Connect with us

MATO GROSSO

MPMT retoma projeto na próxima semana em shopping de Cuiabá

Publicado

em

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso retomará na próxima segunda-feira (02) o projeto Diálogos com a Sociedade no Shopping Estação. Durante 10 dias, de segunda a sexta-feira, serão realizados podcasts e entrevistas no estúdio “bolha”, que ficará localizado em ponto estratégico do shopping. A programação começa às 17h, com a realização do podcast “Vozes do MPMT” com os parceiros da iniciativa. E, na sequência, às 19h, ocorrerão rodadas de entrevistas, que serão transmitidas ao vivo no Portal Primeira Página, da Rede Mato-grossense de Televisão.

De acordo com a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, a ação será semelhante à que foi desenvolvida no mês de março com a campanha “Juntos por Elas”. “Desta vez, as discussões serão ampliadas e contemplarão temas como feminicídio, autismo, abuso sexual contra crianças e adolescentes, assédio nos estádios de futebol, violência contra idosos e protocolo não é não, saúde mental, entre outros”, destacou a subprocuradora-geral.

Segundo ela, o projeto foi viabilizado por meio de parcerias com a iniciativa privada e contará com a participação de profissionais com vasta experiência na área. Na abertura, por exemplo, o procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior e a senadora Margareth Buzetti vão abordar os desafios para redução do feminicídio em Mato Grosso.

Estão previstas ainda discussões sobre a ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, o cuidado a usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Mato Grosso, queimadas no Pantanal, violência no trânsito, entre outros assuntos.

Durante a ação, 11 empresas parceiras do projeto vão participar do Podcast “Vozes do MPMT”, apresentando iniciativas na área socioambiental, com transmissão ao vivo no canal do MPMT no Youtube. Participam do projeto as seguintes empresas e entidades: Ginco, Brasido, Energisa, Todimo, Aster Máquinas, Amaggi, Ditado Popular, Bodytech Shopping Goiabeiras, Aprosoja, Ampa e Shopping Estação.

O gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, destacou que “receber um projeto como este é de extrema importância, pois reforça o nosso compromisso com a comunidade em que estamos inseridos e é uma oportunidade de conscientizar a população sobre questões importantes”. Ressaltou que o shopping é um ponto de encontro, lazer e compras que também deve ser visto como um local que promove segurança, cidadania e responsabilidade social.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Procon-MT orienta sobre normas para venda e utilização de fogos de artifício

Publicado

em

Por

Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.

Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.

De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.

“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.

Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.

Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.

O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.

“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.

Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.

Dúvidas e reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora