Dividida em duas cerimônias , a primeira parte do Emmy Awards 2024 foi realizada nesse domingo (8), chamada de Creative Arts Emmy, para anunciar os vencedores dos prêmios técnicos. Os holofotes da noite se voltaram para a série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão , que levou 14 prêmios, quase todos em que foi indicado.
A produção da NBC, exibida no Brasil pelo Disney+, recebeu o prêmio de melhor ator convidado em série dramática para Nestor Carbonell, além de prêmios para cinematografia, figurino, penteado, maquiagem, edição de imagem, design de produção, performance de dublês e efeitos visuais, entre outros.
Já a série de comédia The Bear, disponível também do Disney+, levou sete prêmios, entre eles o de melhor atriz convidada em série de comédia para Jamie Lee Curtis — o primeiro da carreira da artista —, o de melhor ator convidado em série de comédia para Jon Bernthal, além de elenco, cinematografia, edição de imagem, edição de som e mixagem de som.
Os vencedores das principais categorias do Emmy 2024 serão revelados na cerimônia do próximo domingo (15). Xógum lidera o número de indicações com 25. Logo em seguida está The Bear , com 23, e Only Murders in the Building , com 21 nomeações. A cerimônia será apresentada por Eugene e Dan Levy, de “Schitt’s Creek”, e será transmitida no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, com início às 20h15.
Confira alguns dos vencedores do Emmy até agora:
Melhor Filme para Televisão Quiz Lady
Melhor Ator Convidado em Série de Drama Nestor Carbonell – Shogun
Melhor Atriz Convidada em Série de Drama Michaela Coel – Mr. & Mrs. Smith
Melhor Coreografia para Programação Roteirizada The Idol
Melhor Elenco para Série de Drama Shogun
Melhor Elenco para Série Limitada ou Antologia ou Filme Baby Reindeer
Melhor Elenco para Série de Comédia The Bear
Melhor Figurino de Época para uma Série Shogun
Melhor Figurino de Fantasia/Ficção Científica Ahsoka
Melhor Figurino Contemporâneo The Crown
Melhor Maquiagem Contemporânea (Não Prostética) The Morning Show
Melhor Penteado Contemporâneo The Morning Show
Melhor Coordenação de Dublês para Série de Drama, Série Limitada ou Antologia ou Filme Mr. & Mrs. Smith
Melhor Composição Musical para uma Série (Trilha Dramática Original) Only Murders in the Building
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.