Na noite de sábado (01), equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, para realizar fiscalização em um ônibus de transporte coletivo que seguia sentido Rondonópolis-MT para Cuiabá-MT.
Uma menor de idade chamou atenção da equipe por estar viajando só. Ao ser questionada sobre suas bagagens, a menor alegou não possuir nenhuma e não saber quanto tempo ficaria em Cuiabá-MT.
Entretanto, a adolescente possuía bagagem sim, e em revista no bagageiro do ônibus, a equipe encontrou em seu interior aproximadamente 25 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 22,4 quilos.
Ao ser questionada novamente sobre a situação, a menor confessou que a mala era sua e que lhe entregaram em Rondonópolis-MT, para que ela a transportasse até Cuiabá-MT, onde alguém iria lhe esperar na rodoviária para pegar o produto.
Diante das informações obtidas, a equipe constatou, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas. A menor e todo material apreendido foram encaminhados à Polícia Judiciária para as medidas cabíveis.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.