Connect with us

MATO GROSSO

Sema solta cinco animais silvestres resgatados com ferimentos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a soltura de cinco animais, neste fim de semana, nas regiões de Nova Mutum e Sorriso. Foram devolvidos ao seu habitat natural 1 bicho-preguiça, 1 ouriço-cacheiro, 1 joão-corta-pau, 1 cutia e 1 gavião-quiriri. Todos os animais passaram por avaliação ou tratamento médico veterinário antes de serem inseridos de volta à natureza.

O bicho preguiça foi resgatado, por bombeiros militares, no município de Nova Mutum. Após avaliação médica veterinária, foi constatado que o animal silvestre apresentava desidratação e um score corporal muito baixo.

Com o tratamento, a fêmea ganhou mais de 2 quilos, passou a se alimentar sozinha e, depois de 13 dias de internação, foi solta na natureza, no mesmo local em que foi resgatada. A soltura foi realizada em mata preservada próximo ao afluente do rio dos Patos.

A médica veterinária Gabriella Iglesias, que cuidou do bicho preguiça, explica que a fêmea não tinha nenhum machucado e apenas estava muito magra e desidratada. “É um animal que não estava se alimentando e estava com a respiração um pouco carregada, então fizemos uma terapia de suporte, antibiótico e anti-inflamatório, demos uma suplementação própria para herbívoro até que ela começou a comer sozinha e ganhar peso”, disse.

“Nós temos conseguido atender muitos animais e devolver muitos deles para viver na natureza que é nosso principal objetivo. Vê-los de volta ao seu habitat natural quando tem condições de voltar a vida livre nos da uma satisfação imensa“, disse o gerente de Fauna Silvetre da Sema, Waldo Troy.

Outros animais soltos pela Sema

O ouriço-cacheiro, joão-corta-pau, gavião-quiriri e cutia estavam em tratamento em Sorriso, em uma clínica conveniada à Sema. Eles foram soltos também na região. A cutia foi resgatada na área urbana de Sorriso, pelo Corpo de Bombeiros. A avaliação constatou que o animal não apresentava alteração nos exames físicos e ela foi solta após dois dias.

O Gavião-quiriri foi entregue no Corpo de Bombeiros de Sorriso e encaminhada para avaliação clínica. No exame, foi verificado que a ave não voava e apresentava dificuldade para se alimentar por conta de lesões de mucosa oral com causa desconhecida. O animal se recuperou com 7 dias de tratamento. Os testes de voos internos indicou que estava apta para a soltura.

Outra ave ave resgatada, joão-corta-pau, foi resgatado também pelo Corpo de Bombeiros de Sorriso e entregue aos cuidados veterinários. Na avaliação clínica, foi possível constatar que não havia fraturas, porém o animal estava com dificuldade respiratória e com suspeita de intoxicação por fumaça, já que apresentava fuligem nas penas. Após ser submetido a tratamento com sessões de inalação e após 5 dias, voltou ao seu habitat natural.

O ouriço-cacheiro foi o único animal resgatado fora de Sorriso, na região de Sinop, e entregue na Diretoria de Unidade Desconcentrada de da Sema no município. No dia 20 de agosto, ele foi encaminhado pela Regional para tratamento médico. O animal apresentava grande parte da cauda em processo de necrose avançada e foi submetido a cirurgia de amputação. Após 30 dias internado, período em que recebeu as medicações e suplementações necessárias para recuperação com uma dieta rica em nutrientes que auxiliou no processo de cura, o ouriço foi devolvido à natureza.

“O resgate realizado de forma correta e com o encaminhamento breve para a avaliação clínica são medidas importantes para que os animais possam ter maiores chances de voltarem a natureza. Realizamos todos os procedimentos necessários e tratamentos para que a reabilitação aconteça em um menor tempo e que a destinação possa ser efetuada com segurança para o animal”, destacou a médica veterinária Lilian Medeiros responsável pelo tratamento dos animais em clínica conveniada à Sema em Sorriso.

Assista aos vídeos da soltura:

https://www.youtube.com/shorts/u7fqw3FArPs

https://www.youtube.com/shorts/vyNAQAp6Wfs

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci realiza Palco da Ciência em Várzea Grande até quinta-feira (26)

Publicado

em

Por

Várzea Grande recebe o Palco da Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), até quinta-feira (26.09). O evento, que começou nesta terça-feira (24.09), é gratuito, aberto ao público e está ocorrendo no no Centro de Iniciação ao Esporte Danilo Nascimento de Souza Campos.

O Palco da Ciência leva aos municípios ampla programação gratuita com palestras, workshops, espetáculos científicos, entre outras atrações educativas e culturais.

Nesta terceira edição, a iniciativa conta com a participação do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. Durante os dias do evento, das 8h às 17h, os visitantes podem conferir diversas atividades, como o Planetário Digital, e participar dos experimentos interativos do projeto.

A equipe do Programa Recytec também participa da ação com uma exposição e coleta de lixo eletrônico.

Sophia Paiva, assistente de coordenação do MT Ciências, convidou a sociedade em geral para participar. “Vamos atender o público escolar, mas toda a comunidade também está convidada. Se você tem interesse em conhecer o nosso Museu Itinerante de Ciências, nosso planetário digital, as apresentações culturais, venham aqui porque é aberto ao público todos os dias”, disse

O professor Manoel Lucas acompanhou uma das turmas que participaram do primeiro dia de atrações em Várzea Grande. Segundo ele, toda criança devia ter o privilégio de conhecer um espaço como o que foi proporcionado. “Todos da organização estão de parabéns”, destacou.

O Palco da Ciência é realizado por meio de uma parceria da Seciteci com a Assembleia Legislativa e Instituto Brasil. O projeto já passou por Rondonópolis, Cáceres e agora está em Várzea Grande. Até o final do ano, Tangará da Serra e Cuiabá também receberão o evento.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora