Connect with us

MATO GROSSO

Desenvolve MT capacita agentes do interior do Estado para apoio a empreendedores

Publicado

em

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, a Desenvolve MT, capacitou, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11.10), 10 agentes de crédito do interior do Estado para atualizações nos procedimentos de cadastro e orientações sobre como ajudar os empreendedores durante a solicitação de crédito.

Participaram agentes dos municípios de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Matupá, Sinop e Rosário Oeste, além de credenciados da Associação Brasileira de Hotéis do Mato Grosso (ABIH/MT) e do Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura Mato-grossense (FSDS).

O minicurso teve seis módulos que envolveram as fases de liberação do crédito, desde o cadastro do empreendedor até a aprovação e pagamento.

Com um passo a passo das funções de um agente de crédito, o curso explica de forma mais aprofundada sobre as linhas de crédito da Desenvolve MT, como identificar qual a mais apropriada para o empresário e quais prazos devem ser seguidos. Além disso, orienta sobre como informar e conversar com o cliente, e até como assinar os contratos de forma online, como meio de desburocratizar e agilizar os processos.

“Estamos comprometidos em fortalecer nossa rede de agentes de crédito e garantir que eles estejam prontos para atender às demandas dos nossos empreendedores. Acreditamos que, com esse conhecimento, juntos podemos impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores do nosso Estado”, declarou Julianna Castro, assessora técnica especial da Agência, que ministra o curso e é responsável por coordenar os agentes de crédito.

Agente de crédito há três anos, Daiane Duarte, que atua na Sala do Empreendedor do município de Lucas do Rio Verde, destacou a importância de se manter atualizada para garantir um bom atendimento.

“Eu busco me aperfeiçoar, pesquisar no site da agência, mas ainda restavam dúvidas sobre como dar início, como ensinar um fornecedor ou um cliente. A cada dia surge uma dúvida diferente, por isso é importante nós estarmos sempre nos atualizando”, afirmou.

Além do crédito 100% digital, a Desenvolve MT atua em todo o Estado por meio de parcerias com prefeituras e entidades representativas, facilitando o acesso ao crédito. Os convênios incluem treinamentos periódicos com os agentes de crédito credenciados. Em 2024, mais de 86 agentes de 52 municípios já foram capacitados.

O curso visa garantir que os agentes de crédito estejam qualificados para auxiliar os empreendedores do início até o fim do processo de solicitação. Ele serve tanto para atualizar os agentes atuantes sobre as mudanças nos processos de solicitação, quanto para capacitar os novos agentes credenciados, como Valdirley Nunes, do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Sinop.

“Eu vim até Cuiabá para buscar essa capacitação e atender melhor as pessoas que vão nos procurar. Gostei muito do conteúdo e isso vai nortear nossa atuação no município”, contou Valdirley.

Consulte aqui os municípios parceiros.

*Com supervisão de Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola da Magistratura debate transformação digital no Judiciário durante evento em Brasília

Publicado

em

Por

O desembargador vice-diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, participou da oitava edição da Expojud, o principal evento de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema da Justiça no Brasil. Ele participou junto ao Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, que também esteve presente na feira de inovações. O evento foi realizado em Brasília e reuniu especialistas e líderes do Judiciário para discutir o futuro da Justiça.
 
Integrante do painel ‘O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça, na ocasião, Vidal estava ladeado pelo presidente do Copedem e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas; além do desembargador Alexandre Miguel, diretor-geral da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
 
O painel destacou a importância da formação continuada de juízes e servidores para o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados, na administração da Justiça. A discussão também abordou a necessidade de adaptação das escolas judiciais para oferecerem cursos e treinamentos que atendam às demandas do Judiciário 4.0.
 
Durante sua apresentação, o desembargador Márcio Vidal, vice-diretor da Esmagis e presidente do Instituto Antônio Rulli Júnior – Centro de Estudos da América Latina (CEA) ressaltou que a participação do Copedem em eventos como o Expojud reforça a preocupação da atualização e qualificação dos magistrados brasileiros em temas atuais como a Inteligência Artificial.
 
Em sua fala, o presidente do Copedem lembrou o contexto histórico da utilização dos recursos tecnológicos no Tocantins, desde a sua época de juiz no sudeste do Estado. “A transformação digital já é uma realidade no Judiciário e as escolas judiciais têm um papel fundamental nesse processo”, afirmou o desembargador Marco Villas Boas. “Precisamos capacitar nossos magistrados e servidores para que eles possam utilizar as novas tecnologias com ética a favor da Justiça, garantindo mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional”, ressaltou.
 
Ainda, o diretor Emeron, desembargador Alexandre Miguel afirmou que a participação do Copedem na Expojud reforça o compromisso da instituição com a modernização do Judiciário e a busca por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.
 
Sobre a Expojud – A Expojud 2024 foi realizada em Brasília de 15 a 17 de outubro de 2024, é o principal evento de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema da Justiça no Brasil. Com o tema central “Justiça 4.0: construindo o futuro da justiça”, o congresso reúne especialistas, magistrados, servidores e empresas para discutir as tendências e desafios da transformação digital no Judiciário. O encontro proporciona também um espaço de networking e troca de
 
experiências entre os participantes, com a presença de mais de 130 expositores apresentando soluções inovadoras para o setor.
 
Descrição da imagem: Foto horizontal e colorida. Imagem de três homens sentados em poltronas brancas e conversando entre si. O primeiro usa terno cinza e calça azul. O segundo usa terno preto e camisa e gravata rosa. Terceiro homem usa terno preto, camisa e gravata cinzas.
 
Keila Maressa com informações da Esmat-MT 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora