Nesta sexta-feira (27.09), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, esteve no município de Campinápolis, reunida com caciques de diferentes aldeias da etnia Xavante. Na ocasião, a comunidade indígena foi informada de que um projeto específico de agricultura familiar para atender as aldeias está sendo elaborado.
Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi; a deputada federal Gisela Simona; a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho; e o superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos.
De acordo com o superintendente Agnaldo Santos, a secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), EMPAER e Superintendência de Assuntos Indígenas, sob a gestão da Setasc estão produzindo o projeto que será denominado “Alimentos da Terra – SER Família Indígena”, com o objetivo de auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos.
“Assim que o projeto for concluído iremos nos reunir novamente para o lançamento. Inicialmente 40 aldeias da região de Campinápolis terão acesso ao projeto piloto. A área total será de 5 ha, mas vamos começar com 2 ha com a capacitação”, explicou Agnaldo.
Virginia Mendes destacou os esforços do Governo do Governo do Estado para que a população seja atendida.
“Esse Governo tem atendido todos os municípios, e os gestores municipais que estão administrando os recursos com responsabilidade têm feito um bom trabalho. Talvez os povos indígenas nunca tenham sido tão respeitados e atendidos como neste governo, e queremos trabalhar muito mais”, afirmou Virginia Mendes.
Virginia também falou sobre o projeto Alimentos da Terra – SER Família Indígena: “Esse projeto será um divisor de águas. Tenho certeza de que os povos indígenas irão aproveitar a produção tanto para o consumo quanto para a renda familiar”, destacou.
“Eu tenho uma alma indígena, me sinto em casa aqui. Gratidão por todo carinho. Agradeço o meu amigo e parceiro do social, deputado Máxi Russi por estar sempre ao meu lado, a secretária Grasi que me ajudou a tirar todos os projetos do papel, a minha querida amiga, deputada federal Gisela Simona por toda sua dedicação e apoio”, agradeceu a primeira-dama de MT.
Samira Tsibodowapre, juntamente com um grupo de mulheres indígenas Xavantes, fez uma homenagem em reconhecimento à dedicação e luta da primeira-dama Virginia Mendes.
“Nossa madrinha, Virginia Mendes, cuida do seu povo, e nós sabemos da sua luta por todos os indígenas”, afirmou Samira.
Max Russi ressaltou o diferencial das ações lideradas pela primeira-dama do Estado para os povos indígenas: “Ela realmente se dedica a todos os projetos de corpo e alma, e todas as ações que ela desenvolve com o SER Família, que atende mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e povos indígenas, foram pensadas e idealizadas por ela para que a população tivesse mais oportunidades e qualidade de vida.”
A região compreende 192 aldeias e é considerada a maior população indígena, com mais de 9 mil pessoas. Atualmente, 162 aldeias são assistidas pelo programa SER Família Indígena; as demais estão passando por triagem e, em breve, serão atendidas com todo o suporte que o programa tem oferecido às outras aldeias.
Atletas amadores, profissionais e da área de Segurança Pública venceram a 36º edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, neste domingo (24.11), em Várzea Grande. No total, eles levaram R$ 8,3 mil em prêmios, além dos troféus e das medalhas.
Marcada pelo sucesso de público de diversas idades e cidades do Estado, a corrida é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Sesc Mato Grosso. Nesta edição, integra o calendário oficial de eventos da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o evento superou todas as expectativas e reuniu um público diversificado e engajado, desde famílias e grupos de amigos a assessorias de corrida.
“Temos aqui a representação de todo o Mato Grosso com aproximadamente dois mil atletas presentes. Para nós e para o público, este já é um evento consagrado. A cada ano, o número de participantes cresce e esperamos um público ainda maior no próximo ano, com um evento ainda mais grandioso graças à parceria com o Sesc e o Governo de Mato Grosso”, destacou.
Além de incentivar a prática de atividades físicas e a promoção da saúde e qualidade de vida, a corrida possui um importante caráter social. Toneladas de alimentos foram arrecadadas durante a inscrição e serão doadas a instituições filantrópicas do Estado.
“A corrida é uma forma de incentivar as pessoas a participar de um esporte e também reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Além disso, possui um forte cunho social. Arrecadamos cerca de 4 toneladas, que serão destinadas a instituições de caridade, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Esse é o papel do evento – unir esporte, solidariedade e conscientização em prol de um bem maior”, disse o coronel.
Com a largada e a chegada realizadas na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, a corrida contou com dois percursos – um de 5 km e outro de 10 km. Diferentemente dos anos anteriores, a Corrida Sesc Homens do Fogo trouxe uma mudança no trajeto, eliminando a necessidade de os participantes cruzarem a ponte entre Várzea Grande e Cuiabá.
O novo percurso, mais plano e menos exigente fisicamente, favoreceu um melhor desempenho, especialmente para corredores iniciantes e amadores. Além disso, a organização reforçou a logística, garantindo pontos de hidratação ao longo do trajeto e equipes de apoio disponíveis para qualquer necessidade.
Entre os vencedores, destacou-se a corredora amadora Antônia Carvalho Ferreira, de 47 anos, que veio do município de Lucas do Rio Verde para competir pela segunda vez na Corrida Sesc Homens do Fogo. Antônia conquistou o primeiro lugar na categoria feminina do percurso de 5 km.
“Eu sou agente comunitária de saúde e atleta amadora. Divido meu dia entre o trabalho e os treinos de corrida. Essa é a segunda vez que participo e gostei muito do novo percurso; melhorou 100%. Fiz uma prova bem tranquila e divertida. A organização está de parabéns. Tudo muito bem planejado. O evento foi impecável, e o troféu é lindo. É um imenso prazer participar de uma corrida promovida pelo Corpo de Bombeiros”, comentou Antônia.
Na categoria dos 5 km masculino, o atleta profissional Daniel Gouveia dos Santos, de 34 anos, veio de Jaciara para sua estreia na Corrida Sesc Homens do Fogo e saiu vitorioso, conquistando o primeiro lugar.
“Esta foi a primeira vez que participei. No ano passado, perdi a inscrição, mas neste ano consegui vir e valeu muito a pena. A organização foi excelente, e o percurso, 100% plano, é do jeito que gosto. Corri sozinho o tempo todo, com bastante folga, graças a Deus. Foi uma prova muito bacana”, destacou Daniel.
Já no percurso de 10 km, a vitória feminina ficou com Jéssica Suzan, de 33 anos, esposa de Daniel e também atleta profissional. Jéssica já acumula troféus da Corrida Sesc Homens do Fogo e, na edição do ano passado, conquistou o primeiro lugar na categoria dos 5 km.
“Este ano, pude me consagrar campeã novamente. No ano passado, corri os 5 km, que foi uma prova mais fácil. Nos 10 km, o desafio foi maior, mas o percurso estava excelente. Havia vários pontos de hidratação, que foram fundamentais, especialmente porque sabemos que o calor de Cuiabá é muito desgastante. Para mim, como atleta profissional, esse foi o grande destaque da organização. Estão de parabéns”, afirmou Jéssica.
A vitória masculina nos 10 km foi para o atleta profissional Iago Silva de Oliveira, de 24 anos, de Barra do Garças. Também estreante na corrida, ele conquistou não só a primeira colocação, como também a sua melhor marca.
“Desde os 16 anos, eu venho correndo e há cinco anos sou atleta profissional de alto rendimento. Foi um percurso ótimo, tinha bastante descida e poucas subidas, que não eram tão inclinadas. Isso ajudou a melhorar o ritmo. Na verdade, eu melhorei a minha marca. É muito gratificante. Essa corrida será lembrada para mim por eu ter obtido meu melhor tempo”, disse.
Ao todo, a 36ª Corrida Sesc Homens do Fogo premiou os três primeiros colocados nas categorias Geral e Segurança Pública, nos dois percursos, com medalhas, troféus e também premiação em dinheiro, totalizando R$ 8,3 mil entregues aos vitoriosos. A medição oficial do tempo foi realizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT).
Já os melhores classificados por faixa etária foram premiados com troféus, enquanto todos os participantes inscritos ganharam medalhas de participação. Além disso, o evento realizou o sorteio de duas bolsas de estudo com 50% de desconto em cursos superiores na área de tecnologia digital oferecidos pela Univag.