Os sócios pioneiros do Grupo R2 , Ricardo Emediato, Bruno Sartório, Rafael Damas e Eduardo Azambuja, foram homenageados, na noite desta quarta-feira (11), pela Câmara Legislativa ( CLDF ), com os títulos de Cidadão Honorário e também Benemérito de Brasília.
A honraria, concedida no auditório da Casa, contou com a presença do presidente da Câmara, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), autor do requerimento da homenagem. Os títulos foram aprovados por unanimidade pelos deputados distritais.
Um dos destaques é o Na Praia Festival , em sua 8ª edição, que movimenta a capital federal por três meses e atrai mais de 350 mil visitantes por ano, número que se compara com os grandes eventos do Brasil. O evento, além de ser reconhecido como o maior doador de alimentos do Brasil, também é certificado como o maior festival lixo zero do mundo e que integra o calendário oficial do Distrito Federal.
Dos quatro empresários, apenas Eduardo Azambuja é nascido fora da capital federal e, portanto, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. Os demais foram reconhecidos com a comenda que é dada aos filhos de Brasília, a maior do DF.
“Eu poderia tentar começar a falar sobre o nosso propósito, que é transformar o mundo em um lugar mais divertido. Mas quero falar do poder do entretenimento, que tem poder transformador da sociedade. O entretinimento não é apenas uma fonte de diversão, é uma força poderosa que molda, educa e inspira a sociedade a ser mais aberta, inclusiva e consciente. Fica aqui o nosso agradecimento a esse reconhecimento público, que nos engrandece, mas principalmente reconhece o nosso público presente em todos os nossos eventos durante esses 20 anos de empresa”, disse, emocionado, Bruno Sartório.
Da mesma forma, o também homenageado Eduardo Azambuja, nascido no Rio de Janeiro, e responsável pela sustentabilidade dos eventos da R2.
“Não preparei um discurso, mas me sinto muito honrado por receber essa homenagem. Do meu ponto de vista, o entretenimento tem um poder transformador, a gente vai produzir cultura e shows. Mas Promover o maior evento lixo zero do mundo”. O empresário lembrou que a sustentabilidade chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma parceria inédita com o festival.
Rafael Damas, que com Rick Emediato criou o grupo R2, também fez questão de falar sobre o apoio familiar para que pudesse estar entre alguns dos grupos empresariais mais relevantes do DF.
“É uma honra receber um título como esse, né? Tá vendo aí, pai? Eu te falei que ia dar certo. Quem diria, hein, Cidadão Benemérito de Brasília? Inacreditável. Mas nada disso seria possível se não fosse a nossa equipe. Todos se dedicaram milhões de horas, noites incansáveis. É muito prazeroso, porém é muito árduo esse nosso trabalho. Quando a gente vê que são dias e noites sem ver a família, finais de semanas, muitas viagens que a gente não consegue fazer e que gostaria… Passar tempo junto, mas não é fácil. O prazer de conseguir ver isso acontecer, esse título é só uma representação do que eu acho do que a gente pode, realmente, esse efeito da mudança que a gente consegue fazer junto com o entretenimento”, disse,
Por fim, Rick Emediato lembrou do apoio da família para empreender, mas destacou a sintonia entre os sócios para que os eventos realmente chegassem ao local de respeito e credibilidade onde estão hoje em Brasília.
“Estar aqui, hoje, representa muito pra gente que, desde o início, começou vendendo convite para a Micarecandanga, para o [Marcelo Piano], para todo mundo que já estava nessa caminhada. Obrigado, também, por terem trilhado esse caminho para a gente. Eu acho que esse título é de todos nós do entretenimento, que estamos aqui há 20 anos, batalhando por um reconhecimento que é super genuíno. Acho que a gente, que realmente ama a cidade, ama o que faz, a gente cria projetos para a nossa população, para gerar diversão para os outros”, afirmou em agradecimento aos familiares e ao filho presente.
Entretenimento
Fundado em 2005 e com raízes na capital federal, o Grupo R2 tem se destacado no setor de entretenimento, criando e produzindo eventos que impactam mais de 2 milhões de pessoas anualmente.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, autor da homenagem, reconheceu que também é frequentador dos eventos produzidos pelos empresários da capital.
“É motivo de orgulho falar que tenho a alegria de ter vocês conduzindo uma área tão importante, uma área fundamental e que traz alegria, que traz desenvolvimento para a nossa cidade. Vocês são incentivos, vocês são estímulos para o futuro desta capital, Brasília tem vocação para isso. Mais uma vez, fico feliz por ter escolhido pessoas tão importantes para essa homenagem”, destacou.
Presente no início da solenidade, a deputada Doutora Jane também reconheceu o trabalho relevante do grupo para projetar Brasília em outros cenários de entretenimento.
“Vocês todos são exitosos, com o Na Praia, que coloca Brasília no cenário nacional. Isso é muito importante, isso é mérito. São homens forjados no trabalho, na competência e que merecem a visibilidade desta Casa”, disse a deputada Doutora Jane (MDB).
Operações
Outro empreendimento de sucesso da R2 é o Mané Mercado , um espaço gastronômico que reúne mais de 14 restaurantes. Além disso, o grupo promove eventos como o Carnaval do Mané e o Festival Meskla, consolidando-se como um dos maiores nomes no ramo de entretenimento da região. Além disso, o grupo opera do Esfera, grande complexo de empreendedorismo criado dentro da Arena BRB Mané Garrincha para atrair empresas promissoras e que acreditam na capital.
Os sócios também são responsáveis por diversas parcerias com artistas renomados do Brasil, como o Festival Surreal com a dupla Henrique & Juliano, Único de Jorge & Mateus, e Churrasquinho, do Menos é Mais.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, também esteve presente na solenidade para homenagear os empreendedores, agora reconhecidos com a maior comenda do Legislativo local.
“Muita admiração pelo trabalho de vocês, e eu acho que a maneira de eu estar aqui, como secretário de Turismo, primeiro pelo respeito pela R2, pelo que o Na Praia se transformou. O Na Praia hoje virou um negócio transcendental, cruzando idades e gerações. É um evento de Brasília e que incorporou nossa capital”, disse.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.