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MATO GROSSO

Tribunal de Justiça realiza seminário para debater ações de saúde mental no Sistema Socioeducativo

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O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), através Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) realiza na quarta-feira (09 de outubro), às 13h, no Plenário 3°, o ‘Primeiro Seminário de Saúde Mental no Sistema Socioeducativo’.
 
O evento reúne especialistas em educação, saúde, sistema de direitos e garantias para discutir ações de ampliação e acesso aos cuidados de saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
 
A juíza Leilamar Aparecida Rodrigues, coordenadora do eixo de educação do GMF, destacou que o seminário traz um tema “importante e atual, o qual vamos trabalhar com palestras, trazer experiências do que tem sido feito com relação à saúde mental dos adolescentes”. Além disso, a magistrada também enfatizou que “neste debate vamos traçar estratégias para criação de fluxos de atendimentos junto a rede de proteção do adolescente. É muito importante a participação de todos”.
 
Inscrição – Os interessados em participar do seminário devem realizar inscrição online clicando neste link ou presencialmente no dia do evento.
 
Programação – A primeira palestra vai tratar da temática ‘Saúde Mental de Adolescentes Privados de Liberdade: Desafios e Estratégias de Cuidado Integral. A segunda temática será sobre ‘Saúde Mental do Adolescente. Além disso, uma roda de debate sobre relato de experiências e o lançamento do grupo de trabalho interinstitucional de saúde mental.
 
O Primeiro Seminário de Saúde Mental no Sistema Socioeducativo é realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) E Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC), com apoio da Secretaria Adjunta de Justiça e Rede Cidadã.
 
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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