Connect with us

MUNDO

Supertufão Yagi causa devastação no Vietnã e outros países asiáticos

Publicado

em

Ventos no Vietnã provocados pelo Supertufão Yagi
Reprodução

Ventos no Vietnã provocados pelo Supertufão Yagi

O supertufão Yagi provocou destruição no Vietnã, incluindo edifícios arruinados, barcos afundados e deslizamentos de terra, elevando o número de mortos no país para nove neste domingo (8).

O tufão, que devastou várias regiões da China e das Filipinas esta semana é o mais poderoso a se formar na Ásia até o momento neste ano. Neste domingo, Yagi perdeu força e foi rebaixado à condição de tempestade tropical.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Antes de atingir o Vietnã, o tufão Yagi havia atravessado o sul da China e as Filipinas, resultando na morte de pelo menos 24 pessoas e ferindo dezenas.

Quatro pessoas da mesma família perderam a vida em um deslizamento de terra na província de Hoa Binh, no norte do Vietnã, durante a madrugada. O deslizamento ocorreu após várias horas de chuvas intensas causadas pelo tufão, que desabaram sobre a casa da família. Enquanto o proprietário da casa, de 51 anos, conseguiu escapar, a esposa, a filha e dois netos foram soterrados e encontrados mortos posteriormente.

No sábado (7), o tufão causou a morte de quatro pessoas devido ao desabamento de telhados, conforme relatado pelas autoridades de gestão de desastres. Além disso, um homem morreu na sexta-feira na província de Hai Duong quando uma árvore caiu em função dos ventos fortes.

O tufão Yagi atingiu a costa norte do Vietnã no sábado (7), trazendo ventos que superavam 149 km/h. Vários bairros da cidade portuária de Haiphong estão inundados, com interrupções no fornecimento de eletricidade e danos significativos a linhas e postes.

Na Baía de Ha Long, Patrimônio Mundial da Unesco, famosa por suas ilhas de rochedos e destino turístico internacional, pelo menos 23 barcos foram gravemente danificados ou afundaram na ilha de Tuan Chau, conforme relatado por moradores.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora