Connect with us

MATO GROSSO

Grupo de Monitoramento do Judiciário promove evento sobre leitura no sistema prisional

Publicado

em

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) promove nessa quinta e sexta-feira (5 e 6 de setembro) a capacitação “Práticas de Leitura no Sistema Prisional e Remição de Pena”, realizada de forma on-line. 
 
Na tarde deste primeiro dia (5 de setembro), professoras falaram sobre experiências de projetos desenvolvidos em unidades penitenciárias de Mato Grosso. 
 
A professora Ana Maria Marques, do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, integrante da Comissão de Validação de Remição pela Leitura na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, falou sobre a importância da leitura na formação e transformação do indivíduo e estratégias utilizadas para o incentivo da leitura, como clube de leitura, discussões temáticas e leituras curtas.
  
A professora Vandilma Maria Teofilo, coordenadora do setor educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e atuante na Cadeia Pública de Mirassol D’Oeste, contou suas experiências e falou da profundidade dos livros trabalhados com os reeducandos, o gosto pela leitura compartilhado com os alunos e o impacto que ela consegue obter na vida deles.  
 
Kariny Lisboa, estudante de pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), falou sobre o projeto Tertúria Literária, de extensão de aprendizagem dialógica, realizado na Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis. “Não tem como falar de educação sem transformação, então na primeira vez que falamos com eles, falamos sobre transformar a perspectiva de vida deles”, destacou Kariny. 
 
Para finalizar, a professora Arlene Ferreira Zeferini, pedagoga do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, apresentou o projeto “Literaliberdade”, realizado desde 2021 na unidade penitenciária. Ela falou, dentre outros assuntos, sobre plágio, que é um problema encontrado pelas comissões avaliadoras, buscando soluções até por meio de relatos orais. 
 
“Foi um encontro leve, bem proveitoso, parabéns a todos os expositores”, afirmou o juiz Bruno D’Oliveira Marques, integrante do GMF. O gestor Lusanil Cruz e a servidora Maria Fernanda Daltro, do GMF, conduziram a reunião.
 
Participaram mais de 160 pessoas de todo o Estado.  
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora