A Comissão Permanente de Heteroidentificação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, presidida pelo desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, realizou na última terça-feira (10/09) a sessão de averiguação telepresencial, por meio de videoconferência, com os candidatos inscritos para a 2ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam 2024), que se autodeclararam negros, ou seja, pretos e pardos cujos documentos não foram inicialmente homologados.
A lista com os nomes dos candidatos aprovados, inabilitados e desclassificados foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) n.º 11784 de 10/09/2024. Conforme a sessão de averiguação realizada pelos membros da Comissão Permanente de Heteroidentificação, 17 candidatos foram considerados habilitados, 33 inabilitados e 09 desclassificados por ausência na sessão telepresencial.
Os candidatos que foram considerados inabilitados e desclassificados pela decisão podem interpor recurso a partir do dia 12 ao dia 16 de setembro. O requerimento deve ser encaminhado para o e-mail heteroidentificacao@tjmt.jus.br. A comissão ressalta que os recursos que não forem enviados para o e-mail descrito anteriormente e dentro do prazo estipulado não serão aceitos.
Dúvidas ou qualquer outra orientação podem ser solicitadas pelo e-mail comissaoheteroidentificacao@tjmt.jus.br.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.