Connect with us

MATO GROSSO

PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em zona rural

Publicado

em

Policiais militares do 23º Batalhão prenderam, nesta terça-feira (02.09), um homem, de 44 anos, por porte ilegal de arma de fogo, em Canabrava do Norte (a 1.037 km de Cuiabá). Ele estava com duas espingardas e diversas munições sem registro.

As equipes receberam informações de que era frequente ouvir diversos disparos de armas de fogo em uma propriedade rural, em um lugar conhecido como Setor PA, na zona rural do município.

Após a denúncia, os militares se deslocaram para o endereço informado e se depararam com dois homens, que alegaram estar ali há pouco tempo e que o responsável pela casa logo retornava.

Em determinado momento, o dono da residência chegou ao local e, questionado sobre a denúncia, autorizou os policiais militares a realizarem buscas no imóvel.

Em um dos cômodos, as equipes encontraram uma espingarda calibre 22 e uma espingarda calibre 36. Além das armas, foram apreendidos 21 munições calibre .22 deflagrados, 42 cartuchos calibre .36 também deflagrados, um cartucho calibre 36 intacto, 95 espoletas calibre 36 e uma pequena quantidade de pólvora.

À PM, o suspeito alegou ser responsável por apenas uma das armas. O homem e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Desembargadora Helena Ramos palestra na abertura de Semana Jurídica em Barra do Bugres

Publicado

em

Por

Na noite dessa segunda-feira (21 de outubro), a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), fez a palestra magna de abertura da 10ª edição da “Semana Jurídica – Semajur Solidária”, promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Barra do Bugres. Na oportunidade, a magistrada abordou o tema “Contrato de Arrendamento Rural”.
 
Na abertura do evento, que prossegue até sexta-feira (25 de outubro), a magistrada ressaltou aos acadêmicos a importância de eles serem os protagonistas de suas próprias vidas e de correrem atrás de seus sonhos, com determinação e força de vontade. Helena Ramos relembrou a própria trajetória profissional, pautada em muito estudo, que culminou na aprovação no primeiro vestibular para Direito que prestou e também no primeiro concurso da magistratura de que participou.
 
“Eu tenho orgulho, porque tudo o que eu tenho, eu adquiri graças ao meu esforço, da minha família, do meu marido e meus filhos. O que eu ganhei dos meus pais foi o estudo. Nada é fácil, nada é rápido, e nada é na hora que você quer, é na hora que Deus quer”, aconselhou aos jovens presentes.
 
Helena Ramos assinalou ainda que, antes de ser desembargadora, ela também é professora. Por isso, enfatizou a necessidade da atualização constante. “O direito é muito importante, a gente precisa estar sempre estudando, renovando e atualizando. A cada ano nós temos novas turmas em universidades, e aqui é na Unemat é muito importante que a instituição divulgue o trabalho jurídico do próprio Estado”, pontuou. Segundo ela, em Mato Grosso é ainda mais relevante a necessidade de os acadêmicos gostarem de Direito Agrário, em razão da importância do agronegócio para o Estado. “É uma matéria que precisa ser aprendida. Nós precisamos incentivar os alunos a buscar os estudos científicos nesse sentido.”
 
Sobre a vinda de uma representante da Esmagis a uma unidade de ensino no interior, a diretora ressaltou que a Escola tem a função primordial de capacitar os magistrados, seja em início de carreira como também de forma continuada. “É muito bom a gente vir nos campus universitários e promover novos meios de estudo dessa maneira. Então, a Esmagis está exercendo esse papel, porque aqui, além dos estudantes, nós temos vários magistrados que estão integrados aqui, que também fazem parte da Escola. Então, é o Poder Judiciário exercendo democracia, cidadania.”
 
Presente ao evento, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Cardoso, também enfatizou que trabalhou como professora de Direito por 10 anos. “Toda vez que eu tenho a oportunidade de estar com os acadêmicos, de estar com os alunos, eu faço questão”, assinalou. Ela destacou ainda a importância da realização de eventos jurídicos como a Semajur, que proporcionam qualificação dos acadêmicos, e do amplo leque de opções de carreira que o curso de Direito proporciona. “O curso de Direito permite aos bacharéis inúmeras oportunidades, inclusive o exercício da advocacia, a advocacia pública, a advocacia privada, as demais carreiras jurídicas, magistratura, Ministério Público, as carreiras na área de segurança, que também exigem muitas vezes o curso superior de Direito”, enumerou.
 
Já o professor Dilma Simões Franco Neto, coordenador do curso de Direito da Unemat de Barra do Bugres, expressou o desejo de que os acadêmicos aproveitem as oportunidades ofertadas durante a Semajur.
 
Na noite de abertura da Semajur, foram doadas mudas de plantas frutíferas e nativas para os participantes do evento, viabilizadas por meio do projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam). Foram entregues mudas de jatobá, ingá, araçá, ipê roxo, ipê amarelo, gonçaleiro, angico, mirtácea e murta.
 
Do Poder Judiciário de Mato Grosso, também participam da Semana Jurídica os juízes Sílvio Mendonça Ribeiro Filho (responsável pelo minicurso sobre Tutela de Urgência, ofertado ontem); Arom Olímpio Pereira (responsável pelo minicurso sobre Audiência de Instrução e Julgamento, no dia 23/10, às 8h); Cássio Leite de Barros Netto (juiz responsável pela palestra “Os Precedentes e a Decisão Judicial, no dia 24/10, às 19h30); e juíza Suelen Barizon Hartmann (responsável pelo minicurso sobre Como se Preparar para Concurso Público, no dia 25/10, às 15h).
 
Palestrante – Helena Ramos é graduada em Direito pela UFMT, magistrada desde 1989 e desembargadora desde dezembro de 2016. Atualmente, compõe a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo. Possui especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi professora de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Agrário e já publicou 13 artigos e dois livros: “100 anos da Família Bezerra em Mato Grosso” e “Contrato de Arrendamento Rural: Teoria e Prática”.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Fotografia colorida de um auditório onde aparecem, ao lado esquerdo, a plateia sentada e, à direita, o palco onde a desembargadora Helena está em pé, ao fundo, segurando um microfone. Imagem 2: fotografia colorida da desembargadora Helena Ramos em pé, segurando um microfone. Ela é uma mulher branca, de cabelos médios escuros, que veste um vestido preto com estampas brancas. Imagem 3: fotografia colorida da advogada Gisela Cardoso ao microfone. Ela é uma mulher branca, de cabelos castanhos compridos, que veste uma blusa azul e calça bege. Imagem 4: fotografia colorida do professor Dimas ao microfone. Ele é um homem branco, de cabelos pretos bem curtos, que veste camisa branca e terno escuro. 
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora