Connect with us

MATO GROSSO

Sicoob dá dicas para aproveitar o mês das promoções com consciência financeira

Publicado

em

TMNOTICIAS 

Há anos que a última sexta-feira de novembro representa um crescimento no consumo. Muitas pessoas, inclusive, já aguardam essa data, que este ano acontece no dia 25, para aproveitar as promoções. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, esse também é o momento ideal para dar dicas e orientações financeiras importantes que vão auxiliar a população na hora das compras. 
Segundo Eduardo, o principal pilar para um consumo consciente nesta época do ano é o planejamento. Por isso, ele ressalta a importância de não comprar produtos só pelos descontos, sem que haja uma real necessidade.

A segunda dica é realizar a pesquisa de preço. “Se você estiver na busca por um produto específico, compare os valores em todas as lojas antes de efetuar a compra. Hoje existem ferramentas que fazem esse trâmite de forma rápida e muito eficaz”, comenta o educador. “Comece a analisar o preço pelo histórico, pelo menos três meses antes da promoção. Você vai ver se está compensando ou não”, destaca.

Na sequência, ficar atento aos golpes também é muito importante. Afinal, nesta época do ano sites fakes surgem vendendo produtos com valores para além do normal. “Se você precisa de um produto e em determinado site o valor estiver muito abaixo de outros comércios, desconfie. Também há ferramentas, principalmente os sites de reclamações, em que é possível verificar a idoneidade do portal que está apresentando aquela oferta”, diz.

Estabelecer metas de gastos é uma das dicas mais importantes. “Se dentro do seu orçamento você pode arcar com determinado valor de parcela sem gerar um problema financeiro, aproveite. Caso contrário, você poderá entrar em uma dívida, visto que no mês seguinte terá novos gastos com as festas natalinas e, no início do ano, com IPTU, IPVA e outros gastos”. 

Aproveitar as ofertas do dia 25 de novembro para adiantar alguns presentes natalinos também é uma ótima opção. “Do dia da compra até o Natal, é menos de um mês. Portanto, aproveite essa data para adiantar alguns itens, se estiver dentro do seu orçamento e necessidade”. 
A última orientação é ficar de olho no valor do frete, pois nem sempre a compra pela internet sai mais barato do que a loja física. “Com isso, voltamos ao primeiro item: a pesquisa de preço. Às vezes, quando for somar tudo, o produto pode sair mais em conta na loja física”. 

Clínicas Financeiras Virtuais 

Se mesmo com as dicas você ainda sentir necessidade de obter orientações financeiras, o Sicoob indica o Clínicas Financeiras Virtuais, serviço gratuito, simples e rápido, em que qualquer pessoa pode obter orientações com especialistas do Sicoob para organizar suas finanças. Para participar, basta acessar o site, fazer o cadastro e agendar uma conversa. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Seminário em Cuiabá reúne especialistas para debater recuperação e falência empresarial

Publicado

em

Por

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro, em Cuiabá. Promovido pelo Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Escola Superior da Advocacia, o evento reunirá especialistas de renome nacional para discutir os desafios da recuperação e falência corporativa no Brasil.
 
O encontro é direcionado a advogados, juízes, promotores, contadores, administradores judiciais, leiloeiros, bem como empresários e estudantes das áreas de Direito e Administração. As inscrições são gratuitas, as vagas limitadas e haverá certificação para os participantes.
 
De acordo com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, esse é um tema necessário e urgente de ser discutido. “O seminário é um espaço adequado para que especialistas no assunto e participantes discutam os melhores métodos disponíveis que possibilitem às empresas apostarem em prevenção e até mesmo para que possam sair mais fortalecidas dessas crises que atingem o mercado como um todo. Assim, os meios judiciais, que tratam de falências e recuperações, consideradas insolvências do mundo empresarial, precisam estar atualizados, com base na legislação, para atender às demandas.”
 
Segundo o coordenador acadêmico do Ibajud, Luigi Trindade, a programação inclui temas como o tratamento da crise do produtor rural; financiamentos, DIP e Fundos de Investimentos do Agro; créditos sujeitos ou não na recuperação judicial; aspectos práticos da função do administrador judicial e jurisprudências na recuperação judicial de produtor rural.
 
O evento marcará o pré-lançamento da segunda edição do Anuário Brasileiro da Insolvência – IBAJUD 2025/2026. A obra, com dados atualizados sobre o panorama jurídico e econômico do setor, reúne análises aprofundadas dos principais agentes corporativos em reestruturações, recuperações, dívidas e falências, tornando-se ferramenta indispensável para a tomada de decisões dos profissionais que atuam no campo da insolvência.
 
Breno Miranda, advogado mato-grossense e presidente do IBAJUD, destaca a importância de um debate aprofundado e da busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios da reestruturação empresarial em Mato Grosso. “A recuperação e a falência impactam todas as camadas da sociedade. No agro, setor vital para o país, os efeitos reverberam por toda a economia, influenciando desde a indústria de insumos até o comércio e serviços. Por isso, é essencial discutir e desenvolver estratégias específicas que atendam às particularidades dos produtores rurais, ajudando a manter sua viabilidade econômica e garantindo a continuidade da produção agrícola”, desta Miranda.
 
“Vamos examinar as estratégias e medidas utilizadas para superar as dificuldades financeiras dos produtores rurais, a jurisprudência relacionada à recuperação judicial no agronegócio, além de aspectos essenciais para a reestruturação financeira no setor agrícola”, afirma Luiz Alexandre Cristaldo, diretor administrativo do Instituto.
 
A organização é conduzida por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD; Jorge Campos, diretor institucional; e dos embaixadores da entidade em Mato Grosso: Bruno Carvalho, de Cuiabá; Alex Tocantins, da região de Sinop; e Pedro Reis, de Rondonópolis. A iniciativa conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
  
  
   
O seminário – O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país.
  
Serviço – 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso
 
Data: 22/11
Horário: 8h30 às 18h30.
 
Local: Auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite – Tribunal de Justiça
Endereço: Rua C, s/n Centro Político Administrativo – Cuiabá, MT
 
Leia matéria correlata:
 
 
 Descrição das imagens: Foto 1 – peça publicitária colorida onde aparece uma ponte, ilustrando um dos pontos turísticos de Cuiabá. Na lateral superior esquerda, os logos do Ibajud, Poder Judiciário, Escola dos Servidores e OAB. À direita, informação sobre data (22 de novembro) e horário (8h30 às 18h30). Na parte inferior direita, o nome do seminário e o local de realização (TJMT-Cuiabá). 
 
Lauri Peireira 
Assessor de Imprensa 
Instituto Brasileiro da Insolvência 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora