O técnico de Mato Grosso, Cristiano Fripp, comanda a Seleção Brasileira masculina de handebol no Campeonato Sul-Centro Americano Cadete, em Assunção, no Paraguai, que começou nessa terça-feira (24.09) e prossegue até sábado (28.09). O profissional é um dos beneficiados com bolsa técnico do programa Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“É um orgulho para Mato Grosso ter o Cristiano como responsável pela seleção brasileira sub-16 de handebol. Um técnico talentoso, responsável, que enobrece o handebol e o esporte mato-grossense”, destaca o secretário da Secel, David Moura.
Realizada pela Confederação Sul e Centro Americana de Handebol, a competição é disputada por seleções da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O Campeonato está sendo transmitido pelo canal no YouTube do Handebol SC América.
No comando da Seleção Brasileira Cadete há três anos, Cristiano é responsável pelo treinamento, junto com o restante da comissão técnica, dos melhores atletas do país com idade entre 15 e 16 anos.
Dentre os convocados pelo treinador para representar o Brasil na competição internacional estão quatro atletas mato-grossenses: o pivô Gustavo Takahashi, o ponta esquerda Wellyngton Barboza, o goleiro Riquelme Alencar e o central Augusto Moreno.
Além dos representantes masculinos no Campeonato Sul-Centro Americano Cadete, Mato Grosso conta ainda com as armadoras Isadora e Isabela Pessato, que foram convocadas para a seleção brasileira feminina de handebol. Todos os seis atletas integram a equipe da Associação Sorriso de Handebol.
O técnico Cristiano Fripp
Referência no handebol do Estado e do país, Cristiano Fripp se dedica ao esporte há mais de 20 anos. Na última edição do Prêmio Sabino Albertão, foi escolhido como Técnico do Ano. Realizada no final de 2023 pela Secel-MT, a premiação homenageia os destaques do esporte em Mato Grosso.
Dentre suas conquistas mais recentes como treinador está o título de campeão nos Jogos Estudantis Mato-grossenses 2024, com a seleção masculina de handebol de Sorriso. Além de técnico, Cristiano também foi o supervisor das seleções masculina e feminina de Mato Grosso, que foram vice-campeãs no Campeonato Brasileiro Cadete do handebol, realizado em junho deste ano.
A cerimônia é aguardada com ansiedade pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e pelo governador Mauro Mendes, que irão testemunhar, juntamente com os casais habilitados, o tão sonhado matrimônio por meio do Casamento Abençoado. O evento está confirmado para o dia 8 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins.
Para a primeira-dama Virginia Mendes, o momento é de expectativa.
“É um orgulho estar na 3ª edição do Casamento Abençoado. Eu e o governador estamos ansiosos para ver os casais que irão oficializar a união de alguns que já vivem juntos e de outros que planejam, mas, devido às condições financeiras, não puderam concretizar. Esta data vai marcar a vida de muitas famílias e será um dia lindo, com tudo o que ele tem direito”, disse Virginia Mendes.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
Ela também lembrou a novidade desta edição, na qual os casais habilitados concorrerão ao sorteio de cinco imóveis ofertados pelo MT Par, em parceria com a Construtora e Imobiliária Farias Ltda., Pacaembu Construtora S.A. e Construtora e Imobiliária Paiaguás.
“Já pensou, além de realizar o sonho do casamento, ser contemplado com uma casa? Agradeço ao presidente Wener Santos pelo apoio, às construtoras por essa parceria, à secretária Grasi e sua equipe na Setasc, e ao suporte da minha equipe UNAF, porque ninguém faz nada sozinho. Que Deus os abençoe”, agradeceu a primeira-dama do Estado.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
“Com certeza será um dia inesquecível. Esse projeto nasceu no meu coração, e estou muito feliz por mais uma vez realizar o Casamento Abençoado”, lembrou Virginia Mendes.