Connect with us

MATO GROSSO

Com auxílio do Vigia Mais MT, Ciopaer recupera caminhonete furtada em Cuiabá

Publicado

em

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) recuperou, na manhã desta sexta-feira (18.10), uma caminhonete Toyota Hilux furtada na noite de quinta-feira (17), no bairro Quilombo, em Cuiabá. A localização foi possível após câmeras do programa Vigia Mais MT registrarem o trajeto do veículo durante a fuga.

O furto ocorreu por volta das 19h20, quando o proprietário estacionou o veículo próximo a um restaurante na avenida Filinto Muller. Ao retornar, às 20h, a caminhonete já havia sido levada. Imediatamente, as forças de segurança foram acionadas via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que passou a monitorar as câmeras do programa e identificaram que a Hilux havia se dirigido à região do Sucuri.

Na manhã seguinte, o Ciopaer foi acionado para dar auxílio nas buscas e localizou a caminhonete abandonada. O piloto do Ciopaer, bombeiro Pedro Paulo, explicou que, com ajuda do Vigia Mais MT, foi possível delimitar uma área em que o veículo poderia estar.

“O veículo estava em um local de difícil acesso, dentro da mata, que cobria o veículo e impossibilitando a visualização das viaturas. Foi um verdadeiro trabalho em conjunto, pois a informação precisa chegar de forma eficaz até quem está na ponta. As câmeras do Vigia nos ajudaram a direcionar as buscas, indicando a rota que a caminhonete tinha seguido. Assim, delimitamos uma área para as buscas e com o apoio do helicóptero, que cobre uma região mais ampla, conseguimos localizar o veículo”, afirmou o militar.

Os criminosos não estavam no local, e as forças policiais continuam as diligências para localizá-los. A vítima foi informada da recuperação do veículo. O caso foi encaminhado para apuração da Polícia Judiciária Civil.

Tecnologia e segurança

O Vigia Mais MT é um programa do Governo de Mato Grosso que integra tecnologia às ações de segurança pública. Com investimento de R$ 30 milhões, a iniciativa prevê a instalação de 15 mil câmeras em todos os 142 municípios do estado, além de possibilitar a parceria com entes públicos e privados interessados em colaborar no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse coletivo.

Em Cuiabá, já estão em funcionamento 1.700 câmeras instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir os índices de violência na capital.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola da Magistratura debate transformação digital no Judiciário durante evento em Brasília

Publicado

em

Por

O desembargador vice-diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, participou da oitava edição da Expojud, o principal evento de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema da Justiça no Brasil. Ele participou junto ao Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, que também esteve presente na feira de inovações. O evento foi realizado em Brasília e reuniu especialistas e líderes do Judiciário para discutir o futuro da Justiça.
 
Integrante do painel ‘O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça, na ocasião, Vidal estava ladeado pelo presidente do Copedem e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas; além do desembargador Alexandre Miguel, diretor-geral da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
 
O painel destacou a importância da formação continuada de juízes e servidores para o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados, na administração da Justiça. A discussão também abordou a necessidade de adaptação das escolas judiciais para oferecerem cursos e treinamentos que atendam às demandas do Judiciário 4.0.
 
Durante sua apresentação, o desembargador Márcio Vidal, vice-diretor da Esmagis e presidente do Instituto Antônio Rulli Júnior – Centro de Estudos da América Latina (CEA) ressaltou que a participação do Copedem em eventos como o Expojud reforça a preocupação da atualização e qualificação dos magistrados brasileiros em temas atuais como a Inteligência Artificial.
 
Em sua fala, o presidente do Copedem lembrou o contexto histórico da utilização dos recursos tecnológicos no Tocantins, desde a sua época de juiz no sudeste do Estado. “A transformação digital já é uma realidade no Judiciário e as escolas judiciais têm um papel fundamental nesse processo”, afirmou o desembargador Marco Villas Boas. “Precisamos capacitar nossos magistrados e servidores para que eles possam utilizar as novas tecnologias com ética a favor da Justiça, garantindo mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional”, ressaltou.
 
Ainda, o diretor Emeron, desembargador Alexandre Miguel afirmou que a participação do Copedem na Expojud reforça o compromisso da instituição com a modernização do Judiciário e a busca por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.
 
Sobre a Expojud – A Expojud 2024 foi realizada em Brasília de 15 a 17 de outubro de 2024, é o principal evento de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema da Justiça no Brasil. Com o tema central “Justiça 4.0: construindo o futuro da justiça”, o congresso reúne especialistas, magistrados, servidores e empresas para discutir as tendências e desafios da transformação digital no Judiciário. O encontro proporciona também um espaço de networking e troca de
 
experiências entre os participantes, com a presença de mais de 130 expositores apresentando soluções inovadoras para o setor.
 
Descrição da imagem: Foto horizontal e colorida. Imagem de três homens sentados em poltronas brancas e conversando entre si. O primeiro usa terno cinza e calça azul. O segundo usa terno preto e camisa e gravata rosa. Terceiro homem usa terno preto, camisa e gravata cinzas.
 
Keila Maressa com informações da Esmat-MT 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora