Neste sábado, dia 19, os cartórios de Mato Grosso realizarão um mutirão para emissão gratuita de Autorizações Eletrônicas de Doação de Órgãos (AEDO). Em Cuiabá, o evento será realizado na Praça da República, das 8h às 14h, no centro. Entre os objetivos está reduzir a fila de transplantes no Brasil, que atualmente conta com mais de 60 mil pessoas aguardando. A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, responsável pela fiscalização do chamado Foro Extrajudicial, apoia a iniciativa.
A diretora do Departamento do Foro Extrajudicial (DFE), Nilcemeire dos Santos Vilela, explica que o AEDO é um documento que assegura a vontade de ser doador de órgãos e pode ser emitido por qualquer cidadão interessado, desde que apresente documento de identificação com foto. Caso o doador deseje incluir novos órgãos à autorização, deve revogar a anterior e emitir uma nova declaração.
Desde o lançamento da AEDO, em abril deste ano, mais de 250 autorizações já foram emitidas em cartórios do estado. O documento pode ser consultado por meio do CPF do falecido pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.
Mato Grosso conta com 50 hospitais habilitados para captação de órgãos, localizados em cidades como Cuiabá, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra. A habilitação ocorre em unidades com UTI, permitindo a conservação dos órgãos até a chegada das equipes de coleta.
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT