Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Rondonópolis promove divulgação do Programa Padrinhos

Publicado

em

A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, está promovendo a divulgação do Programa Padrinhos, recentemente ampliado para todas as comarcas de Mato Grosso. Nesta semana, a magistrada visitou uma unidade do Rotary Club e realizou uma ação de sensibilização, apresentando as diferentes formas de apadrinhamento: afetivo, prestador de serviço e provedor.
 
“No Rotary Comunidade, a ideia foi muito bem recebida e eles irão repassar a informação aos outros Rotarys da cidade. Nosso objetivo é visitar cada um deles e promover a divulgação”, afirmou a juíza.
 
Ela destaca que o foco inicial é alcançar adolescentes abrigados, promovendo o apadrinhamento afetivo, no qual o padrinho ou madrinha visita regularmente o apadrinhado, retirando-o da unidade de acolhimento para passar fins de semana, feriados ou férias em sua companhia, mediante autorização judicial e da instituição. “Vamos fazer uma grande campanha para sensibilizar e conseguir esses padrinhos. Minha intenção é que eles possam passar o Natal e o Ano Novo com seus padrinhos ou madrinhas, pois o final de ano é um período muito difícil para quem está acolhido”, explicou.
 
O Programa Padrinhos é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT), através da Comissão Estadual de Adoção (Ceja-MT), com o objetivo de promover o apadrinhamento de crianças e adolescentes em acolhimento institucional ou familiar. No início do mês, a Corregedoria lançou o Cadastro Virtual do Programa Padrinhos, abrindo a possibilidade de adesão para todas as comarcas do Estado.
 
Além do apoio da sociedade, a magistrada conta com a colaboração da professora e psicóloga Lorena Scatolin, que realizará um trabalho de educação sexual com foco nos adolescentes abrigados. “A doutora Lorena é uma psicóloga experiente. Até o ano passado, era professora na Faculdade Fasipe e coordenadora do curso de Psicologia. Hoje, atua na pós-graduação. Ela será uma madrinha prestadora de serviço e está muito engajada nessa missão. Se dispôs a acompanhar os adolescentes, abordando a educação sexual, um tema extremamente necessário”, explicou a juíza.
 
A magistrada convidou todos a aderirem ao Programa Padrinhos e agradeceu o empenho daqueles que já estão envolvidos, contribuindo de alguma forma para o bem-estar das crianças e adolescentes acolhidos. “Quando oferecemos amor, não apenas doamos, mas recebemos muito mais. O apadrinhamento, seja ele afetivo, provedor ou prestador de serviço, traz um grande benefício para quem se envolve. Por isso, convido a todos a abraçarem essa causa. Estou confiante de que será um sucesso”, concluiu.
 
O Projeto Padrinhos foi lançado pela Corregedoria em maio de 2008, com o objetivo de atender crianças e adolescentes acolhidos que têm poucas chances de reintegração familiar por meio da adoção. Posteriormente, tornou-se um programa, e, de 2008 a 2024, foram registrados 476 padrinhos. Atualmente, em Mato Grosso, há quatro padrinhos afetivos, 19 prestadores de serviços e 13 provedores ativos.
 
Saiba mais sobre o Programa Padrinhos:
 
Mais informações: https://padrinhos.tjmt.jus.br/.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Magistrada posa durante visita ao Rotary. Todos estão em pé, sorriem para a foto e vestem uma camisa branca com a logo do Programa Padrinhos em azul. Foto 2: A psicóloga Lorena Scatolin aparece sentada no canto direito da foto. Ela veste a camisa do Programa e conversa com outra mulher que está sentada à frente.
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MEC autoriza pedido de Jayme Campos para curso de medicina no Vale do Araguaia

Publicado

em

Por

Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia receberam uma notícia promissora na área de Saúde que é a autorização para que a UNIVAR – Centro Universitário do Vale do Araguaia realize ainda neste ano de 2024, seu primeiro vestibular para o curso de medicina, uma das mais promissoras profissões da atualidade.

“Pouco mais de 30 dias após reunião na Presidência da República com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em companhia do reitor Marcelo Soler, foi publicada hoje, 18 de outubro (em anexo) a Portaria do Ministério da Educação através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, autorizando o funcionamento do curso de medicina com 49 vagas anuais”, comemorou o senador Jayme Campos.

O senador do União Brasil por Mato Grosso lembrou que o anúncio não poderia acontecer em um dia mais importante, pois em 18 de outubro se comemora o Dia do Médico.

Essa foi uma luta que começamos a implementar alguns anos atrás e que agora se tornou realidade e permitirá que milhares de pessoas do Vale do Araguaia no Mato Grosso e na parte Oeste de Goiás e até mesmo do Tocantins e sul do Pará, vislumbrem a possibilidade de frequentar um curso de medicina e se tornar um profissional gabaritado no atendimento as pessoas.

“Um curso desta envergadura movimenta a cidade e toda a região e possibilitará em breve que se coloque profissionais de saúde a disposição do mercado de trabalho e da população”, disse Jayme Campos, lembrando que segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tem pouco mais de 550 mil médicos o que representa 2,56 profissional para cada mil habitantes, um índice que se assemelha a países desenvolvidos, mas a distribuição dos mesmos é desigual, pois existe uma concentração de profissionais nos grandes centros.

Jayme Campos citou que é fundamental um curso de Medicina em Barra do Garças e região, justamente por causa da concentração de profissionais de saúde nos grandes centros, impondo aos pacientes em alguns casos, viagem a procura de tratamento especializado.

“O curso de Medicina vai levar a implantação de um Hospital Escola e o atendimento aos pacientes do SUS e até mesmo particulares, além de possibilitar que com o passar do tempo se amplie o número de vagas para novos acadêmicos e com isto permita que os novos médicos fiquem nas cidades e promovam o atendimento necessário, ou seja, quanto mais profissionais, maiores as chances de que todas as cidades tenham médicos especialistas e atendam a todas as demandas existentes”, frisou o senador.

Jayme Campos relembrou que como governador de Mato Grosso (1991/1994) teve o prazer de transformar em realidade a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) que já existe em todas as regiões de Mato Grosso e que assim como a semente plantada agora na UNIVAR em Barra do Garças, coloca no mercado profissionais gabaritados em todas as áreas profissionais, como também na área da Medicina que é uma das que atrai o maior interesse de jovens em busca de uma carreira promissora e humanista.

“É sempre bom carregar o sentimento de ter trabalhado e continuar trabalhando em prol de Mato Grosso e sua população e saber que os frutos do nosso esforço e dedicação atinge resultados para as demais pessoas, pois nos dias de hoje os discursos fáceis podem criar uma atmosfera de satisfação, mas só o tempo demonstrará aqueles que trabalharam em prol dos demais como foi no caso da UNEMAT e será no caso da UNIVAR no Vale do Araguaia”, disse o senador Jayme Campos.
Por fim Jayme Campos assinalou que sua meta enquanto legislador é avançar também para outras profissões além da medicina, como engenharia, advocacia, pedagogia, tecnologia em informação, veterinária, cientista, administrador, contabilista, arquiteto, nutricionista, automação, robótica, enfim, toda uma gama de profissões que possam estar a disposição de toda a população em todas as regiões de Mato Grosso.

Fonte: POLÍTICA MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora