Connect with us

MATO GROSSO

MT é o terceiro melhor entre os Estados do país na aplicação da nova Lei de Licitações, segundo TCU

Publicado

em

Mato Grosso é o terceiro melhor colocado entre os Estados do país na aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (nº 14.133/21), segundo o relatório do Índice de Maturidade na Implementação da Lei de Licitações (IMIL), realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o TCU, Mato Grosso obteve pontuação de 0,82 pontos. Já os Estados de São Paulo e Goiás, que ocupam a segunda e primeira posição respectivamente, obtiveram 0,83 pontos. A escala de pontuação do IMIL vai de 0,0 a 1,0.

O relatório mensura e acompanha, por amostragem e utilização de indicadores, o grau de maturidade dos órgãos e entidades para a aplicação da nova Lei de Licitações.

O Governo de Mato Grosso regulamentou a nova lei em novembro de 2022, sendo, na época, o segundo Estado do país a implementar a nova legislação.

“Mato Grosso mais uma vez se destaca ao abraçar as inovações na gestão pública. A rápida adaptação às novas normas de licitação demonstra nossa capacidade de inovar e de nos adaptar às constantes mudanças do cenário legal. Essa postura proativa contribui para a modernização da administração pública e para a otimização dos processos de contratação, resultando em mais economia e eficiência”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra.

A Lei nº 14.133/21 trouxe uma série de inovações com foco na modernização, aprimoramento e sustentabilidade dos processos de licitação e contratações públicas. Foram incorporados preceitos que refletem os principais riscos e problemas identificados ao longo da vigência da legislação anterior.

As exigências de maior transparência, planejamento detalhado e o uso de plataformas digitais trouxeram mais eficiência e segurança aos processos da administração pública estadual, o que eleva a qualidade das contratações, conforme explica o secretário adjunto de Aquisições Governamentais da Seplag, Paulo Menezes.

“As adaptações a essas mudanças foram fundamentais para alcançarmos o destaque no IMIL, pois conseguimos implementar práticas modernas que fortalecem a confiança e a eficiência na gestão pública. O reconhecimento pelo TCU também serve como um estímulo para que o setor de aquisições continue buscando melhorias, implementando novas tecnologias e capacitando de forma contínua seus servidores”, afirma o secretário adjunto.

O relatório foi apreciado pelo colegiado do TCU, em sessão plenária, no dia 18 de setembro de 2024, sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler.

Gestão eficiente

De 2019 a 2024, o Governo de Mato Grosso registrou uma economia de R$ 220 milhões nas licitações realizadas. O resultado foi obtido com pesquisa de preços bem elaboradas, regras bem estabelecidas, participação efetiva dos pregoeiros nas negociações e pagamento dos fornecedores pelo Estado dentro do prazo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci abre cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio de escolas estaduais

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), abriu novas turmas para cursos técnicos que podem ser feitos ao mesmo tempo que o Ensino Médio em Várzea Grande e Sorriso. Serão ofertadas 280 vagas para estudantes de 15 a 17 anos interessados em estudar Administração, Automoção e Informática, com turmas matutinas e vespertinas nos dois municípios. Ao todo, os cursos já chegam a 17 cidades de Mato Grosso.

Em Várzea Grande, cursos técnicos nas áreas de Administração e Informática serão realizados na Escola Estadual Dunga Rodrigues. Alunos da unidade escolar terão prioridade e poderão solicitar a inscrição nos cursos no momento da rematrícula no Ensino Médio. Os demais estudantes poderão se inscrever de 19 a 22 de novembro, conforme a disponibilidade de vagas.

No caso de Sorriso, os cursos de Automoção e Informática serão realizados na na Escola Estadual Ignácio Schevinski Filhos. Os alunos que fazem o Ensino Médio na escola deverão solicitar a inscrição em um dos cursos, caso tenham interesse, no momento da rematrícula. Os demais estudantes poderão se inscrever de 19 a 22 de novembro, também conforme a disponibilidade de vagas.

Os cursos técnicos da Seciteci são gratuitos e foram definidos através de um estudo das vocações de cada região de Mato Grosso. Os alunos serão capacitados em áreas que possuem alta demanda no mercado de trabalho regional.

Os estudantes terão acesso a laboratórios, aulas práticas e visitas técnicas para praticar o conhecimento adquirido em sala de aula. Poderão qualificar-se profissionalmente já no Ensino Médio e concluir ao mesmo tempo o ensino básico com um diploma de capacitação técnica.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância dos cursos para as diferentes regiões de Mato Grosso. “É o governo do Estado investindo nos alunos e alunas da rede com uma educação profissional gratuita e de qualidade. Junto com a Secretaria de Educação, a Seciteci está pensando no seu futuro e cumprindo o compromisso de capacitar a nossa força de trabalho”.

Os pais e responsáveis que tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (65) 9980-5222.

Os cursos técnicos gratuitos são ofertados pela Seciteci em parceria com Seduc e já abrangem 17 municípios de Mato Grosso: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os cursos abrangem diversas áreas, como técnico em agroindústria, recursos humanos, edificações, agronegócios, logística, entre outros.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora