Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT e Setasc anunciam projeto “Alimentos da Terra” para capacitar cultivo de alimentos em aldeias

Publicado

em

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), anunciou a criação de um novo projeto no âmbito do programa SER Família Indígena. Trata-se do “Alimentos da Terra”, que busca auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos. A nova ação social foi anunciada, na última sexta-feira (27.09), em reunião com lideranças indígenas do município de Campinápolis (a 553 km de Cuiabá).

“Tenho certeza que esse projeto irá auxiliar os povos indígenas a aproveitar os alimentos, seja para consumo, ou como fonte de renda. Eu sempre digo que podem contar com o Governo de Mato Grosso e agradeço os nossos parceiros, o deputado Max Russi, a secretária Grasi, que lidera a Setasc e tira os meus sonhos do papel, e também à deputada Gisela Simona. Gratidão a todos”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

A iniciativa é uma parceria da Setasc, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas, com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A secretária de Estado de Assistência Social, coronel Grasi Paes Bugalho, destacou que o projeto “Alimentos da Terra – SER Família Indígena” vem para agregar outras ações do Governo de Mato Grosso e relembrou de algumas que foram realizadas somente neste ano no município de Campinápolis.

“Esse projeto possibilitará às aldeias plantarem os alimentos, venderem o excedente, terem conhecimento do manejo da terra e conquistarem autonomia. Lembro que, em abril, realizamos uma ação e percorremos 162 aldeias para fazer o recadastramento das famílias no Cadastro Único para que o Programa SER Família Indígena pudesse aumentar o alcance e atender com a transferência de renda. Já entregamos cestas de alimentos, por meio do Programa SER Família Solidário, e uma van para apoiar na referência de assistência social à população indígena com o apoio da senadora Margareth Buzetti”, declarou a secretária.

Foto: Jana Pessôa/Unaf

Coronel Grasi também relatou sobre uma proposta para que Campinápolis tenha o primeiro Centro de Referência de Assistência Social Indígena (CRAS).

“E para que esses e outros trabalhos sejam entregues e se tornem realidade, nós precisamos dessa parceria forte com os municípios e que os caciques estejam ao lado da gestão municipal e estadual”, reforçou.

Segundo o superintendente de Assuntos Indígenas da Setasc, Agnaldo Santos, a grande demanda da comunidade indígena é a agricultura familiar e o programa “Alimentos da Terra – SER Família Indígena” virá para auxiliar começará em 40 aldeias.

“As tratativas estão em andamento com a Seaf e logo estaremos aqui para fazer o lançamento do projeto piloto. As áreas destinadas para o plantio será de 2 a 5 hectares, além da capacitação”, afirmou.

Estiveram presentes do encontro o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi; a deputada federal Gisela Simona e lideranças indígenas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros divulga programação oficial em comemoração aos seus 60 anos

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) anunciou a programação oficial em celebração aos seus 60 anos de história, completados em agosto deste ano. A comemoração contará com uma série de eventos especiais, que começarão já no próximo domingo (24.11) e seguem até o dia 3 de dezembro, em Cuiabá.

A semana comemorativa será marcada por atividades esportivas, homenagens, promoção de militares, concerto musical e ações que destacam o legado e a importância da corporação para a sociedade mato-grossense.

A programação busca envolver a comunidade e reforçar os laços de credibilidade que a corporação construiu ao longo de sua trajetória.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, as celebrações são uma oportunidade para reconhecer os esforços e a dedicação dos bombeiros que, ao longo dessas seis décadas, têm desempenhado um papel indispensável à sociedade.

“Celebrar os 60 anos do CBMMT é reconhecer o trabalho incansável e o compromisso dos nossos bombeiros militares com a segurança e o bem-estar da população. Esses eventos são mais do que uma homenagem à nossa corporação. São uma forma de agradecer a confiança da comunidade mato-grossense e reafirmar nossa missão de servir com dedicação”, garantiu.

A história do CBMMT remonta à sua criação como Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Lei nº 2.184, publicada em 19 de agosto de 1964, embora sua efetivação tenha ocorrido apenas em 1967.

Em 1994, a corporação conquistou sua autonomia, tornando-se independente da Polícia Militar e consolidando seu papel como uma instituição de referência no estado.

Por isso, a programação do aniversário de 60 anos promete não apenas homenagear a trajetória do CBMMT, mas também celebrar o futuro e reforçar os valores de disciplina, coragem e solidariedade que têm guiado a corporação por seis décadas.

Confira a programação

24 de novembro às 6h30 – 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, que promete reunir aproximadamente 2 mil atletas. O evento já é tradicional no calendário de corridas na região metropolitana e contará com dois percursos: 5 km e 10 km. Em ambos os casos, a largada e a chegada ocorrerão na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, localizada na Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande.

25 e 26 de novembro às 7h30 – O 3º Encontro das Bombeiras Militares será um espaço dedicado às mulheres da corporação. O evento promoverá discussões sobre políticas públicas que fomentem a inclusão, a igualdade de gênero e o fortalecimento das bombeiras no contexto institucional e social.

28 de novembro – Exibição do documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”, que retrata a trajetória da instituição, destacando a atuação dos bombeiros militares e as principais ocorrências que marcaram sua história ao longo dessas seis décadas. A produção será exibida nos cinemas do Shopping Estação Cuiabá, além de cinemas nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Alta Floresta e Guarantã do Norte em uma sessão única em horários diversos, de acordo com o município.

28 de novembro às 19h – Entrega de Medalhas aos militares e civis que contribuíram para construir a história do Corpo de Bombeiros Militar. O evento reconhecerá aqueles que se destacaram por suas ações, comprometimento ou mesmo serviços prestados à corporação.

29 de novembro às 19h – A Formatura Militar Dom Pedro II será uma cerimônia solene dedicada à promoção de bombeiros militares, incluindo oficiais e praças, que alcançaram os critérios e o tempo de serviço necessários para a ascensão na carreira. O evento, que reunirá centenas de pessoas na Arena Pantanal, é um momento de celebração e reconhecimento pelo compromisso e dedicação desses militares ao longo de suas trajetórias na corporação.

30 de novembro às 22h – Baile de Gala Dom Pedro II é um evento tradicional e representa uma noite de gala e solidariedade, em que a sociedade é convidada a confraternizar com o Corpo de Bombeiros Militar. É uma oportunidade de reunir em uma noite festiva todos aqueles que apoiam a corporação e que reconhecem a importância de sua atuação junto à sociedade.

03 de dezembro às 19h30 – O Concerto Musical reunirá a Banda Musical da corporação em um espetáculo inesquecível no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. A apresentação marcará o encerramento dos eventos em celebração aos 60 anos da corporação, prometendo emocionar o público com um repertório cuidadosamente selecionado. O evento também terá um importante caráter social: o ingresso será a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Para saber mais, acesse as redes sociais do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora