Connect with us

MATO GROSSO

Corregedoria Participativa chega a São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Vila Rica

Publicado

em

As comarcas de São Félix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá), Porto Alegre do Norte (1.031 km de Cuiabá) e Vila Rica (1.266 km de Cuiabá) são as próximas a receberem a visita do Programa Corregedoria Participativa entre os dias 21 e 24 de outubro. A comitiva é liderada pelo corregedor, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e visitará as unidades judiciais das três comarcas.
 
O corregedor eleito, desembargador José Luiz Leite Lindote, também integrará a comitiva, participando pela primeira vez do programa. “É uma satisfação tê-lo conosco nesta missão, que visa aproximar o Poder Judiciário da sociedade. É um momento valioso em que ouvimos as demandas, desafios e sugestões para melhorar a prestação jurisdicional”, destacou o corregedor Juvenal Pereira.
 
O Programa Corregedoria Participativa tem o objetivo de estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a sociedade, promovendo o diálogo com todos os segmentos que compõem ou utilizam o Judiciário Estadual. Prefeitos, secretários municipais, partes interessadas, sociedade civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, magistrados e servidores estão convidados a participar desse momento.
 
Além das visitas, a programação inclui debates, treinamentos e escuta ativa. Paralelamente, são realizadas correições presenciais nas unidades judiciais, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde o início da gestão do corregedor Juvenal Pereira, 73 comarcas já foram visitadas e 266 unidades judiciais passaram por correição, com o auxílio de juízes auxiliares e cooperados. A meta é visitar todas as 79 comarcas do Estado até o final da gestão.
 
“Seguimos realizando as correições com números expressivos, visando finalizar a gestão com 100% das unidades visitadas. Ao mesmo tempo, trocamos conhecimentos, discutimos boas práticas e metas, sempre pensando no aperfeiçoamento dos serviços do Poder Judiciário para a população”, afirmou o juiz auxiliar da CGJ-TJMT, Emerson Cajango. 
 
A comitiva também conta com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria, Cristiane Padim, que auxilia o corregedor nas visitas e tem, entre suas atribuições, ações relacionadas à mediação e solução consensual de conflitos, socioeducativo, juizados especiais e o cumprimento das metas 3 e 1 do CNJ. “Seguimos trabalhando com o propósito de fortalecer os vínculos com a comunidade local, fomentando a transparência, a resolução de conflitos e a participação cidadã nas atividades judiciais”, ressaltou a magistrada.
 
Programação
Segunda-feira (21 de outubro) – São Félix do Araguaia
Terça-feira (22 de outubro) – Porto Alegre do Norte
Quarta-feira (23 de outubro) – Vila Rica
Quinta-feira (24 de outubro) – Vila Rica
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1: Corregedor Juvenal Pereira da Silva está em pé, e sorri para o público que está sentado em um auditório. Ele veste um terno azul-escuro, camisa clara e usa óculos de grau. Ele segura o microfone com a mão direita. Ao fundo, projetada na parede, a logo da CGJ-TJMT com a uma bússola.
 
Gabriele Schimanoski/ Foto: Alair Ribeiro
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Comitiva do Tribunal de Justiça de MT participa do maior evento de Justiça e tecnologia do país

Publicado

em

Por

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) participou do 8º ExpoJud, o maior congresso de tecnologia, inovação e Direito para o ecossistema de Justiça do país, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, em Brasília. 
 
Seis projetos do TJMT foram apresentados no evento: Gestão por OKR, Monitoramento de Infraestrutura, Justiça Restaurativa – Servidores da Paz, Sistema de Arrecadação, Assistente de Inteligência Artificial – LexIA e Análise Orçamentária de TIC. 
 
Um estande do TJMT também foi apresentado no evento nacional, recebendo cerca de 500 pessoas que conheceram os projetos do tribunal mato-grossense, sendo que dezenas entraram em contato pedindo sessões técnicas para conhecer melhor os projetos da exposição.
 
Em três dias de intensa programação, servidores e magistrados do TJMT também ministraram palestras nos painéis do ExpoJud. O desembargador Luiz Octávio Saboia Ribeiro apresentou a palestra “Inovação, tecnologia e gestão nos gabinetes do Poder Judiciário” e o treinamento sobre provas digitais; o desembargador Márcio Vidal participou do painel “O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça”; o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Thomas Augusto Caetano, participou do painel “Infraestrutura de TI: construindo uma base tecnológica para um futuro eficiente” e dentre os cases da Justiça, foi apresentado o Programa Servidores da Paz, com abordagens práticas da Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz realizado com servidores. 
 
“O ExpoJud é tido como referência, todos os 97 tribunais estavam representados lá. É importante porque movimenta todo o ecossistema de inovação, mas também possibilita que tenhamos contato com players da iniciativa privada, tendo contato com práticas e ferramentas novas, tecnologias novas, com formas de trabalhar diferenciadas. É muito válido, muito rico para o Judiciário, que consegue se inserir no cenário da inovação e apresentar para o Brasil aquilo que está sendo feito, além de fomentar o ambiente de cooperação”, pontuou o desembargador Saboia. 
 
“Foi uma experiência muito boa. Conhecer projetos e dificuldades de outros tribunais, ter networking com vários colegas de outros tribunais, conseguimos aprender muito, são aprendizados que esse contato e essa interação com outros órgãos com realidades diferentes nos trazem. Essa diversidade de ambientes e práticas é algo que nos enriquece muito porque você consegue perceber outras perspectivas desse ecossistema, entender outras soluções e realidades diferentes e úteis para construirmos nossas próprias soluções”, avaliou Thomas.
 
Tribunais de justiça, tribunais eleitorais, Ministério Público de vários estados, Defensorias, laboratórios de inovação e empresas fornecedoras de tecnologia se reuniram no evento na capital federal, no intuito de compartilhar experiências e promover networking entre pessoas de diferentes órgãos e instituições. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida do painel do ExpoJud com o coordenador Thomas. Ele está sentado em uma poltrona, fala ao microfone, à direita há outros três palestrantes e ao fundo um painel digital escrito ExpoJud com fundo azul. Imagem 2: foto vertical colorida do desembargador Luiz Octávio Saboia proferindo palestra. Ele está em pé, segura um microfone, ao fundo há painéis digitais escrito ExpoJud.
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora