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Agronegócio

Chegou a nova edição da revista Pensar Agro. Não perca!!

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A nova edição da Pensar Agro já está disponível, e a matéria de capa aborda um tema crucial para o futuro do agronegócio: a importância do uso da tecnologia em toda a cadeia produtiva. O destaque vai para o impacto das inovações no processo de industrialização, logística, armazenamento e segurança alimentar.

Entre os principais desafios, a falta de conectividade no campo surge como um dos entraves mais críticos para a adoção de tecnologias modernas, como Internet das Coisas (IoT), drones e ferramentas de análise de dados. A inclusão digital é fundamental para que pequenos e médios produtores possam se beneficiar das inovações que estão revolucionando o setor agrícola. A expansão do 5G promete ser um divisor de águas, mas sua implementação completa é essencial para que o campo usufrua plenamente da transformação digital.

A edição também apresenta novidades nas colunas especializadas. Entre os novos colunistas, estão Fernando Bressan, formado em Zootecnia e Agronomia, que irá comandar a Coluna Pecuária; Tatiane Barbieri, palestrante e mentora de líderes, na Coluna Capacitação no Agro; e Marco Machado, especialista em Operações Logísticas e SCM, à frente da Coluna Logística.

Na Coluna Aviação Agrícola, os leitores contarão com a expertise de Cláudio Júnior Oliveira Gomes, economista e doutor em Administração, e Castor Becker Júnior, especialista em Comunicação e Gestão de Crises. Ambos trarão análises sobre o impacto da aviação agrícola no agronegócio.

Outro destaque desta edição é a entrevista com Flávio Roberto de França Jr., economista e líder de pesquisa da Datagro. Ele traz uma análise detalhada sobre as tendências de produção, consumo, preços e comercialização de soja e milho para a safra 2024/2025, com dados valiosos para produtores e investidores.

Além disso, a revista conta com uma série de artigos sobre temas diversificados, como capacitação e governança corporativa, mercado do agronegócio, tecnologia no processo produtivo, aspectos jurídicos do setor agropecuário e as queimadas criminosas que afetam o Brasil.

Lei aqui. É Grátis:

Fonte: Pensar Agro

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Agronegócio

Cresce o movimento de boicote ao Carrefour

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Fontes não oficiais dão conta de que o Grupo Carrefour no Brasil já enfrenta uma crise de fornecimento de carnes, resultado direto da decisão anunciada na França de interromper a venda de produtos cárneos oriundos do Mercosul.

A medida, anunciada pelo CEO global da empresa, Alexandre Bompard, na quarta-feira (20.11) gerou uma reação imediata do agronegócio brasileiro, principalmente no setor de carnes.

Neste sábado (23.11) empresas como o JBS, Marfrig e Masterboi anunciaram ter decidido suspender o abastecimento de carne às 150 lojas do grupo no país, abrangendo Carrefour, Sam’s Club e Atacadão. A suspensão, que não configura quebra de contrato por ser baseada em acordos de mercado à vista, foi considerada uma “reação legítima” pela indústria e pelo governo brasileiro.

A suspensão do fornecimento de carne bovina já estaria afetando entre 30% e 40% das gôndolas da rede. A previsão é que, sem uma solução rápida, o desabastecimento total ocorra até amanhã (segunda-feira, 25), considerando que a maioria dos produtos armazenados são resfriados ou congelados e têm estoque limitado.

A interrupção ganhou respaldo do governo brasileiro, que considerou a declaração de Bompard um ataque à soberania e à qualidade dos produtos nacionais. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram informados sobre a situação e apoiaram a atitude dos frigoríficos.

CRISE DIPLOMÁTICA – O anúncio de Bompard, feito por meio de suas redes sociais, que as lojas do Carrefour na França deixariam de comercializar carnes do Mercosul, pretendia ser uma demonstração de apoio ao setor agrícola francês, que enfrenta dificuldades no contexto das negociações do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Na publicação ele afirmou ainda que esperava inspirar outros setores a adotar medidas similares. Além de abrir uma crise política e diplomática entre Brasil e França. A decisão foi duramente criticada por setores industriais e diplomáticos brasileiros. Interlocutores apontaram que a declaração não passou por análises internas do conselho global da empresa, expondo um possível cálculo equivocado de Bompard quanto às reações do mercado.

Também neste sábado, a Mesa Argentina de Carne Sustentável (Macs) emitiu uma carta se posicionando contra a rede de supermercados francesa. Segundo a carta, assinada pelo presidente da associação, Carlos David Barrios Baron, a atitude prejudica as relações comerciais e enfraquece os esforços globais por uma pecuária mais sustentável.

No documento, a Macs argumenta que a decisão de Bompard sobre a carne bovina representa um retrocesso em relação ao livre comércio, enfatizando que o protecionismo só gera maior isolamento entre os países. A associação alerta que, quando a xenofobia e o protecionismo aumentam, as nações tendem a se fechar, o que resulta em restrições não apenas comerciais, mas também de mobilidade e liberdade, o que reforça os conflitos e diminui o valor da paz mundial.

A crise internacional provocada pelo CEO da empresa representa um desafio tanto no Brasil quanto na França, dois mercados estratégicos para o grupo. Enquanto o Carrefour francês busca fortalecer laços com produtores locais, o impacto da decisão no mercado brasileiro – responsável por metade do lucro operacional global da empresa – pode ser devastador em termos mundiais.

Apesar da interrupção dos fornecimentos, o Carrefour Brasil nega a ocorrência de desabastecimento. Em nota oficial, a rede declarou que “a comercialização do produto ocorre normalmente nas lojas” e classificou as informações de falta de carne como “improcedentes”.

Fonte: Pensar Agro

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