Connect with us

Sorriso

Atleta do polo cultural Santa Maria vence campeonato mundial de capoeira em Brasília

Publicado

em

Aluno foi destaque na etapa final do Campeonato internacional Volta do Mundo Bambas (VMB8) ao conquistar o primeiro lugar na categoria juvenil.

No último final de semana, entre os dias 11 e 12 de outubro, no Arena Hall, em Brasília, o atleta de Sorriso Francisco Lauro Monteiro de Campos (Chico), de 16 anos, do grupo Capoeira Nagô, eliminou seis adversários e ficou campeão na categoria juvenil no maior campeonato de capoeira do mundo, Volta do Mundo Bambas (VMB8).

Segundo o campeão, sua vitória é fruto de muita dedicação. “A maior batalha é sempre comigo mesmo, todos os dias, tentando manter a disciplina e o foco nos treinamentos. Durante um mês, mantive uma rotina de quatro treinos ao dia”, contou Chico, ao relatar que sua meta é se manter invicto até sua entrada na categoria profissional.

O atleta, apesar de jovem, já carrega uma longa bagagem de competições e medalhas em sua trajetória. “Já participei de 13 competições, fiz inúmeras lutas com atletas talentosos, e a grande maioria das competições eu estive no pódio. Tenho seis medalhas de ouro e duas medalhas de bronze”, pontua ele ao dedicar sua vitória aos seus pais.

“Eu quero viver a capoeira até meu último dia de vida, porque sempre ela esteve de braços abertos para mim. Um dia antes do meu nascimento, minha mãe jogou capoeira; meus pais dizem que eu ginguei antes mesmo de andar. Quero manter esse legado vivo na minha família, e vou ser o melhor capoeirista do mundo, profissionalmente, algum dia”, concluiu.

Sorriso participou do campeonato com uma delegação de 17 capoeiristas, que batalharam pelas categorias infantil e juvenil masculino e feminino. Todos eles fazem parte dos grupos de capoeira Nagô, Capoeira Brasil e Muzenza, dos polos de cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de Sorriso-MT.

Para o professor do Grupo Capoeira Brasil, Jefferson Reber Scholz (Bordado), participar do campeonato foi uma experiência rica para todos. “O nível técnico das competições estava altíssimo. Nossos alunos lutaram lindamente e todos aprendemos muito. Agora, podemos nortear nossos próximos passos e aprimorar ainda mais nossas técnicas de trabalho. Além disso, as crianças se divertiram bastante e puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade de Brasília”, contou ele.

Os atletas viajaram com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude e de patrocínios privados. Mato Grosso foi destaque na competição trazendo ao Estado o 1° e 2° lugares nas categorias juvenil masculina e juvenil feminina.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Relatório aponta que incêndio no DMEG foi criminoso

Publicado

em

Por

Município deve enviar relatório da situação à Sema e Promotoria Pública

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o incêndio ocorrido no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) no dia 12 de outubro apresenta características criminosas. O coordenador da Compdec, sargento BM Alberto dos Santos, frisa que compareceu no local na data e foi possível constatar que o incêndio teve início na lateral do depósito e só então se deslocou para o centro da montanha de resíduo.

“Como não havia nem sinal de fumaça e nem de fogo poucas horas antes do ocorrido e, dadas as características do local tudo leva a crer que foi um incêndio criminoso”, reforça Alberto.

Diante disso, um relatório com imagens e dados foi elaborado e também registrado um boletim de ocorrência do fato. Agora, todo o material produzido pela Defesa Civil e o relatório do trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para conter os focos de incêndio, será juntado e protocolado tanto na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto na Promotoria Pública detalhando os esforços de contenção.

“Estamos realizando um esforço coletivo e de maneira enfática para conter os focos; porém, desde o dia 12 outros focos foram registrados; naturalmente há uma grande combustão no local e muito nos entristece essa constatação da Defesa Civil de que foi um incêndio criminoso”, afirma o prefeito Ari Lafin. “Esse é um grave crime ambiental”, reforça.

O prefeito adiantou que as equipes da Semosp; Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec); Trânsito, Segurança e Defesa Civil (Semdec); Secretaria de Governo (Semgov); Procuradoria Jurídica; Compdec e o Corpo de Bombeiros, estiveram reunidas no início desta sexta-feira (18 de outubro) para definir os próprios passos.

“Todo o trabalho precisa ser ordenado e realizado de forma conjunta, é uma união de esforços; estamos atuando de forma intensa para que possamos efetivamente fechar o DMEG e de forma gradativa iniciar a recuperação do espaço”, acrescenta Ari.

Atendimento retomado

Mesmo com o intenso trabalho das equipes da Semosp, o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue com focos de incêndio. No entanto, o recebimento de resíduos será retomado no local, a partir desta sexta-feira (18 de outubro), de forma gradativa, em uma área isolada, e em horário reduzido, das 7h às 13h, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

A redução do horário de atendimento obedece ao decreto n.º 1.144, que estabelece a necessidade de contenção de despesas na Administração Municipal. À tarde, como a equipe estará reduzida, somente serão aceitas as entregas de resíduos de poda.

Cabe ressaltar que no DMEG só pode ser depositado o material oriundo de pequenos geradores de resíduos, como cortadores de grama, podadores de árvores e os próprios moradores ao limpar seus quintais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora