Connect with us

MATO GROSSO

Mato Grosso vai receber mais uma grande usina de etanol de milho

Publicado

em

Campeão nacional em produção de etanol de milho, Mato Grosso deve receber mais uma usina, que será instalada no município de Alto Araguaia, com investimentos que ultrapassam a casa de R$ 1,3 bilhão.

No projeto para a instalação da fábrica, a previsão é que a usina deverá produzir mais de 1 milhão de m³ de etanol de milho ao ano, além de 727 mil toneladas de farelo de milho seco.

O governador Mauro Mendes afirmou que esse novo investimento comprova que “Mato Grosso é o melhor lugar do país para se investir”.

“Nenhuma empresa faz um investimento desse tamanho em uma região que não seja próspera. E hoje a região do Araguaia, antigo Vale dos Esquecidos, é conhecida agora como Vale da Prosperidade. Com uma gestão séria e muitas obras, conseguimos fazer esse local atrativo para grandes investimentos e indústrias. Ações como essas levam desenvolvimento para as cidades, trazem empregos e melhoram a vida dos mato-grossenses”, disse ele.

Conforme o projeto da Bioverde, a usina contará com 250 funcionários na fase de operação, em tempo integral. A fábrica ficará às margens da BR-364, possuindo conexão com a ferrovia, o que vai facilitar o escoamento do farelo e do etanol.

Recordista

Mato Grosso é o maior produtor nacional de etanol de milho. O estado tem 11 indústrias que, juntas, produziram 4,43 bilhões de litros em 2023, representando 73% da produção brasileira do biocombustível desta fonte.

As indústrias estão localizadas em Nova Marilândia, Poconé, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, duas em Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Jaciara, Campos de Julio e Primavera do Leste. As informações são da União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

Há outras 9 em construção, além da planta da 3tentos, nas cidades de Sorriso, Ipiranga do Norte, Campo Novo do Parecis, Tabaporã e Vera. Também há outras plantas programadas ou projetadas para serem construídas em Porto Alegre do Norte, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Canarana.

E neste ano, pela primeira vez, o estado também alcançou a vice-liderança na produção total de etanol (cana e milho), ficando atrás apenas de São Paulo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Socialização e valorização da vida direcionam ações em Rondonópolis

Publicado

em

Por

Em Rondonópolis, município distante 218 km de Cuiabá, as ações alusivas ao Setembro Amarelo trouxeram duas temáticas: além de chamar a atenção da sociedade para a valorização da vida, os organizadores incluíram a temática da socialização dos adolescentes em conflito com a lei. A programação, que começou no dia 14 de setembro, contemplou caminhadas, trilha ecológica, limpeza do Ribeirão Arareau, visita ao abrigo de animais, entre outras ações sociais. As atividades encerram-se neste domingo (29) com a “Pedalada pela Vida”.

A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, que atua na Defesa da Infância e Juventude em Rondonópolis, explica que a programação foi pensada com o propósito de fazer com a que as pessoas se sentissem pertencentes ao mesmo universo, às mesmas intempéries e capazes de enfrentar batalhas próprias e coletivas.

“Em Rondonópolis temos uma unidade de cumprimento de Medida Socioeducativa de internação que não tem cunho punitivo e sim pedagógico. Para que a ressocialização desse jovem ocorra, a sociedade tem papel preponderante. É necessário que assumamos o compromisso de desmistificar a figura do adolescente em conflito com a lei, acolhendo-o e desenvolvendo políticas inclusivas”, destacou a promotora de Justiça.

Além do Ministério Público Estadual, também participam da iniciativa o Juízo da Vara da Infância, a Ordem dos Advogados do Brasil (Subsecção de Rondonópolis), Defensoria Pública, entre outros parceiros.

Programação – Nesta quarta-feira (25), às 13h, os adolescentes vão assistir a uma sessão da Câmara de Vereadores do município. Na quinta, às 19h, haverá a palestra “Opção pela Vida”, que acontecerá no auditório da OAB no município, com a participação de alunos das escolas do ensino médio estaduais.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora