Connect with us

POLÍCIA

Parlamentar é preso por atuar em benefício de facção criminosa

Publicado

em

Cuiabá/MT – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação PUBBLICARE com o objetivo de combater núcleo de organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção criminosa na lavagem de dinheiro, através da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá/MT.

Aproximadamente 70 (setenta) policiais cumprem 15 (quinze) medidas cautelares, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá/MT (NIPO), sendo:

01 (um) mandado de prisão preventiva;

07 (sete) mandados de busca e apreensão;

06 (seis) veículos e de 01 (um) imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação PUBBLICARE é decorrente do desmembramento da Operação RAGNATELA, deflagrada em junho/2024, quando a FICCO/MT desarticulou um grupo criminoso que teriam adquirido uma casa noturna em Cuiabá/MT pelo valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), pago em espécie, com o lucro auferido através de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MC’s nacionalmente conhecidos, custeado pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Durante as investigações, também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows sem a documentação necessária. Identificou-se que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos, recebendo, em contrapartida,benefícios financeiros.

Aos investigados são imputados os crimes de corrupção passiva/ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, juntamente com membros da facção indiciados durante a Operação RAGNATELA.

A Operação PUBBLICARE, termo em italiano, faz alusão à atividade de agente público, que ao invés de atuar em prol da população, focava em interesses escusos de facção criminosa.

A FICCO/MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no Estado do Mato Grosso.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil prende em Sinop autor de homicídio de jovem em briga perto de tabacaria de VG

Publicado

em

Por

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (20.09), em Sinop, o autor de um homicídio ocorrido em uma tabacaria na cidade de Várzea Grande, em outubro do ano passado. Naquela ocasião, outras duas vítimas foram feridas.

W.S.V., de 26 anos, foi localizado após diligências da Delegacia de Homicídios e Proteação à Pessoa de Cuiabá. Com apoio da Divisão de Homicídios de Sinop, ele foi preso em uma quitinete, no bairro Jardim das Palmeiras.

A investigação da DHPP identificou que o autor do homicídio estava na tabacaria localizada na Cohab Canelas, na noite de 19 de outubro do ano passado, quando criminosos invadiram o local à procura dele.

Durante a confusão que se estabeceleceu no local, os criminosos tentaram atirar contra W.S.V., mas falharam. Ele reagiu e consegiu tirar a arma de um dos criminosos e disparou, atingindo Emanuel Lucas da Silva Santana, de 27 anos, que passava pelo local e não tinha envolvimento nenhum com a briga na tabacaria. Emanuel foi atingido na cabeça e outras duas pessoas, de 21 e 15 anos, ficaram feridas.

As duas vítimas feridas foram socorridas por populares ao Pronto-Socorro de Várzea Grande. Já Emanuel, foi a óbito ainda no local onde ocorreu o crime.

A investigação da DHPP identificou a pessoa que fez os disparos que mataram a vítima e atingiram os dois dois rapazes e foi representada pela prisão temporária, decretada pelo juízo da 1a Vara Criminal de Várzea Grande.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora