Connect with us

MATO GROSSO

Secel realiza Festival de Futebol das Crianças na Arena Pantanal neste sábado (12)

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realiza, neste sábado (12.10), o Festival de Futebol das Crianças 2024, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com 30 escolas e projetos de futebol inscritos, participam do torneio cerca de 500 crianças dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. O festival inicia a partir das 7h.

“Este evento oferece uma oportunidade única para que muitas crianças vivenciem a experiência de jogar na Arena Pantanal, um lugar que já recebeu grandes jogadores do futebol, e que muitas ainda não tiveram a chance de conhecer. Será uma manhã especial, de muita integração e de incentivo à prática esportiva”, destaca o secretário David Moura.

Os times são mistos, com meninos e meninas, divididos em duas categorias de faixa etária (7 e 8 anos, e de 9 e 10 anos). Cada jogo terá duração de 12 minutos sem intervalo. Os campeões e os vices serão premiados com medalhas e troféus.

Participam do Festival as equipes que tiveram a inscrição efetuada até o dia 29 de setembro. Os adversários de cada equipe, assim como outras orientações sobre o evento, foram divulgados no Congresso Técnico que ocorreu em formato online na quinta-feira (10.10).

Dia da Crianças SER Família

A área externa da Arena Pantanal também é cenário da comemoração do Dia da Crianças, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes. Realizado pela Secel em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), através do programa SER Família Criança, o projeto recebe crianças dos bairros e das escolas de Cuiabá e região, de sexta (11.10) até domingo (13.10).

A estrutura montada no setor Leste do estádio conta com cenários cenográficos, como o Jardim da Disney, uma Roda Gigante de 4 metros, a Casa do Mickey, a Confeitaria do Circo, um Carrossel, além de brinquedos como cama elástica, tobogã, touro mecânico e piscina de bolinhas.

Confira a programação completa aqui.

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso não registra casos de sarampo desde 2020, segundo Vigilância Epidemiológica da SES

Publicado

em

Por

O Estado de Mato Grosso não registra nenhum caso de sarampo desde o ano de 2020, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O último registro da doença no Estado foi no município de Lucas do Rio Verde, e o anterior foi registrado em 2008, na cidade de Sorriso.

O sarampo voltou a ficar em evidência na semana passada, após o Brasil receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as Américas passam a ser novamente a única região do mundo livre da infecção viral, que se caracteriza pela irritação na pele com manchas vermelhas. O sarampo havia sido eliminado do Brasil em 2015.

No entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o país voltou a registrar a circulação do vírus entre 2018 e 2022. Foram 39.779 casos confirmados e 40 mortes de crianças, neste mesmo período, em decorrência da doença.

Para cumprir os critérios de reverificação, o Brasil precisou demonstrar que não houve transmissão do vírus do sarampo durante pelo menos um ano, além de ter fortalecido o seu programa de vacinação de rotina, da vigilância epidemiológica e da resposta rápida a casos importados.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, celebrou a erradicação da doença no país e também reforçou a importância da vacinação para a erradicação de outras doenças.

“A vacinação é o que permite que tenhamos uma sociedade mais segura das doenças imunopreveníveis. Se vacinar é contribuir para eliminar doenças que atingem a população e, em sua grande parte, levam a complicações e até mesmo à morte. O Brasil voltar a ficar livre do sarampo e da rubéola é sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou.

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliano Melo, relembra que Mato Grosso lançou, em 2021, o programa Imuniza Mais MT, que premia com dinheiro as gestões municipais com melhores desempenhos nas coberturas vacinais.

“O Estado está na terceira edição do programa Imuniza Mais MT e, recentemente, divulgamos que 31 municípios de Mato Grosso serão premiados pelo programa em 2024. Esse tipo de incentivo aos municípios coopera para uma maior cobertura vacinal e, claro, para uma comunidade mais segura das doenças imunopreveníveis”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas vacinas que protegem contra o sarampo. São elas: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Mato Grosso recebeu 409.660 mil doses da vacina tríplice viral em 2024. Todas as doses já foram distribuídas aos municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora