“Sem dúvida, foram dias incríveis em que vimos muitas crianças emocionadas e cheias de alegria. Ver a alegria dessas crianças é algo que não tem preço”, declarou a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Paes Bugalho no evento do Dia das Crianças, na Arena Pantanal. A ação do Governo de Mato Grosso, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que conta com a parceria do Programa SER Família Criança, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, beneficiou, somente nesse sábado (12.10), 500 crianças.
A programação, que teve início na quinta-feira (10) e segue até neste domingo (13), já recebeu cerca de 5 mil crianças em vulnerabilidade social, que foram recepcionadas com lanches, brincadeiras e entregas de brinquedos. Quem esteve no local também assistiu a um espetáculo circense e com personagens infantis.
Foto: Josi Dias | Setasc-MT
A estrutura conta com cenários cenográficos, como o Jardim da Disney, uma roda gigante de 4 metros, a Casa do Mickey, a Confeitaria do Circo, um carrossel, além de brinquedos como cama elástica, tobogã, touro mecânico e piscina de bolinhas.
“Acho muito gratificante poder proporcionar esse tipo de evento para crianças carentes, com a mesma qualidade que geralmente só se vê em festas de elite. Foi muito emocionante ver todos juntos em oração neste dia. É um momento que toca o coração, uma grande alegria para mim e para essas crianças”, afirmou Virginia Mendes.
Foto: Josi Dias | Setasc-MT
A Cel. Grasi Bugalho destacou a emoção de participar de um evento tão grandioso voltado às crianças de Mato Grosso. Segundo ela, o pedido da primeira-dama de Mato Grosso de oferecer um dia inesquecível, com presentes e atividades de primeira qualidade, foi plenamente atendido. Além de elogiar o trabalho conjunto entre diversos colaboradores, a secretária ressaltou a importância de ver a alegria das crianças, algo que, para ela, não tem preço.
“O pedido da primeira-dama de fazer algo inesquecível e de altíssima qualidade para nossas crianças mato-grossenses foi plenamente alcançado. Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação, e só tenho a agradecer à primeira-dama, que nos inspira a fazer cada vez mais pela população. Também quero agradecer a todos os envolvidos nessa parceria, com a Secel e o secretário da pasta, Davi Moura. É uma honra poder entregar presentes e uma estrutura de qualidade para cada criança”, afirmou a secretária Cel. Grasi.
Hilda de Oliveira Rocha Silva, moradora da região do Contorno Leste, expressou sua gratidão pela iniciativa do Governo em proporcionar um dia especial para as crianças da comunidade, destacando a importância desse apoio para famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
“É muito gratificante ver o governo se preocupando com nossas crianças, proporcionando um dia de alegria, brincadeiras e até presentes. Muitas mães, como eu, não têm condições de comprar presentes para seus filhos no Dia das Crianças. Esse gesto do governo é algo que só temos a agradecer, pois faz uma diferença enorme na vida das nossas crianças”, afirmou Hilda.
Foto: Josi Dias | Setasc-MT
Thayná Cristyna, de 8 anos, filha de Hilda, expressou sua alegria ao participar das atividades organizadas pelo governo, ressaltando a diversão proporcionada pelos brinquedos e o encantamento com o show.
“Estou achando tudo muito legal! É a primeira vez que venho a um lugar assim, e eu adorei. Gostei muito da bailarina no show. Quero voltar mais vezes”, afirmou Thayná, com um sorriso de entusiasmo enquanto aproveitava o evento.
Valdirene Melo da Rocha, moradora do bairro Pedra 90 e representante da Associação Alfa Guerreiras da Fé, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado ao proporcionar um dia de lazer e diversão para as crianças da comunidade.
“A iniciativa foi muito boa. Trouxe doze crianças comigo, e ao todo, cerca de cinquenta da nossa associação. É uma oportunidade excelente para as crianças interagirem, brincarem e se divertirem em um dia especial. Muitas delas, por serem de uma comunidade humilde, não teriam condições de receber presentes ou participar de algo assim no Dia das Crianças”, afirmou Valdirene.
Ela também expressou sua gratidão ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes: “Agradeço por terem dado essa oportunidade de trazer as crianças aqui, proporcionando momentos de alegria para cada uma delas. Muito obrigada!”, finalizou.
A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.
A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.
De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.
Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.