de contratações intermitentes é cerca de 91% maior. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O trabalho intermitente é caracterizado pela contratação formal de trabalhadores, que têm seus direitos garantidos, mas atuam apenas sob demanda, sendo remunerados pelos dias ou horas trabalhados.

O Estado contabilizou, até setembro deste ano, 2.806 contratações intermitentes e 1.794 desligamentos – o que resultou em um saldo positivo de 1.012 vagas ativas. As informações do Novo Caged evidenciam o crescimento desse modelo de trabalho no mercado mato-grossense. Em comparação com 2023, houve um total de 3.950 admissões e 3.420 desligamentos, dando o saldo positivo de apenas 530 ao final do ano.

Os dados setoriais mostram que, em 2023, as 3.950 admissões intermitentes foram distribuídas entre os setores agropecuário (108), industrial (106), construção civil (1.542), comércio (590) e serviços (1.604). Entre as faixas etárias, destacaram-se trabalhadores de 30 a 39 anos, que preencheram 1.126 vagas; seguidos por jovens de 18 a 24 anos, com 993 vagas; e pela faixa de 25 a 29 anos, com 726. Já os trabalhadores de 40 a 49 anos ocuparam 726 vagas, enquanto os de 50 a 64 anos preencheram 318.

Já em 2024, as 2.086 admissões foram nos seguintes setores: agropecuário (98), industrial (85), construção civil (580), comércio (242) e serviços (1.801). No mesmo período, 1.755 homens e 1.051 mulheres foram admitidos como trabalhadores intermitentes. A faixa etária predominante foi novamente a de 30 a 39 anos, com 775 vagas preenchidas; seguida pelos trabalhadores de 18 a 24 anos, que ocuparam 716 vagas. A faixa de 25 a 29 anos somou 500 admissões, enquanto os trabalhadores de 40 a 49 anos preencheram 522 vagas, e os de 50 a 64 anos, 260.

O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos intermitentes, tanto em 2023 quanto em 2024, com crescimento de 12,3% nas admissões. Foram 1.604 para 1.801 de um ano para o outro. A construção civil também se destacou em ambos os anos, apesar da redução no número de admissões, de 1.542 em 2023 para 580 em 2024.

Trabalhadores com ensino médio completo lideraram as contratações no modelo intermitente em Mato Grosso nos dois anos. Em 2023, foram 2.281 admissões desse grupo, seguido por 437 trabalhadores com ensino fundamental completo e 228 com ensino superior completo. Já em 2024, o perfil de escolaridade predominante se manteve o mesmo – 1.877 admissões foram de pessoas com ensino médio, enquanto 165 vagas foram ocupadas por quem tinha ensino fundamental completo e 213 por quem tinha ensino superior completo.

Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinícius Hideki, os dados refletem um cenário de crescimento econômico e geração de empregos, especialmente em atividades relacionadas à manutenção e segurança.

“O desempenho positivo registrado pelo Novo Caged reflete um mercado de trabalho aquecido em Mato Grosso, impulsionado especialmente por setores como mercado imobiliário e construção civil. Esses segmentos têm demandado profissionais para atividades como manutenção e segurança, evidenciando o impacto direto do crescimento econômico nessas áreas”, relata Vinicius.

Para o secretário Cesar Miranda, esse crescimento reflete a solidez das políticas públicas estaduais voltadas para a geração de emprego e a retomada econômica, que têm fortalecido setores estratégicos como serviços e comércio.

“O saldo recorde de contratações intermitentes é resultado direto das ações que promovemos para fomentar o emprego e o crescimento econômico. As iniciativas do Governo de Mato Grosso voltado a qualificação profissional, aliadas ao fortalecimento de setores estratégicos, têm sido fundamentais para o sucesso desse modelo. Seguimos firmes no propósito de fazer de Mato Grosso um estado forte, próspero e com oportunidades para todos”, destaca Miranda.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora