Connect with us

MATO GROSSO

Corregedoria Participativa movimenta Comarca de Feliz Natal

Publicado

em

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso realizou, terça-feira (1º), o Programa Corregedoria Participativa na Comarca de Feliz Natal. O evento promoveu um diálogo direto entre a Corregedoria e a equipe local, incluindo o juiz diretor do Foro, Humberto Resende Costa, servidores no fórum da Comarca. A iniciativa teve como principal objetivo ouvir demandas e sugestões, além de estreitar laços para aprimorar a prestação jurisdicional na comarca.
 
Durante o encontro, o juiz Humberto Resende Costa, que está há 14 meses à frente da Comarca, destacou a evolução e eficiência do trabalho realizado. “A Comarca de Feliz Natal é um local eficiente. Nossa equipe trabalha incansavelmente para atingir as metas, e sou grato por isso. Em especial, à gestora geral, Mailza Ramos de Araújo, pelo apoio constante”, afirmou. O magistrado ressaltou o comprometimento da equipe: “Mesmo quando há dificuldades, nossos servidores não medem esforços para garantir que os jurisdicionados tenham suas necessidades atendidas.”
 
A oficial de justiça há 18 anos, Cleonice Melo, expressou sua satisfação em atuar na comarca. “Feliz Natal é um lugar especial. Agradeço todos os dias por este local de trabalho. A comunidade é acolhedora, os servidores estão sempre dispostos a colaborar. Todo que tenho devo ao Judiciário”, avaliou.
 
A abertura do evento foi feita pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, que destacou a importância da escuta ativa. “Este é um momento para ouvirmos suas demandas e desafios. A Corregedoria está aqui para contribuir, buscando soluções que melhorem o atendimento ao cidadão em nossas unidades”, pontuou.
 
Acompanhado pelos juízes auxiliares Christiane da Costa Marques Neves e Emerson Cajango, o corregedor-geral conduziu um diálogo com o público interno, reforçando a missão do Judiciário. “Todos nós, independentemente de cargos, temos a missão de servir à sociedade mato-grossense com eficiência e em tempo razoável. É essencial que tenhamos sempre em mente o compromisso com o cidadão”, afirmou o desembargador Juvenal.
 
A juíza Christiane da Costa Marques Neves elogiou a união dos servidores e magistrados e ressaltou que quem ganha com isso é a sociedade. “Mais valioso que o selo ouro é ver a satisfação do trabalho bem feito. Aqui temos percebido essa satisfação”. Ela ainda falou sobre sua atuação na Corregedoria e o acompanhamento de projetos que envolvem a adoção, o acolhimento de crianças e adolescentes, entre outros.
 
Os servidores receberam treinamento ministrado pelo servidor Marcos Girão sobre as ferramentas disponibilizadas pelo Judiciário para melhoria das rotinas de trabalho e o servidor João Victor Ribeiro conduziu as correições presenciais nas unidades, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Programa Corregedoria Participativa também incluiu visitas ao prefeito de Feliz Natal, José Antonio Dubiela, e ao promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos. O objetivo dessas reuniões foi reforçar a parceria entre a Justiça e os representantes de outros órgãos, fortalecendo o diálogo institucional.
 
Além do bate-papo sobre Gestão de Gabinete e Secretaria, o juiz auxiliar Emerson Cajango acompanhou o corregedor em uma reunião com a presidente da OAB-Sinop, Xênia Guerra e pelo representante da Ordem em Feliz Natal, Ary Fruto.  
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto 1 – Horizontal colorida da comitiva, servidores e magistrados em frente ao Fórum. Foto 2 – Corregedor está no púlpito e fala sobre os objetivos do programa Corregedoria Participativa. Foto 3 – Corregedor está em pé ao lado do prefeito e secretários de Feliz Natal. Foto 4 – Vertical colorida. Promotor está em pé mostrando o mapa de Feliz Natal e corregedor observa sentado.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate 24 incêndios florestais em Mato Grosso neste sábado (05)

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 24 incêndios florestais no Estado neste sábado (05.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.

Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem dois incêndios, sendo um incêndio na região do Portão do Inferno em locais onde há acesso, e um incêndio na região do Manso.

Já no Pantanal, as equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndios florestais na unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; em fazendas no município de Barão de Melgaço; e na Fazenda GCSJ, em Poconé.

Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.

Monitoramento

O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, monitora incêndios na Fazenda Idal, em Santa Carmem; na Fazenda Gaspar I, em Itanhangá; na Fazenda Monte Aprazível, em Vila Rica; na Fazenda Santo André, em União do Sul; na Fazenda Pontal e na zona rural de Nova Maringá; no Sítio Recanto dos Pássaros, em Cláudia; e no Projeto de Assentamento Santa Terezinha II, em Nova Ubiratã.

O BEA também monitora incêndios na Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo; na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis; na Terra Indígena Enawenê Nawê, em Juína; e na região do povo Tapaiúna, em Juara. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 239 incêndios florestais em 69 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 437 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 290 se concentram no Pantanal, 89 na Amazônia e 58 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Os demais combates são feitos em outras 11 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Paraguai, Cláudia, Cocalinho, Cuiabá, Diamantino, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Rosário Oeste e União do Sul.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora