Connect with us

Sorriso

NIF e PM resgatam cachorro após vizinhos denunciarem dono por maus-tratos

Publicado

em

Lei dos Crimes Ambientais prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço

Um cachorro, que estava vivendo em situação de abandono, foi resgatado nesta terça-feira (8 de outubro) durante uma ação conjunta da Polícia Militar e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão vinculado a Prefeitura de Sorriso. Um segundo animal, provavelmente da mesma ninhada, não resistiu e morreu de desnutrição.

O flagrante foi registrado em uma residência, situada na Rua das Pedras, no bairro Novo Horizonte.

As diligências iniciaram após vizinhos denunciarem que proprietário da residência havia viajado e deixado os animais com água e comida insuficientes.

“Foi necessário cortar uma corda que mantinha o portão fechado para termos acesso a parte interna do imóvel e resgatarmos os animais”, disse o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.

Diante da gravidade, o cachorro recebeu cuidados no local e, posteriormente, foi encaminhado para uma clínica veterinária que mantém convênio junto à Administração Municipal.

O tutor dos animais foi identificado e deve ser indiciado com base na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). O artigo 32 da referida lei prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Disque denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações de fiscalização e prevenção de crimes de maus-tratos por meio dos telefones (66) 3545 4769 e (66) 9 9927 2611 (NIF); 197 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Judiciária Civil).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Relatório aponta que incêndio no DMEG foi criminoso

Publicado

em

Por

Município deve enviar relatório da situação à Sema e Promotoria Pública

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o incêndio ocorrido no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) no dia 12 de outubro apresenta características criminosas. O coordenador da Compdec, sargento BM Alberto dos Santos, frisa que compareceu no local na data e foi possível constatar que o incêndio teve início na lateral do depósito e só então se deslocou para o centro da montanha de resíduo.

“Como não havia nem sinal de fumaça e nem de fogo poucas horas antes do ocorrido e, dadas as características do local tudo leva a crer que foi um incêndio criminoso”, reforça Alberto.

Diante disso, um relatório com imagens e dados foi elaborado e também registrado um boletim de ocorrência do fato. Agora, todo o material produzido pela Defesa Civil e o relatório do trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para conter os focos de incêndio, será juntado e protocolado tanto na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto na Promotoria Pública detalhando os esforços de contenção.

“Estamos realizando um esforço coletivo e de maneira enfática para conter os focos; porém, desde o dia 12 outros focos foram registrados; naturalmente há uma grande combustão no local e muito nos entristece essa constatação da Defesa Civil de que foi um incêndio criminoso”, afirma o prefeito Ari Lafin. “Esse é um grave crime ambiental”, reforça.

O prefeito adiantou que as equipes da Semosp; Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec); Trânsito, Segurança e Defesa Civil (Semdec); Secretaria de Governo (Semgov); Procuradoria Jurídica; Compdec e o Corpo de Bombeiros, estiveram reunidas no início desta sexta-feira (18 de outubro) para definir os próprios passos.

“Todo o trabalho precisa ser ordenado e realizado de forma conjunta, é uma união de esforços; estamos atuando de forma intensa para que possamos efetivamente fechar o DMEG e de forma gradativa iniciar a recuperação do espaço”, acrescenta Ari.

Atendimento retomado

Mesmo com o intenso trabalho das equipes da Semosp, o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue com focos de incêndio. No entanto, o recebimento de resíduos será retomado no local, a partir desta sexta-feira (18 de outubro), de forma gradativa, em uma área isolada, e em horário reduzido, das 7h às 13h, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo.

A redução do horário de atendimento obedece ao decreto n.º 1.144, que estabelece a necessidade de contenção de despesas na Administração Municipal. À tarde, como a equipe estará reduzida, somente serão aceitas as entregas de resíduos de poda.

Cabe ressaltar que no DMEG só pode ser depositado o material oriundo de pequenos geradores de resíduos, como cortadores de grama, podadores de árvores e os próprios moradores ao limpar seus quintais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora