Connect with us

MATO GROSSO

Seduc intensifica preparação de 18 mil estudantes para as provas do Enem 2024

Publicado

em

A menos de 30 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) intensifica a preparação dos cerca de 18 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos inscritos no Pré-Enem Digit@l MT.

Nesta terça e quarta-feira (08 e 09.10) será realizada uma série de aulões em oito escolas de Cuiabá e de Várzea Grande. As aulas presenciais objetivam a preparação para as provas nos dias 03 e 10 de novembro.

Cada aulão terá cerca de 1h30 com professores da Letrus Tecnologia Educacional, um programa curricular focado em leitura e escrita e que está ligado à rotina das práticas docentes do componente curricular de Língua Portuguesa. Os professores abordarão temas que poderão cair nas provas do Enem.

Durante o restante do mês de outubro, a Seduc, por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs), vai continuar realizando aulas presenciais e online com todos os conteúdos, além da Redação Nota 1000.

No dia 30, três dias antes da primeira prova, será realizado um aulão online com duração de 1h, transmitido pelo canal da Letrus no YouTube. Mesmo nos dias que estarão intercalando as provas, haverá atividades de revisão.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que o Pré-Enem Digit@l MT começou em fevereiro, com os estudantes inscritos recebendo todo o apoio necessário. Ele destaca que a Seduc disponibilizou para cada aluno um kit contendo 16 livros impressos, aulas presenciais, online e plantão tira-dúvidas por meio da Plataforma Univirtus, em parceria da Fundação Wilson Picler/Uninter.

“Além disso, realizamos podcasts, premiação para estudantes destaques nas redações, premiação para os destaques nos simulados, aulões em municípios fora das sedes das DREs, aulões para estudantes de comunidades indígenas, aulões temáticos, games, ações de busca ativa e engajamento, principalmente”, completa o secretário.

Ele lembra que o Enem é uma das principais maneiras de entrar na educação superior. “As notas das avaliações são utilizadas por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, completou, são um requisito fundamental para ter acesso aos programas governamentais de auxílio estudantil”.


Os estudantes receberam kit com 16 livros e caderno de exercicios simulados

Os conteúdos dos aulões vão ao encontro com as 180 questões objetivas que os estudantes terão que responder em novembro. As questões se dividirão entre os cadernos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e uma redação dissertativa-argumentativa.

O curso preparatório faz parte da política “Projetos Pedagógicos Integrados”, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

O resultado oficial das provas do Enem sairá em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Deputado avaliou que voto consciente da extrema direita tirou Botelho do segundo turno

Publicado

em

Por

O secretário-geral do União Brasil, deputado Dilmar Dal Bosco avaliou, na manhã desta terça-feira (8), que Mato Grosso é um estado de Centro-direita politicamente e por isso, os cuiabanos se mantiveram fiéis ao bolsonarismo, votando no candidato Abílio Brunini (PL), tirando o candidato do União, Eduardo Botelho, da disputa no segundo turno das eleições, no próximo dia 27, na capital.  O segundo turno será disputado entre Abílio e Lúdio Cabaral (PT).

“Muitos não se identificaram, ou estavam neutros, ou não opinavam, nas pesquisas, mas já estava consciente de que votariam em alguém da extrema direita. Esse foi o que motivou o resultado das urnas em Cuiabá”, observou Dilmar.

O deputado deixou clara a tendência de o União Brasil apoiar Abílio no segundo turno, diante da postura do PL em votar a favor dos projetos do governo e do legislativo estadual. “O PL sempre votou a favor dos projetos do governo e faz parte da base no legislativo estadual”, afirmou Dilmar esclarecendo, que o PT, representado por Lúdio e o deputado Valdir Barranco, sempre colocou dificuldade para votar com o governo e os projetos da casa de leis.

De acordo com o deputado, o eleitor consciente não muda. Além disso, Dilmar admitiu que, o candidato do União Brasil, não soube observar que poderia atrair os votos vulneráveis, daqueles indecisos, nos bairros, mas que foram conquistados e bem aproveitados, por Abílio e Lúdio. “Nesse ponto, Botelho caiu. Essa é a avaliação, o voto do eleitor consciente que está com Bolsonaro, se indentificou também com o candidato Abílio”, afirmou Dilmar.

Conforme o deputado, o voto consciente esteve oculto para os institutos de pesquisas que divulgaram diversos resultados positivos para Eduardo Botelho e com projeções contrárias a Abílio e Lúdio. “As empresas devem avaliar o que motivou o resultado das urnas em Cuiabá. Eles precisam entender de que maneira foram feitas as pesquisas para dar os resultados diferentes dos números divulgados”, analisou Dilmar.

O União Brasil foi a sigla que mais elegeu prefeitos e vereadores em Mato Grosso neste ano, perdendo apenas para o PL e o PT, em Cuiabá. No entanto, Dilmar Dal Bosco acredita recuperar a credibilidade da sigla nas eleições proporcionais e majoritárias em 2026. “No geral, a nossa participação foi perfeita e elegemos 61 prefeitos em Mato Grosso. E agora é trabalhar nos projetos da majoritária em 2026 para contribuir para o fortalecimento de Mato Grosso”, concluiu o deputado.

Notícia Todo Dia

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora