Connect with us

MATO GROSSO

Escolas terão até 16 de outubro para confirmarem dados de matrículas no sistema Educacenso

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu a plataforma do Sistema Educenso para que as escolas públicas e privadas confirmem ou retifiquem dados declarados, em maio deste ano, ao Censo Escolar 2024.

O prazo, que busca garantir que as escolas possam ajustar suas informações para refletir a realidade de seus estudantes, professores e da gestão escolar, vai até o dia 16 de outubro. O Censo Escolar é a ferramenta que permite conhecer a educação em todo o País.

O coordenador do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rodrigo Jacob, alerta que a importância da retificação e confirmação dos dados não pode ser subestimada, já que a divisão dos recursos para a educação é calculada com base no número de matrículas coletadas.

“As informações coletadas têm um caráter declaratório e devem ser registradas com precisão. Qualquer erro pode comprometer a distribuição de recursos federais, como aqueles destinados a livros didáticos, transporte e alimentação escolar”, explica Rodrigo.

Rodrigo Jacob destaca também que esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas que buscam melhorar a educação e enfatiza que é vital que as instituições apresentarem seus dados de forma exata e atualizada, uma vez que isso influenciará diretamente as verbas recebidas.

Além disso, a análise dos dados do censo impacta na autorização para a realização de cursos e a administração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dependem da coleta e análise dessas informações para que sejam elaborados programas que atendam às demandas educacionais contemporâneas.

Todas as informações contemplam as modalidades da educação básica e profissional, abordando o Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e os cursos técnicos e de qualificação profissional. Neste ano, uma novidade da pesquisa é a coleta do campo da Educação Ambiental, que reflete a crescente importância dessa temática nas práticas educacionais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

TCE-MT realiza sorteio de relatorias com transmissão ao vivo

Publicado

em

Por

Ilustração

Para dar total transparência ao sorteio das relatorias tanto para os gestores como para a sociedade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza a distribuição das unidades fiscalizadas aos conselheiros de forma presencial, na sessão ordinária desta terça-feira (24), com transmissão ao vivo pela TV Contas (canal 30.2) e pelo canal do TCE-MT no YouTube. O sorteio terá início às 14h30.

O relator é o responsável por todos os processos relativos ao fiscalizado sob sua responsabilidade em andamento no Tribunal de Contas. Ele prepara um relatório detalhado e emite seu parecer sobre as contas ou atos analisados. Seu papel é fundamental para guiar o processo de julgamento, já que ele organiza e sintetiza as informações que serão discutidas pelo colegiado. 

Neste ano, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, a distribuição dos relatores será manual e em quatro etapas, nas quais serão definidas quais unidades fiscalizadas ficarão sob responsabilidade dos conselheiros Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Valter Albano, Waldir Teis, Campos Neto e Guilherme Antonio Maluf. 

Na etapa 1, será definido o relator do Governo do Estado em 2025. Para essa etapa, foi utilizado o critério de rodízio perfeito anual, por ordem de antiguidade desde a última relatoria. A relatoria seria de Sérgio Ricardo, mas como estará na Presidência do TCE-MT em 2025, a distribuição será para José Carlos Novelli, na sequência, há mais tempo sem relatar contas do Executivo Estadual. A regra estabelece ainda que, quem relatar as contas do Governo do Estado, não poderá ser relator das contas de Cuiabá.

Na etapa 2, serão sorteados os relatores dos demais Poderes e órgãos autônomos em 2025. Essa etapa inclui a Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Justiça (TJMT), Tribunal de Contas, Procuradoria-geral de Justiça (PGJ) e Defensoria Pública do Estado (DPE-MT). 

Na terceira etapa, serão distribuídas as relatorias das secretarias de Estado, órgãos e unidades em 2025 e 2026. Já na quarta e última etapa, serão definidos os relatores dos municípios também no biênio 2025/2026. Nestas duas etapas, a novidade é o agrupamento das unidades gestoras com foco no equilíbrio orçamentário e quantitativo da distribuição.

Em cada uma das etapas, será apresentada a urna e as cápsulas de sorteio vazias. Na sequência, serão apresentadas as cédulas, que serão inseridas nas cápsulas e colocadas na urna. As regras estão previstas nos artigos 82, 83 e 85 do regimento interno do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Sessão Plenária

 Após o sorteio, o Plenário Presencial do TCE-MT analisa as contas anuais de governo referentes ao exercício de 2023 de 15 municípios. Está prevista a análise dos balanços de Novo Horizonte do Norte, Acorizal, Gaúcha do Norte, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Araguaiana, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Poconé, Nova Lacerda, Castanheira, Lambari D´Oeste, Sorriso, União do Sul e Sapezal. Clique aqui e confira a pauta na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora