No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21.09), o Governo de Mato Grosso destaca os investimentos e atendimentos prestados no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi). Todas as unidades estão localizadas em Cuiabá e geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Nos últimos cinco anos, o Ceope registrou 91.568 atendimentos, sendo 22.129 apenas no primeiro semestre de 2024. A diretora Martha Maria Pereira expressou seu orgulho pelo papel da unidade que é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência. “Atendemos pacientes de todo o Estado, com um tratamento completo e humanizado, de acordo com as necessidades de cada um, sejam elas físicas ou intelectuais”, afirma.
Recentemente, foram instaladas 78 próteses, tanto totais quanto parciais removíveis, e atualmente, a unidade conta com 11.851 pacientes cadastrados. “Neste dia 21, temos muito a comemorar. Ampliamos em 132% os atendimentos aos pacientes do interior e estamos em processo de troca dos equipamentos odontológicos, com a aquisição de dois novos aparelhos de raios X”, ressalta Martha.
O Ceope atua no diagnóstico precoce do câncer de cabeça, pescoço e boca, promovendo um atendimento inclusivo, em um ambiente moderno e adaptado. “Estamos comprometidos em garantir que os pacientes com deficiência sejam tratados com dignidade por profissionais capacitados”, enfatiza a diretora.
Já o Cridac, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, é reconhecido pelo trabalho no atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nosso compromisso é oferecer um espaço seguro e acolhedor para os pacientes, com uma sala sensorial voltada especificamente para as necessidades do autista”, explica a diretora, Suely Souza Pinto. O local está passando por reformas e adquiriu novos aparelhos, com um investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado.
A unidade atende cerca de 300 pacientes com TEA e oferece serviços multidisciplinares que representam 34% da oferta de consultas médicas. Desde 2019, o Cridac já concedeu 6.431 cadeiras de rodas e 6.125 Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM).
O CAPSi, por sua vez, oferece atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Em 2024, a unidade já realizou 6.675 atendimentos, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Com um investimento de R$ 2,5 milhões na reforma do novo prédio, a unidade implementa um atendimento multidisciplinar que inclui médicos psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas. “Desenvolvemos um projeto terapêutico singular para cada jovem e criança, visando a melhoria do sofrimento do paciente”, ressaltou o diretor da unidade, Paulo Henrique de Almeida.
A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destaca a importância desses atendimentos para a população mato-grossense. “O Ceope, o Cridac e o CAPSi são essenciais para a saúde pública do Estado, garantindo que as pessoas com deficiência recebam a atenção necessária de forma digna e respeitosa”.
“Com esses avanços, reafirmamos o compromisso da atual gestão com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos. Reconhecemos que o direito à saúde é um direito de todos”, conclui o secretário de Estado da SES, Juliano Melo.
Com 207 votos, o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa conquistou o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao Governador do Estado para escolha do novo procurador-geral de Justiça (biênio 2025/2027). Na sequência vieram o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, com 70 votos, e o procurador de Justiça José Antonio Borges Pereira, com 65 votos.
O atual corregedor-geral, João Augusto Veras Gadelha, foi reeleito ao cargo com 32 votos obtidos entre os procuradores de Justiça. Foram registrados apenas dois votos em branco.
Já o Conselho Superior do Ministério Público será composto no próximo biênio pelos seguintes procuradores de Justiça: Marcelo Ferra de Carvalho (201 votos), Paulo Roberto Jorge do Prado (167 votos), Adriano Augusto Streicher de Souza (167 votos), Luiz Eduardo Martins Jacob (157), Rosana Marra (153 votos), Antonio Sergio Cordeiro Piedade (151 votos), Flávio Cezar Fachone (136 votos), Elisamara Sigles Vodonos Portela (115 votos) e Roberto Aparecido Turin (105 votos).
Eleições – O encerramento da eleição no MPMT, previsto inicialmente quarta-feira (04), foi antecipado em razão da totalidade de votos. A comissão responsável pela eleição para procurador-geral de Justiça foi presidida pela procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, e contou também com a participação da promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha (secretária), e do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior (membro).
Já a eleição para corregedor e Conselho Superior foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, com a participação dos promotores de Justiça José Mariano de Almeida Neto e Caio Márcio Loureiro.