Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre 19 ordens de buscas em operação de combate a furtos e receptação de celulares

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), deflagrou nesta quinta-feira e sexta-feira (26 e 27.09), a Operação Rastreio Total, para cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, expedidas dentro de investigações de crimes de roubos, furtos e receptação de aparelhos celulares.

A ação resultou na recuperação de 17 aparelhos celulares smartphones, avaliados em R$ 46 mil.

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande, sendo nove delas cumpridas nas cidades de Goiânia, Anápolis e Inhumas, com apoio das equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais de Goiânia, coordenadas pelos delegados Murillo Leal e Maytan Vinícius.

Os outros 10 mandados foram cumpridos nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo a delegada titular da Derf-VG, Elaine Fernandes de Souza, a primeira fase da operação está vinculada a uma investigação em andamento na especializada, que tem como objetivo desarticular uma associação criminosa, que se dedica a furtos de celulares em grande escala, na modalidade arrastão, perpetrados em grandes eventos.

Um dos shows nacionais, alvo do grupo criminoso, ocorreu no dia 02 de março, no estacionamento de uma universidade particular de Várzea Grande. Na ocasião, pelo menos 15 pessoas foram alvos dos criminosos e tiveram seus aparelhos celulares subtraídos, sendo a maioria deles Iphones.

Trabalho constante

Entre os anos de 2021 e 2024, a equipe da Derf-VG recuperou 365 aparelhos celulares produtos de roubo e furto, chegando a uma soma aproximada no valor de R$ 511 mil, em bens subtraídos.

Elaine Fernandes destaca que o celular além de eficiente meio de comunicação se tornou ferramenta de trabalho e geralmente armazena todos os dados da vida pessoal e profissional do seu proprietário, inclusive dados bancários, fazendo com que a subtração do aparelho cause para as vítimas, enormes prejuízos financeiros e emocionais.

“Por meio dessas investigações, além de restituirmos o objeto à vítima, a apreensão do aparelho promove outros impactos positivos na sociedade, pois mesmo nos casos de receptação culposa, no qual é lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, ao final do processo, o receptador poderá ser compelido a prestação pecuniária ou prestação de serviços à comunidade e entidades públicas, beneficiando outras instituições”, explicou a delegada.

Orientações

Em grandes eventos, é importante evitar ficar com o celular nas mãos ou em bolsos aparentes, principalmente de trás, optando por bolsas com zíper e divisões internas com sistema de fecho eficiente e se possível guardar o aparelho em bolsos internos. Caso não seja possível adotar essas providências , em se tratando de grandes eventos, utilize um aparelho backup, no qual não conste dados pessoais e bancários.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Homem é preso pela Polícia Civil por descumprimento de medidas protetivas

Publicado

em

Por

Um homem que se recusou a sair da residência em Barra do Garças e descumpriu medidas protetivas de urgência, foi preso pela Polícia Civil, na quinta-feira (26.09), após a vítima registrar boletim de ocorrência.

O suspeito de 45 anos teve a prisão expedida diante da representação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças. Ele foi localizado e preso no bairro Nova Barra.

A vítima de 51 anos procurou a Polícia Civil relatando as agressões físicas e verbais praticadas pelo companheiro e representou pelo pedido de medidas protetivas, que foi deferido pelo juízo da Comarca de Barra do Garças.

Mesmo ciente da decisão judicial o homem permaneceu na residência, obrigando a mulher procurar por abrigo na casa de parentes. Desesperada, ela retornou na DEDM do município e informou que o agressor se recusava a deixar a casa do casal.

A vítima foi ouvida e com base na nova denúncia foi representado pelo pedido de prisão preventiva do investigado, pelo descumprimento de medidas protetivas de urgência.

Após análise, o juiz deferiu a prisão preventiva contra o agressor para que a vítima pudesse retornar para casa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora