Connect with us

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos do programa Bioeconomia

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu inscrições para novos cursos de qualificação profissional ofertados em seis cidades de Mato Grosso pelo Programa Bioeconomia. Ao todo, são 475 vagas para Apiacás, Alta Floresta, Carlinda, Colniza, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento.

Estão abertas inscrições para os cursos de operador de processamento de frutas e hortaliças, agricultor agroflorestal, condutor de turismo de conservação ambiental local, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária, produtor de produtos apícolas, forragicultor, operador de beneficiamento de pescado, operador de beneficiamento de café, agricultor orgânico, criador de peixes em tanques escavados e fruticultor.

As qualificações serão oferecidas nos seis municípios pelas escolas técnicas estaduais de Alta Floresta, Diamantino e Poxoréu e ocorrerão de forma presencial e gratuita. Para se inscrever, os requisitos são idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

Para os cursos a serem realizados em Barão de Melgaço, as pré-matrículas serão realizadas exclusivamente via formulário de inscrição (acesse aqui) até o dia 12/09/24, conforme edital (acesse aqui). As matrículas ocorrem entre os dias 16/09/2024 e 20/09/24 na Secretaria Municipal de Educação.

Para as cidades de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda e Colniza, o aluno deve preencher formulário de inscrição (acesse aqui). Em Nossa Senhora do Livramento, as matrículas já estão sendo feitas presencialmente e por ordem de chegada em locais definidos no edital (acesse aqui) até o dia 26/09/24.

Programa Bioeconomia

A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.

*Supervisão: Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora