Connect with us

MATO GROSSO

Juiz diretor do Fórum de Chapada dos Guimarães participa do V Mutirão Cuida de Mim, em São Paulo

Publicado

em

O diretor do Foro da Comarca de Chapada dos Guimarães, juiz Leonísio Salles de Abreu Junior, apresentou o programa “Círculos Coloridos na Saúde” durante o V Mutirão Cuida de Mim, realizado no sábado (28 de setembro), em São Paulo. O evento, que foi transmitido pela internet, oferece apoio às pessoas que cuidam de parentes com alguma doença e são totalmente dependentes. O magistrado e a também facilitadora, Karina Pereira Salles, realizaram um Círculo com os participantes do encontro.
 
Para o juiz, que é coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc) e idealizador do programa “Círculos Coloridos na Saúde”, o mutirão Cuida de Mim é uma iniciativa admirável que busca oferecer apoio e oportunidades para os cuidadores de pessoas com Alzheimer.  Ele explicou que a técnica restaurativa do Círculo de Construção de Paz firmou-se como uma ferramenta poderosa neste contexto, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para que os participantes compartilhem suas experiências, angústias, sentimentos e desafios.
 
“O Círculo contribuiu para o fortalecimento dos laços entre os participantes, possibilitou a troca de experiências, assim como acarretou a redução do estresse e ansiedade do grupo, gerando bem estar e vontade de quero mais, dado o seu efeito terapêutico. Para dar continuidade aos atendimentos circulares, nos prontificamos a realizar Círculos virtuais mensais com os cuidadores, semeando a paz e fortalecendo a Justiça Restaurativa na saúde”, disse o magistrado.
 
A organizadora do encontro é a arquiteta Miriam Morata Novaes, que teve a ideia do projeto “Cuida de Mim”, quando começou a cuidar do pai com Alzheimer e criou um grupo de apoio na rede social Facebook, hoje com 83 mil membros.
 
“Meu objetivo era tentar responder às dúvidas dos membros com profissionais qualificados e oferecer apoio ao cuidador familiar. Daí surgiu o encontro. Neste sábado, nós aprendemos, conversamos, cantamos, rimos, choramos, ouvimos, falamos, e tudo isso com emoção vazando pelos poros. No primeiro mutirão que fizemos, uma juíza de São Paulo indicou o projeto do juiz Leonísio e sugeriu que o convidasse para o evento. Ele é muito generoso, disponível e simpático. Espero que no próximo encontro estejamos juntos novamente”, afirmou Miriam.
 
Ela disse que “algumas novidades muito boas” estão sendo articuladas para quem mora fora de São Paulo ou não pode participar do encontro presencialmente, porque não pode deixar a pessoa com Alzheimer sozinha. “O Cuida de Mim está expandindo a rede de apoio. Vamos organizar Círculos de Construção de Paz on-line, junto com nossos parceiros dos Círculos Coloridos da Saúde do TJMT. A ideia é fazer mensalmente.”
 
Círculo da Saúde – O projeto Círculos Coloridos na Saúde foi criado em janeiro deste ano, uma iniciativa do Cejusc Chapada dos Guimarães, sob a coordenação do juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior. Os encontros promovem temáticas referentes às campanhas mensais da área da saúde, com abordagens destinadas à conscientização, prevenção e enfrentamento de doenças. Neste período, temas como o aleitamento materno, doação de sangue, autismo e obesidade foram abordados em encontros.
 
Os Círculos de Construção de Paz são realizados por facilitadores da Comarca de Chapada dos Guimarães, todos credenciados pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur). 
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Imagem 1: foto colorida mostra a imagem redonda, grande, da árvore da vida sobreposta com a imagem de um cérebro sendo apagado com uma borracha. Em volta da imagem estão dezenas de papeletas com palavras como tolerância, paciência, lealdade, confiança, e uma girafinha de pelúcia, símbolo da Justiça Restaurativa. Imagem 2: imagem panorâmica mostra pessoas sentadas em cadeiras escolares, numa sala ampla e iluminada. Aparecem nove pessoas na foto. Elas estão sentadas em círculo, em volta da imagem descrita anteriormente. Imagem 3: Foto panorâmica de um grupo de cerca de 20 pessoas. Todas sorriem e olham para a câmera. Elas estão num lugar externo e podem-se ver vasos de plantas suspensos. Algumas seguram um banner grande, azul, onde se lê V Mutirão Cuida de Mim – quem cuida de quem cuida. Sejam bem-vindos”.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social

Publicado

em

Por

A Penitenciária Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá), iniciou nesta sexta-feira (04.10) a segunda edição do Projeto Construindo Sonhos, com a participação de 15 reeducandos. O projeto visa promover atividades, rodas de conversa, troca de experiências e incentivar a reintegração social.

As atividades vão ocorrer em seis semanas, com dois encontros semanais. Depois, os reeducandos participarão de um curso de qualificação, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como parte dos encontros, serão propostas rodas de conversas com trocas de experiências, além de momentos com uma assistente social e psicólogas da unidade, a fim de passar orientações de convívio social aos presos. A iniciativa visa discutir temas como valores, espiritualidade, trabalho, relações interpessoais e futuro.

O diretor da Penitenciária, Gilberto Antonio de Oliveira, destaca a importância de ações como esta para a ressocialização dos presos, reinserção no mercado de trabalho e diminuição da reincidência criminal.

“Esse projeto vai atender os recuperandos que estão próximos de sair, então ao realizarem o curso, eles vão ser preparados para retornar à sociedade, para voltar a conviver com a gente, e além de ter um preparo psicológico e orientações, eles também vão ser qualificados. Então, à medida que eles forem saindo, eles vão ter oportunidade de tanto ser inserido no mercado de trabalho, como estar bem preparados para voltar a conviver em sociedade psicologicamente”, afirma.

Os presos que participam do projeto foram escolhidos de acordo com o comportamento e a disciplina apresentados no período de privação de liberdade, e também considerando o ofício anterior e o tempo restante de pena.

Com a realização do curso após os encontros, eles terão a pena reduzida (um dia de pena a cada 12 horas de curso), de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que apoiam o projeto. Entre eles estavam o promotor de Justiça, Roberto Arroio Farinazzo Júnior, o secretário municipal de administração, Sebastião Antônio Lopes, a secretária municipal de Serviço Social, Valquíria Soares Dantas Ferreira, o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal (Conseg), Geison Bissolotti, o major da Polícia Militar, Salmon Hilário Ribeiro, e o delegado regional da Polícia Civil, Valmon Pereira da Silva, além de servidores e multiplicadores envolvidos na aplicação do programa

O projeto Reconstruindo Sonhos é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, e conta com parceria da Sesp-MT, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac) e o Instituto Ação Pela Paz.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora