A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) realiza, a partir desta quarta-feira (11.09), a 3ª edição da Virada Científica, que desta vez ocorre em Rondonópolis.
O evento será realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Major Otávio Pitaluga de quarta até sexta-feira (13.09). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos clicando aqui.
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentável (I-Geos). O objetivo é popularizar a ciência no Estado.
A programação conta com exposições científicas, apresentações culturais e oficinas e ficará aberta ao público das 8h00 às 11h30, das 13h30 às 17h00 e das 19h00 às 21h00.
Instituições parceiras participam do evento como expositores, como Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Museu Dom Aquino, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Além de marcar presença com a carreta que leva mais de 30 experimentos científicos e o Planetário Digital, o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) promoverá oficinas de robótica criativa e foguete de garrafa pet. O Programa Recytec também participa do evento com uma exposição e coleta de lixo eletrônico.
Sophia Paiva, assistente de coordenação do MT Ciências, ressalta a importância de eventos como a Virada Científica. “Estas iniciativas promovem aproximação da sociedade com os saberes científicos, tendo um papel importante em tornar a ciência acessível e interessante. Eles possibilitam que o público amplie sua própria visão de mundo, influenciando na carreira e no futuro dos alunos que visitam o evento”, afirma Sophia.
Essa será a 3ª edição da Virada Científica. As duas primeiras ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande.
O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em 43 km da MT-388, que ligará o município de Cáceres a Porto Esperidião. O investimento total na obra é de R$ 73,2 milhões.
A autorização foi dada nesta terça-feira (26.11), em reunião do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta com o deputado estadual Valmir Moretto, e com produtores e líderes políticos da região Oeste, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Durante a reunião, o governador Mauro Mendes enfatizou a importância da obra para a localidade.
“Essa é mais uma obra fundamental para a infraestrutura do Estado, um importante corredor logístico que vai facilitar a vida de todos. Isso demonstra o nosso compromisso em levar mais segurança e progresso a todos que transitam por essa importante região”, afirmou.
O vice-governador Otaviano Pivetta também ressaltou que a gestão está entregando mais de 4.000 quilômetros de asfalto novo até o final do ano, com previsão de chegar a 6.000 km até o final de 2026.
“Desde 2019, temos trabalhado intensamente para recuperar o nosso estado, que enfrentava um cenário muito triste de dívidas. Graças a um esforço coletivo, conseguimos colocar em ordem a gestão fiscal de Mato Grosso e avançar em diversas obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais”, explicou.
O deputado Valmir Moretto, que representa a região na Assembleia Legislativa, comemorou a autorização para a obra.
“O governador Mauro Mendes é um grande parceiro da nossa região. Ele tem sido fundamental para o avanço do nosso estado e para realizar grandes obras que são históricas e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a obra, aguardada há mais de 40 anos, vai impulsionar o desenvolvimento do município. Ela ainda citou outras importantes obras destravadas pelo Governo do Estado junto ao município.
“Esta região, vital para o escoamento da produção agrícola, incluindo grãos e a agricultura familiar, será ainda mais fortalecida. Graças ao governador Mauro Mendes, a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres e as obras no nosso aeroporto trarão benefícios para todos”, disse ela.
Segundo Jadilson Alves, prefeito de Curvelândia, o asfalto novo mostra o compromisso do estado em ajudar os municípios a prosperarem.
“O notável progresso do nosso estado, confirmado por esta e outras obras, nos coloca em posição de destaque no país. Um avanço tão rápido que, às vezes, parece inacreditável. Agradecemos ao governador pelo apoio e por mais essa conquista”, disse o prefeito.
Também participaram da reunião: os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), a prefeita de Glória d’Oeste, Gheysa Borgato, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva, o prefeito eleito de Porto Esperidião, Odirlei Faria e outras lideranças da região.