A Secretaria de Estado de Saúde (SES) concluiu, nesta sexta-feira (27.09), a primeira oficina do projeto FortaleceSES, que tem o objetivo de fortalecer a função gestora das Secretarias de Saúde de todo o país.
A iniciativa é fruto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
O projeto é executado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e mediado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O cronograma prevê que as oficinas iniciem em 2024 e sejam concluídas em 2026, com oito módulos no total.
Realizada nos dias 26 e 27 de setembro, a primeira oficina foi conduzida por uma facilitadora do Hospital Alemão, em conjunto com o Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da SES, e reuniu os representantes das áreas finalísticas da pasta.
Na ocasião, foi iniciado o debate sobre os pontos prioritários a serem trabalhados. Para o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, será possível estabelecer fluxos mais exitosos ao longo dos dois anos de projeto.
“O projeto FortaleceSES tem o propósito de trazer um olhar mais atento para a função gestora dos serviços. A ideia é focar na resolução de problemas estruturantes, justamente para que diversas áreas tenham uma parcela da solução estratégica que será desenhada. Queremos fazer acontecer e garantir o máximo de resultados”, avaliou o gestor.
De acordo com a facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Renata Buarque, o objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento da cultura de planejamento, monitoramento e avaliação dos instrumentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O projeto busca aprimorar o processo de monitoramento e avaliação dos instrumentos de planejamento, sobretudo o Plano Estadual de Saúde e o Planejamento Regional Integrado, garantindo a descentralização e ascendência, com base territorial, como caminho para a otimização das políticas públicas de saúde”, acrescentou.
A gestora do Nger, Claudete de Souza, relatou o produto final da primeira oficina. “Além da definição do cronograma de trabalho, organizamos o levantamento de expectativas em relação ao projeto, o estímulo ao amadurecimento da prática interprofissional e do trabalho em equipe, a promoção de reflexões sobre a prática profissional e suas implicações para o planejamento em saúde, bem como o fornecimento de subsídios técnicos que favoreçam o aprimoramento da prática de planejamento na SES”, concluiu.
O grupo de trabalho do FortaleceSES terá como atribuições o planejamento e organização das oficinas, mobilização da participação dos técnicos da SES, participação das oficinas e apoiar tecnicamente o trabalho do grupo de trabalho ampliado,; realização dos cursos ofertados na modalidade de Ensino à Distância, análise e sistematização dos produtos das oficinas e monitoramento e avaliação do plano de intervenção e dos indicadores definidos pelo grupo de trabalho ampliado.
Fonte: Governo MT – MT